O voto nulo nas eleições para prefeito de Porto Alegre em 2016 : o alheamento eleitoral na campanha Anula Lá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seberino, Marcel de Araújo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193022
Resumo: As relações e conflitos de classes durante a história da humanidade determinaram as transformações dos sistemas econômicos de dominação social. Não obstante, proporcionaram as condições de sobrevivência de nossa espécie: a história da humanidade. Os sistemas econômicos, através da exploração da força de trabalho, se desenvolveram ao ponto de constituírem formas de assalariamento e dominação ideológica, jurídica e política através de um Estado. Na modernidade, esse Estado oferece a possibilidade de escolha de seus representantes através de eleições democráticas. No Brasil, as eleições democráticas burguesas apresentam a escolha de representantes através do voto direto. Em 2016, diante de um cenário de rechaço social com a política e insatisfação com os governos, um alto índice de votos nulos para a escolha de prefeitos determinou um marco na história dos pleitos municipais do país. Essa pesquisa irá analisar o contexto, caráter, repercussão e formas de persuasão de um movimento a favor do voto nulo: a campanha da fanpage Anula Lá. Consequentemente, será analisado o comportamento social quanto à anulação do voto. Ou seja, o conteúdo político, argumentos e justificativas nos quais os eleitores de Porto Alegre/RS construíram seus posicionamentos para a ação de anulação: o alheamento eleitoral. O objeto analisado é a eleição para prefeito de Porto Alegre, em 2016. O método de análise utilizado foi o discurso político, de Charaudeau (2005). O material empírico analisado abrange discursos e linguagens contidas nas publicações de internautas, assim como peças gráficas e audiovisual produzidas pela fanpage. A parte teórica do trabalho realiza uma aproximação sobre os acontecimentos conjunturais da economia política brasileira, principalmente no período entre 2013 e 2016, e uma apresentação sobre os conceitos teóricos que embasam o comportamento social acerca do voto nulo. No discurso dos eleitores de Porto Alegre, os principais elementos que justificam a anulação do voto perpassam pela insatisfação com os governos e com a corrupção.
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Em 2016, diante de um cenário de rechaço social com a política e insatisfação com os governos, um alto índice de votos nulos para a escolha de prefeitos determinou um marco na história dos pleitos municipais do país. Essa pesquisa irá analisar o contexto, caráter, repercussão e formas de persuasão de um movimento a favor do voto nulo: a campanha da fanpage Anula Lá. Consequentemente, será analisado o comportamento social quanto à anulação do voto. Ou seja, o conteúdo político, argumentos e justificativas nos quais os eleitores de Porto Alegre/RS construíram seus posicionamentos para a ação de anulação: o alheamento eleitoral. O objeto analisado é a eleição para prefeito de Porto Alegre, em 2016. O método de análise utilizado foi o discurso político, de Charaudeau (2005). O material empírico analisado abrange discursos e linguagens contidas nas publicações de internautas, assim como peças gráficas e audiovisual produzidas pela fanpage. A parte teórica do trabalho realiza uma aproximação sobre os acontecimentos conjunturais da economia política brasileira, principalmente no período entre 2013 e 2016, e uma apresentação sobre os conceitos teóricos que embasam o comportamento social acerca do voto nulo. No discurso dos eleitores de Porto Alegre, os principais elementos que justificam a anulação do voto perpassam pela insatisfação com os governos e com a corrupção.The social relationships and social conflicts throughout the history of humanity have determined the transformations of the economic systems of social domination. Nevertheless, these provided the conditions for survival of our species: the history of humanity. Economic systems, through the exploitation of the labor force, have developed until they constitute forms of wages and ideological, legal and political domination through a State. In modernity, this State offers the possibility of choosing its representatives through democratic elections. In Brazil, bourgeois-democratic elections present the choice of representatives by direct vote. In 2016, faced with a scenario of social rejection with politics and dissatisfaction with governments, a high number of null-votes for the choice of mayors set a milestone in the history of the country's municipal elections. This research will analyze the context, character, repercussion and forms of persuasion of a movement in favor of the null-vote: the fanpage campaign “Anula Lá”. Consequently, the social behavior regarding the annulment of the vote will be analyzed. That is, the political content, arguments and justifications in which society constructs its positions for the annulment action: the electoral indifference. The object analyzed is the election for mayor of Porto Alegre/RS, in 2016. The method of analysis used was the political discourse, by Charaudeau (2005). The materials analyzed come from discourses and languages contained in the publications of Internet users, as well as graphic and audiovisual pieces produced by this fanpage. The theoretical part of the paper analyzes the conjunctural events of the Brazilian political economy, especially in the period between 2013 and 2016, and a presentation on the theoretical concepts that support social behavior about null voting. In the speech of the voters of Porto Alegre, the main elements that justify the annulment of the vote go through the dissatisfaction with the governments and with the corruption.application/pdfporCampanha eleitoral : Porto Alegre (RS)Comunicação políticaEleições : Porto Alegre (RS)Null-voteSocial classPorto Alegre Election 2016Anula LáO voto nulo nas eleições para prefeito de Porto Alegre em 2016 : o alheamento eleitoral na campanha Anula Láinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087575.pdf.txt001087575.pdf.txtExtracted Texttext/plain125335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193022/2/001087575.pdf.txt920f000b7aefecac693c08e765bacf38MD52ORIGINAL001087575.pdfTexto completoapplication/pdf2210891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193022/1/001087575.pdfdf3251a9693cc7a26ab84a758a9a0fe9MD5110183/1930222019-04-17 02:37:10.931482oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193022Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-17T05:37:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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