Demand chain management & supply chain management : uma estrutura conceitual para alcançar a excelência na cadeia de valor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267533 |
Resumo: | A busca por maior agilidade e flexibilidade para melhora o atendimento aos clientes, em ambientes de constantes variações de demanda, facilidade para a aquisição de um produto de forma global e elevadas introduções de novos produtos, através de novas tecnologias, faz com que as organizações busquem rever seus processos, principalmente, logísticos. Cadeias de suprimentos amplas e complexas atreladas aos desejosdos clientes finais em obterem seus produtos em um curto espaço de tempo, reforça a busca por técnicas para melhorar a visibilidade das demandas e tornar a reação à cadeia mais eficiente. Um conceito recente é o Demand chain management(DCM) quebusca elevar e agrupar disciplinas de marketing e rever o conceito Supply chain management(SCM). Entretanto, por se tratar de um novo conceito, autores divergem sobre os conceitos de DCM e SCM, bem como não detalham seus processose também não direcionampara um modelo de implementação. O presente trabalho propõe elucidar as semelhanças e diferenças entre DCM e SCM, quais disciplinas são abordadas em cada entidade, seu processo de conexão e apresenta uma proposta de estrutura conceitual. O objetivo do presente trabalho é buscar excelência na cadeia de valor, com a percepção no cliente final. |
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Luz, Luciano Klein daCassel, Ricardo Augusto2023-11-23T03:35:45Z20211676-1901http://hdl.handle.net/10183/267533001188289A busca por maior agilidade e flexibilidade para melhora o atendimento aos clientes, em ambientes de constantes variações de demanda, facilidade para a aquisição de um produto de forma global e elevadas introduções de novos produtos, através de novas tecnologias, faz com que as organizações busquem rever seus processos, principalmente, logísticos. Cadeias de suprimentos amplas e complexas atreladas aos desejosdos clientes finais em obterem seus produtos em um curto espaço de tempo, reforça a busca por técnicas para melhorar a visibilidade das demandas e tornar a reação à cadeia mais eficiente. Um conceito recente é o Demand chain management(DCM) quebusca elevar e agrupar disciplinas de marketing e rever o conceito Supply chain management(SCM). Entretanto, por se tratar de um novo conceito, autores divergem sobre os conceitos de DCM e SCM, bem como não detalham seus processose também não direcionampara um modelo de implementação. O presente trabalho propõe elucidar as semelhanças e diferenças entre DCM e SCM, quais disciplinas são abordadas em cada entidade, seu processo de conexão e apresenta uma proposta de estrutura conceitual. O objetivo do presente trabalho é buscar excelência na cadeia de valor, com a percepção no cliente final.The quest for agility and flexibility in order to improve the customer service on current turbulent environments with often demand variation, easiest global product acquisition and higher new product introductions, mainly by new technologies, it makes companies to seek forprocesses review, mainly on logistics. Widely and complex supply chains hitched on final customer desires in obtain their products on a very short-term period reinforce this new techniques research to improve demand visibility and become more efficient readiness. One new concept is Demand chain management(DCM), which foresees to leverage and to group marketing disciplines and review Supply chain management(SCM) concept. However, as it is a new concept, authors disagree on DCM and SCM concepts yet as wellas they do not deeply describe its main processes/disciplines for them neither orientate for any implementation model. The current paper proposes elucidate similarities and differences between DCM and SCM, which disciplines is related to each entity, itsprocess connection between them and present a conceptual framework proposal. The paper's target is search for techniques in order to get value chain excellence by final customer's perspective.application/pdfporProdução online: Revista Científica Eletrônica de Engenharia de Produção. Florianópolis, ABEPRO, 2018. Vol. 21, n. 4 (2021), p. 1081-1115Cadeia produtivaPrevisão de demandaDemand chain managementSupply chain managementSales & operations planningConceptual frameworkValue chainFleiss’ kappaDemand chain management & supply chain management : uma estrutura conceitual para alcançar a excelência na cadeia de valorDemand chain management & supply chain management : a conceptual framework to reach value chain excellenceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001188289.pdf.txt001188289.pdf.txtExtracted Texttext/plain68771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267533/2/001188289.pdf.txt07cc862d0f7539eea2e26e717ef74805MD52ORIGINAL001188289.pdfTexto completoapplication/pdf1249458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267533/1/001188289.pdf8f2b8be4c2a4637a11acf9f2f191bf14MD5110183/2675332023-11-24 04:26:28.633501oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267533Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-24T06:26:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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