Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/104334 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo compreender como o ambiente virtual de aprendizagem Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em equipe. O estudo se desenvolveu sobre uma base composta de três eixos: trabalho, educação profissional e tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa a partir da estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos. As fontes utilizadas foram: entrevista semiestruturada; grupo focal e a observação das ações e registros dos alunos no Editor. O estudo conclui que, para mobilizar uma competência para o trabalho em equipe na situação em que ela é requerida, é preciso construir, gerar saberes específicos dessa situação, os quais não podem ser nem previstos, nem prescritos em um contexto escolar. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com as discussões acerca do desenvolvimento da competência profissional em contexto escolar de educação profissional. |
id |
UFRGS-2_dae48f9d3f1c7e8dbb0b7e078ebabe8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104334 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zank, CláudiaBehar, Patrícia AlejandraRibeiro, Jorge Alberto Rosa2014-10-09T02:13:26Z20111516-9537http://hdl.handle.net/10183/104334000939446O presente artigo tem por objetivo compreender como o ambiente virtual de aprendizagem Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em equipe. O estudo se desenvolveu sobre uma base composta de três eixos: trabalho, educação profissional e tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa a partir da estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos. As fontes utilizadas foram: entrevista semiestruturada; grupo focal e a observação das ações e registros dos alunos no Editor. O estudo conclui que, para mobilizar uma competência para o trabalho em equipe na situação em que ela é requerida, é preciso construir, gerar saberes específicos dessa situação, os quais não podem ser nem previstos, nem prescritos em um contexto escolar. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com as discussões acerca do desenvolvimento da competência profissional em contexto escolar de educação profissional.The objective of this article is to understand how the virtual learning environment Collective Text Editor (ETC) can contribute to allowing students of professional development to develop the competence to work in a team. The study was developed with a base composed of three axes: work, professional development and information and communication technologies. The research is developed through a qualitative approach based on the research strategy of multiple case studies. The sources used were: semi-structured interviews, focus groups and the observation of the actions and records of students in the Editor. The study concludes that, to employ a teamwork competence in a situation in which it is required, it is necessary to generate and build specific knowledge of this situation, which can not be prescribed or provided in a school context. It is hoped that this dissertation can contribute to discussions surrounding the development of professional competences in the school context of professional development.application/pdfporTrabalho e educação : revista do NETE. Belo Horizonte. Vol. 20, n. 3 (set./dez. 2011), p. 35-45Trabalho em equipeEducação profissionalCompetênciaSaberEditor de textoTecnologia da informaçãoTeamwork; ;Professional competenceCollective Text EditorEditor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipeCollective text editor : contributions to the development of the competence to work in a teaminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000939446.pdf000939446.pdfTexto completoapplication/pdf75156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104334/1/000939446.pdf8c63e7859827ff3bc1a8ecfac237858bMD51TEXT000939446.pdf.txt000939446.pdf.txtExtracted Texttext/plain33138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104334/2/000939446.pdf.txtbf0314e8787009c8e86b5e2668add411MD52THUMBNAIL000939446.pdf.jpg000939446.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104334/3/000939446.pdf.jpg924bb8bab6770b8d6dde5560ba15a3d7MD5310183/1043342020-06-05 03:48:41.422431oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104334Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-05T06:48:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Collective text editor : contributions to the development of the competence to work in a team |
title |
Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe |
spellingShingle |
Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe Zank, Cláudia Trabalho em equipe Educação profissional Competência Saber Editor de texto Tecnologia da informação Teamwork; ; Professional competence Collective Text Editor |
title_short |
Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe |
title_full |
Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe |
title_fullStr |
Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe |
title_full_unstemmed |
Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe |
title_sort |
Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe |
author |
Zank, Cláudia |
author_facet |
Zank, Cláudia Behar, Patrícia Alejandra Ribeiro, Jorge Alberto Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Behar, Patrícia Alejandra Ribeiro, Jorge Alberto Rosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zank, Cláudia Behar, Patrícia Alejandra Ribeiro, Jorge Alberto Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho em equipe Educação profissional Competência Saber Editor de texto Tecnologia da informação |
topic |
Trabalho em equipe Educação profissional Competência Saber Editor de texto Tecnologia da informação Teamwork; ; Professional competence Collective Text Editor |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teamwork; ; Professional competence Collective Text Editor |
description |
O presente artigo tem por objetivo compreender como o ambiente virtual de aprendizagem Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em equipe. O estudo se desenvolveu sobre uma base composta de três eixos: trabalho, educação profissional e tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa a partir da estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos. As fontes utilizadas foram: entrevista semiestruturada; grupo focal e a observação das ações e registros dos alunos no Editor. O estudo conclui que, para mobilizar uma competência para o trabalho em equipe na situação em que ela é requerida, é preciso construir, gerar saberes específicos dessa situação, os quais não podem ser nem previstos, nem prescritos em um contexto escolar. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com as discussões acerca do desenvolvimento da competência profissional em contexto escolar de educação profissional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-09T02:13:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/104334 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-9537 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000939446 |
identifier_str_mv |
1516-9537 000939446 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/104334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Trabalho e educação : revista do NETE. Belo Horizonte. Vol. 20, n. 3 (set./dez. 2011), p. 35-45 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104334/1/000939446.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104334/2/000939446.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104334/3/000939446.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c63e7859827ff3bc1a8ecfac237858b bf0314e8787009c8e86b5e2668add411 924bb8bab6770b8d6dde5560ba15a3d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224852665794560 |