Um diário de classe : memórias de uma professora primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Gabriela Pires de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241853
Resumo: A história de vida de uma mulher carrega em si muitas vozes. Vozes que se tentou apagar. Mas, uma voz, um testemunho de vida, pode recuperar os acontecimentos de uma época. Estudar e escutar as vozes que foram silenciadas e marginalizadas é um movimento que a Educação Matemática vem fazendo por meio das metodologias da História Oral e da História de vida. Isso oportuniza a valorização da historicidade das/dos professoras/es que ainda não têm sua narrativa na literatura. Fazer o caminho de volta, mergulhar no passado e trazer à superfície as trajetórias das professoras primárias é uma forma de recuperar a história de vida dessas mulheres e fazer retinir em muitas direções. Resgatar a história da Evangelina Veiga é tornar visível a narrativa de uma professora primária engajada na aprendizagem matemática e na formação das(os) estudantes. Nessa direção, houve o interesse em saber que elementos teóricos, culturais e políticos constituíram a formação docente dessa professora. Foram investigadas práticas matemáticas que ela, como professora primária, produziu e quais narrativas de aprendizagem matemática estavam presentes em seu itinerário. O testemunho dessa professora trouxe à superfície ensino de frações, que era um dos objetivos de aprendizagem do quinto ano primário. Evangelina era inventiva e, talvez, com a influência dos movimentos da Escola Nova e da matemática moderna, criou um material pedagógico, para que as(os) estudantes enxergassem de maneira concreta a noção de parte e todo. A intencionalidade, ao trazer a história da professora Evangelina, ampara-se na exigência de homenagear uma mulher inspiradora, produtora de discursos discordantes, os quais conspiravam para além do seu tempo, sobretudo, assentada na vontade de trazer a público a narrativa de uma professora primária que é fonte histórica e de estudos para a Educação Matemática.
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