Estilos de aprendizagem : vale a pena investir?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/127040 |
Resumo: | A contribuição deste artigo é uma análise quantitativa comparando estilos de aprendizagem de estudantes de engenharia, na qual constatou-se que não há diferenças entre o estilo dos estudantes que persistem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I e o estilo dos que desistem. Para a realização da pesquisa, foram analisados, em momentos distintos do semestre letivo, os perfis dos estudantes que estavam cursando a disciplina. Os estudantes que evadiram não participaram da segunda avaliação, o que permitiu a comparação do seu perfil inicial com o perfil dos que persistiram. |
id |
UFRGS-2_d670ad84eeaa6db7ff58318722512018 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127040 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Canto Filho, Alberto Bastos doMüller, Thaísa JacinthoLima, Jose Valdeni de2015-09-23T01:58:40Z20151679-1916http://hdl.handle.net/10183/127040000971683A contribuição deste artigo é uma análise quantitativa comparando estilos de aprendizagem de estudantes de engenharia, na qual constatou-se que não há diferenças entre o estilo dos estudantes que persistem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I e o estilo dos que desistem. Para a realização da pesquisa, foram analisados, em momentos distintos do semestre letivo, os perfis dos estudantes que estavam cursando a disciplina. Os estudantes que evadiram não participaram da segunda avaliação, o que permitiu a comparação do seu perfil inicial com o perfil dos que persistiram.This paper presents a quantitative analysis comparing the learning styles of engineering students. It was found that there are no differences between the styles of students who persist in the discipline of Differential and Integral Calculus I and the style of those who quit. To conduct the research, the profiles of the students were analyzed at different times of the semester. Students who quit did not participate in the second evaluation, what allowed the comparison of their initial profile with the profile of the students who persisted.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 1 (jul. 2015), p. 1-10EngenhariaAprendizagemAnálise quantitativaLearning styleDrop outEngineeringEstilos de aprendizagem : vale a pena investir?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971683.pdf000971683.pdfTexto completoapplication/pdf651437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127040/1/000971683.pdfb8f2eb73ff6e399d1a18b02f78968e58MD51TEXT000971683.pdf.txt000971683.pdf.txtExtracted Texttext/plain22811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127040/2/000971683.pdf.txtfd0dd2b74002d8ee88cc39c363a96171MD52THUMBNAIL000971683.pdf.jpg000971683.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127040/3/000971683.pdf.jpg5f5b7888914a6b8a4582c66777b1d55cMD5310183/1270402018-10-23 09:29:27.033oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127040Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:29:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estilos de aprendizagem : vale a pena investir? |
title |
Estilos de aprendizagem : vale a pena investir? |
spellingShingle |
Estilos de aprendizagem : vale a pena investir? Canto Filho, Alberto Bastos do Engenharia Aprendizagem Análise quantitativa Learning style Drop out Engineering |
title_short |
Estilos de aprendizagem : vale a pena investir? |
title_full |
Estilos de aprendizagem : vale a pena investir? |
title_fullStr |
Estilos de aprendizagem : vale a pena investir? |
title_full_unstemmed |
Estilos de aprendizagem : vale a pena investir? |
title_sort |
Estilos de aprendizagem : vale a pena investir? |
author |
Canto Filho, Alberto Bastos do |
author_facet |
Canto Filho, Alberto Bastos do Müller, Thaísa Jacintho Lima, Jose Valdeni de |
author_role |
author |
author2 |
Müller, Thaísa Jacintho Lima, Jose Valdeni de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canto Filho, Alberto Bastos do Müller, Thaísa Jacintho Lima, Jose Valdeni de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia Aprendizagem Análise quantitativa |
topic |
Engenharia Aprendizagem Análise quantitativa Learning style Drop out Engineering |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning style Drop out Engineering |
description |
A contribuição deste artigo é uma análise quantitativa comparando estilos de aprendizagem de estudantes de engenharia, na qual constatou-se que não há diferenças entre o estilo dos estudantes que persistem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I e o estilo dos que desistem. Para a realização da pesquisa, foram analisados, em momentos distintos do semestre letivo, os perfis dos estudantes que estavam cursando a disciplina. Os estudantes que evadiram não participaram da segunda avaliação, o que permitiu a comparação do seu perfil inicial com o perfil dos que persistiram. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-09-23T01:58:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/127040 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000971683 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000971683 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/127040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 1 (jul. 2015), p. 1-10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127040/1/000971683.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127040/2/000971683.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127040/3/000971683.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8f2eb73ff6e399d1a18b02f78968e58 fd0dd2b74002d8ee88cc39c363a96171 5f5b7888914a6b8a4582c66777b1d55c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224886575693824 |