Estilos de aprendizagem : vale a pena investir?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canto Filho, Alberto Bastos do
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Müller, Thaísa Jacintho, Lima, Jose Valdeni de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/127040
Resumo: A contribuição deste artigo é uma análise quantitativa comparando estilos de aprendizagem de estudantes de engenharia, na qual constatou-se que não há diferenças entre o estilo dos estudantes que persistem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I e o estilo dos que desistem. Para a realização da pesquisa, foram analisados, em momentos distintos do semestre letivo, os perfis dos estudantes que estavam cursando a disciplina. Os estudantes que evadiram não participaram da segunda avaliação, o que permitiu a comparação do seu perfil inicial com o perfil dos que persistiram.
id UFRGS-2_d670ad84eeaa6db7ff58318722512018
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127040
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Canto Filho, Alberto Bastos doMüller, Thaísa JacinthoLima, Jose Valdeni de2015-09-23T01:58:40Z20151679-1916http://hdl.handle.net/10183/127040000971683A contribuição deste artigo é uma análise quantitativa comparando estilos de aprendizagem de estudantes de engenharia, na qual constatou-se que não há diferenças entre o estilo dos estudantes que persistem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I e o estilo dos que desistem. Para a realização da pesquisa, foram analisados, em momentos distintos do semestre letivo, os perfis dos estudantes que estavam cursando a disciplina. Os estudantes que evadiram não participaram da segunda avaliação, o que permitiu a comparação do seu perfil inicial com o perfil dos que persistiram.This paper presents a quantitative analysis comparing the learning styles of engineering students. It was found that there are no differences between the styles of students who persist in the discipline of Differential and Integral Calculus I and the style of those who quit. To conduct the research, the profiles of the students were analyzed at different times of the semester. Students who quit did not participate in the second evaluation, what allowed the comparison of their initial profile with the profile of the students who persisted.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 1 (jul. 2015), p. 1-10EngenhariaAprendizagemAnálise quantitativaLearning styleDrop outEngineeringEstilos de aprendizagem : vale a pena investir?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971683.pdf000971683.pdfTexto completoapplication/pdf651437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127040/1/000971683.pdfb8f2eb73ff6e399d1a18b02f78968e58MD51TEXT000971683.pdf.txt000971683.pdf.txtExtracted Texttext/plain22811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127040/2/000971683.pdf.txtfd0dd2b74002d8ee88cc39c363a96171MD52THUMBNAIL000971683.pdf.jpg000971683.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127040/3/000971683.pdf.jpg5f5b7888914a6b8a4582c66777b1d55cMD5310183/1270402018-10-23 09:29:27.033oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127040Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:29:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estilos de aprendizagem : vale a pena investir?
title Estilos de aprendizagem : vale a pena investir?
spellingShingle Estilos de aprendizagem : vale a pena investir?
Canto Filho, Alberto Bastos do
Engenharia
Aprendizagem
Análise quantitativa
Learning style
Drop out
Engineering
title_short Estilos de aprendizagem : vale a pena investir?
title_full Estilos de aprendizagem : vale a pena investir?
title_fullStr Estilos de aprendizagem : vale a pena investir?
title_full_unstemmed Estilos de aprendizagem : vale a pena investir?
title_sort Estilos de aprendizagem : vale a pena investir?
author Canto Filho, Alberto Bastos do
author_facet Canto Filho, Alberto Bastos do
Müller, Thaísa Jacintho
Lima, Jose Valdeni de
author_role author
author2 Müller, Thaísa Jacintho
Lima, Jose Valdeni de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canto Filho, Alberto Bastos do
Müller, Thaísa Jacintho
Lima, Jose Valdeni de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia
Aprendizagem
Análise quantitativa
topic Engenharia
Aprendizagem
Análise quantitativa
Learning style
Drop out
Engineering
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning style
Drop out
Engineering
description A contribuição deste artigo é uma análise quantitativa comparando estilos de aprendizagem de estudantes de engenharia, na qual constatou-se que não há diferenças entre o estilo dos estudantes que persistem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I e o estilo dos que desistem. Para a realização da pesquisa, foram analisados, em momentos distintos do semestre letivo, os perfis dos estudantes que estavam cursando a disciplina. Os estudantes que evadiram não participaram da segunda avaliação, o que permitiu a comparação do seu perfil inicial com o perfil dos que persistiram.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-23T01:58:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/127040
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000971683
identifier_str_mv 1679-1916
000971683
url http://hdl.handle.net/10183/127040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 1 (jul. 2015), p. 1-10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127040/1/000971683.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127040/2/000971683.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127040/3/000971683.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b8f2eb73ff6e399d1a18b02f78968e58
fd0dd2b74002d8ee88cc39c363a96171
5f5b7888914a6b8a4582c66777b1d55c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224886575693824