O que assegura a “felicidade no lar”: uma análise da escravidão doméstica nos contos “História comum” e “D. Paula” , de Machado de Assis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sofia Reck dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235366
Resumo: O presente trabalho busca empreender uma análise da presença da escravidão nos contos “História comum” e “D. Paula”, escritos por Machado de Assis em 1883 e 1884, respectivamente. Publicados poucos anos antes da abolição legal do escravismo no Brasil, as duas narrativas abordam tal instituto tanto como fator estruturante das relações sociais, quanto como princípio organizador da vida privada das classes proprietárias de escravizados no Rio de Janeiro da década de 1880. A mucama Felicidade, de “História comum”, dedica afeto descrito como maternal às mocinhas filhas da casa a que serve, ainda que esse sentimento seja pautado por limites decorrentes de sua condição. D. Paula, após descobrir que sua sobrinha incorreu no mesmo deslize com o filho do antigo amante da tia, contempla seu passado adúltero com nostalgia, tomando os devidos cuidados para que as implicações dessa crise familiar não sejam percebidas pelos escravizados que vivem em sua residência. Aliado à análise de aspectos relacionados à inserção de questões referentes ao período escravocrata na obra de Machado de Assis, o estudo da montagem do teatro épico brechtiano mostrou-se produtivo para uma leitura que se propõe a captar momentos de fissura nas narrativas, evidenciando a agência de personagens tidos como subalternos. Com isso, procura-se demonstrar a potencialidade da interrupção de cena enquanto produtora de gestos como uma ferramenta crítica e reveladora de aspectos despercebidos em meio ao fluxo aparentemente contínuo das narrativas. Os resultados da mobilização de tal método de análise para a leitura dos contos selecionados constituem o escopo desta monografia, qual seja: tornar visível a presença de personagens escravizados negociando seus movimentos e sobrevivências em um contexto social que não lhes era favorável, ao mesmo tempo em que o sustentam como força de trabalho.
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Paula, após descobrir que sua sobrinha incorreu no mesmo deslize com o filho do antigo amante da tia, contempla seu passado adúltero com nostalgia, tomando os devidos cuidados para que as implicações dessa crise familiar não sejam percebidas pelos escravizados que vivem em sua residência. Aliado à análise de aspectos relacionados à inserção de questões referentes ao período escravocrata na obra de Machado de Assis, o estudo da montagem do teatro épico brechtiano mostrou-se produtivo para uma leitura que se propõe a captar momentos de fissura nas narrativas, evidenciando a agência de personagens tidos como subalternos. Com isso, procura-se demonstrar a potencialidade da interrupção de cena enquanto produtora de gestos como uma ferramenta crítica e reveladora de aspectos despercebidos em meio ao fluxo aparentemente contínuo das narrativas. Os resultados da mobilização de tal método de análise para a leitura dos contos selecionados constituem o escopo desta monografia, qual seja: tornar visível a presença de personagens escravizados negociando seus movimentos e sobrevivências em um contexto social que não lhes era favorável, ao mesmo tempo em que o sustentam como força de trabalho.This work seeks to analyse the presence of slavery in Machado de Assis’ short stories “História comum” e “D. Paula”, respectively written in 1883 and 1884. Published a few years before the abolition of slavery in Brazil, both narratives address slavery as a structuring factor of social relations, as well as an organizer principle of slave owners’ private lives in Rio de Janeiro during the 1880s. The house slave Felicidade, from “História comum”, treats the young daughters of the house she serves with an affection described as maternal, even though this feeling is determined by the boundaries of her condition as an enslaved woman. D. Paula, after finding out that her niece was engaging in adulterous behavior with the son of her former lover, reminisces about her own and long past extramarital adventures. She does so by taking the appropriate care so that this family crisis is not perceived by the enslaved who live in her house. Along with the analysis of aspects regarding the insertion of issues related to the slavery period in Machado de Assis’ work, the study of scene staging according to the Brechtian epic theater proved to be productive for a reading that aims to capture moments of fissure in the narratives, highlighting the agency of characters considered subordinated. Hence, I seek to demonstrate the potential of scene interruption as a reading tool that highlights the presence of gestures. Such a tool serves a critical reading and is revealing of aspects that might go unnoticed amidst the apparently continuous narrative flow. The results of using such a method of analysis regarding “História comum” and “D. Paula” comprise the range of this work, which is to emphasize the presence of enslaved characters negotiating their movements and existences in a social context that was not favorable to them, even though they were the ones sustaining such context through their workforce.application/pdfporAssis, Machado de, 1839-1908 : Crítica e interpretaçãoEscravidão na literaturaAnálise literáriaTeatro épicoMachado de AssisSlaveryEpic theaterScene interruptionO que assegura a “felicidade no lar”: uma análise da escravidão doméstica nos contos “História comum” e “D. Paula” , de Machado de Assisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2021Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137296.pdf.txt001137296.pdf.txtExtracted Texttext/plain104643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235366/2/001137296.pdf.txtb480bf0308fa8b078f61a4c5df027aa8MD52ORIGINAL001137296.pdfTexto completoapplication/pdf348012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235366/1/001137296.pdf1ae174876f82b7077a963413594fcccfMD5110183/2353662022-08-06 04:46:20.987339oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235366Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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