Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243402 |
Resumo: | Este artigo apresenta a proposta de um Modelo Pedagógico, baseado no recomendador de objetos de aprendizagem RecOAComp. O objetivo do sistema é indicar objetos de aprendizagem, com base nas competências que o aluno precisa desenvolver. A metodologia teve como base a abordagem qualitativa, e apresenta dois estudos de caso, desenvolvidos em três etapas: construção de um Modelo Pedagógico inicial e aplicação, análise dos resultados para inferir alterações no mesmo, e por fim, construção e aplicação de um novo modelo. Neste sentido, foi possível propor uma Arquitetura Pedagógica e estratégias para a aplicação de um Sistema de Recomendação Educacional em uma disciplina da graduação. As conclusões sobre a aplicação do modelo apontam para melhorias no processo de ensino e aprendizagem, por meio da personalização do ambiente a partir da indicação de materiais educacionais digitais, de acordo com o perfil dos alunos. Além disso, a organização e o planejamento da disciplina colaboraram para a autonomia dos estudantes, que se sentiram seguros quanto aos materiais disponibilizados e recursos do AVA. Por fim, o artigo reflete acerca do tema e colabora com a aplicação desses sistemas na educação, tendo em vista sua utilização como ferramenta para a recomendação pedagógica. |
id |
UFRGS-2_dc8dcfecfaaeae5bc808c2fe78869d20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243402 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guizzo, Michele Alda RossoSilva, Kétia Kellen Araújo daTorrezzan, Cristina Alba WildtBehar, Patrícia Alejandra2022-07-21T04:57:03Z20220101-9031http://hdl.handle.net/10183/243402001145211Este artigo apresenta a proposta de um Modelo Pedagógico, baseado no recomendador de objetos de aprendizagem RecOAComp. O objetivo do sistema é indicar objetos de aprendizagem, com base nas competências que o aluno precisa desenvolver. A metodologia teve como base a abordagem qualitativa, e apresenta dois estudos de caso, desenvolvidos em três etapas: construção de um Modelo Pedagógico inicial e aplicação, análise dos resultados para inferir alterações no mesmo, e por fim, construção e aplicação de um novo modelo. Neste sentido, foi possível propor uma Arquitetura Pedagógica e estratégias para a aplicação de um Sistema de Recomendação Educacional em uma disciplina da graduação. As conclusões sobre a aplicação do modelo apontam para melhorias no processo de ensino e aprendizagem, por meio da personalização do ambiente a partir da indicação de materiais educacionais digitais, de acordo com o perfil dos alunos. Além disso, a organização e o planejamento da disciplina colaboraram para a autonomia dos estudantes, que se sentiram seguros quanto aos materiais disponibilizados e recursos do AVA. Por fim, o artigo reflete acerca do tema e colabora com a aplicação desses sistemas na educação, tendo em vista sua utilização como ferramenta para a recomendação pedagógica.This article presents the proposal for a Pedagogical Model, based on the RecOAComp learning object recommender. The aim of the system is to indicate learning objects, based on the skills that the student needs to develop. The methodology was based on the qualitative approach, and presents two case studies, developed in three stages: construction of an initial Pedagogical Model and application, analysis of the results to infer changes in it, and finally, construction and application of a new model. In this sense, it was possible to propose a Pedagogical Architecture and strategies for the application of an Educational Recommendation System in an undergraduate discipline. The conclusions about the application of the model point to improvements in the teaching and learning process, through the personalization of the environment based on the indication of digital educational materials, according to the profile of the students. In addition, the organization and planning of the discipline contributed to the autonomy of the students, who felt confident about the materials available and resources of the AVA. Finally, the article reflects on the theme and collaborateswith the application of these systems in education, in view of its use as a tool for pedagogical recommendation.application/pdfporEducação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 47, (jan./dez. 2022), e64, p. 1-26Tecnologia educacionalObjeto de aprendizagemEducational strategiesPedagogical recommendationInformation filteringModelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagemPedagogical model based on a competency recommendation system : a focus on developing competencies from learning objectsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145211.pdf.txt001145211.pdf.txtExtracted Texttext/plain52350http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243402/2/001145211.pdf.txtc00d1b91bc142fde17672090d4fa4645MD52ORIGINAL001145211.pdfTexto completoapplication/pdf964798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243402/1/001145211.pdf1cf8d18cd0d8e6b6138554a5995cdc68MD5110183/2434022022-07-22 04:54:33.463907oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243402Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-07-22T07:54:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pedagogical model based on a competency recommendation system : a focus on developing competencies from learning objects |
title |
Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem |
spellingShingle |
Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem Guizzo, Michele Alda Rosso Tecnologia educacional Objeto de aprendizagem Educational strategies Pedagogical recommendation Information filtering |
title_short |
Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem |
title_full |
Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem |
title_fullStr |
Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem |
title_sort |
Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem |
author |
Guizzo, Michele Alda Rosso |
author_facet |
Guizzo, Michele Alda Rosso Silva, Kétia Kellen Araújo da Torrezzan, Cristina Alba Wildt Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Kétia Kellen Araújo da Torrezzan, Cristina Alba Wildt Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guizzo, Michele Alda Rosso Silva, Kétia Kellen Araújo da Torrezzan, Cristina Alba Wildt Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Objeto de aprendizagem |
topic |
Tecnologia educacional Objeto de aprendizagem Educational strategies Pedagogical recommendation Information filtering |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational strategies Pedagogical recommendation Information filtering |
description |
Este artigo apresenta a proposta de um Modelo Pedagógico, baseado no recomendador de objetos de aprendizagem RecOAComp. O objetivo do sistema é indicar objetos de aprendizagem, com base nas competências que o aluno precisa desenvolver. A metodologia teve como base a abordagem qualitativa, e apresenta dois estudos de caso, desenvolvidos em três etapas: construção de um Modelo Pedagógico inicial e aplicação, análise dos resultados para inferir alterações no mesmo, e por fim, construção e aplicação de um novo modelo. Neste sentido, foi possível propor uma Arquitetura Pedagógica e estratégias para a aplicação de um Sistema de Recomendação Educacional em uma disciplina da graduação. As conclusões sobre a aplicação do modelo apontam para melhorias no processo de ensino e aprendizagem, por meio da personalização do ambiente a partir da indicação de materiais educacionais digitais, de acordo com o perfil dos alunos. Além disso, a organização e o planejamento da disciplina colaboraram para a autonomia dos estudantes, que se sentiram seguros quanto aos materiais disponibilizados e recursos do AVA. Por fim, o artigo reflete acerca do tema e colabora com a aplicação desses sistemas na educação, tendo em vista sua utilização como ferramenta para a recomendação pedagógica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:57:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243402 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-9031 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145211 |
identifier_str_mv |
0101-9031 001145211 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 47, (jan./dez. 2022), e64, p. 1-26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243402/2/001145211.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243402/1/001145211.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c00d1b91bc142fde17672090d4fa4645 1cf8d18cd0d8e6b6138554a5995cdc68 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725139581665280 |