Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guizzo, Michele Alda Rosso
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Kétia Kellen Araújo da, Torrezzan, Cristina Alba Wildt, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243402
Resumo: Este artigo apresenta a proposta de um Modelo Pedagógico, baseado no recomendador de objetos de aprendizagem RecOAComp. O objetivo do sistema é indicar objetos de aprendizagem, com base nas competências que o aluno precisa desenvolver. A metodologia teve como base a abordagem qualitativa, e apresenta dois estudos de caso, desenvolvidos em três etapas: construção de um Modelo Pedagógico inicial e aplicação, análise dos resultados para inferir alterações no mesmo, e por fim, construção e aplicação de um novo modelo. Neste sentido, foi possível propor uma Arquitetura Pedagógica e estratégias para a aplicação de um Sistema de Recomendação Educacional em uma disciplina da graduação. As conclusões sobre a aplicação do modelo apontam para melhorias no processo de ensino e aprendizagem, por meio da personalização do ambiente a partir da indicação de materiais educacionais digitais, de acordo com o perfil dos alunos. Além disso, a organização e o planejamento da disciplina colaboraram para a autonomia dos estudantes, que se sentiram seguros quanto aos materiais disponibilizados e recursos do AVA. Por fim, o artigo reflete acerca do tema e colabora com a aplicação desses sistemas na educação, tendo em vista sua utilização como ferramenta para a recomendação pedagógica.
id UFRGS-2_dc8dcfecfaaeae5bc808c2fe78869d20
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243402
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guizzo, Michele Alda RossoSilva, Kétia Kellen Araújo daTorrezzan, Cristina Alba WildtBehar, Patrícia Alejandra2022-07-21T04:57:03Z20220101-9031http://hdl.handle.net/10183/243402001145211Este artigo apresenta a proposta de um Modelo Pedagógico, baseado no recomendador de objetos de aprendizagem RecOAComp. O objetivo do sistema é indicar objetos de aprendizagem, com base nas competências que o aluno precisa desenvolver. A metodologia teve como base a abordagem qualitativa, e apresenta dois estudos de caso, desenvolvidos em três etapas: construção de um Modelo Pedagógico inicial e aplicação, análise dos resultados para inferir alterações no mesmo, e por fim, construção e aplicação de um novo modelo. Neste sentido, foi possível propor uma Arquitetura Pedagógica e estratégias para a aplicação de um Sistema de Recomendação Educacional em uma disciplina da graduação. As conclusões sobre a aplicação do modelo apontam para melhorias no processo de ensino e aprendizagem, por meio da personalização do ambiente a partir da indicação de materiais educacionais digitais, de acordo com o perfil dos alunos. Além disso, a organização e o planejamento da disciplina colaboraram para a autonomia dos estudantes, que se sentiram seguros quanto aos materiais disponibilizados e recursos do AVA. Por fim, o artigo reflete acerca do tema e colabora com a aplicação desses sistemas na educação, tendo em vista sua utilização como ferramenta para a recomendação pedagógica.This article presents the proposal for a Pedagogical Model, based on the RecOAComp learning object recommender. The aim of the system is to indicate learning objects, based on the skills that the student needs to develop. The methodology was based on the qualitative approach, and presents two case studies, developed in three stages: construction of an initial Pedagogical Model and application, analysis of the results to infer changes in it, and finally, construction and application of a new model. In this sense, it was possible to propose a Pedagogical Architecture and strategies for the application of an Educational Recommendation System in an undergraduate discipline. The conclusions about the application of the model point to improvements in the teaching and learning process, through the personalization of the environment based on the indication of digital educational materials, according to the profile of the students. In addition, the organization and planning of the discipline contributed to the autonomy of the students, who felt confident about the materials available and resources of the AVA. Finally, the article reflects on the theme and collaborateswith the application of these systems in education, in view of its use as a tool for pedagogical recommendation.application/pdfporEducação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 47, (jan./dez. 2022), e64, p. 1-26Tecnologia educacionalObjeto de aprendizagemEducational strategiesPedagogical recommendationInformation filteringModelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagemPedagogical model based on a competency recommendation system : a focus on developing competencies from learning objectsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145211.pdf.txt001145211.pdf.txtExtracted Texttext/plain52350http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243402/2/001145211.pdf.txtc00d1b91bc142fde17672090d4fa4645MD52ORIGINAL001145211.pdfTexto completoapplication/pdf964798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243402/1/001145211.pdf1cf8d18cd0d8e6b6138554a5995cdc68MD5110183/2434022022-07-22 04:54:33.463907oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243402Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-07-22T07:54:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical model based on a competency recommendation system : a focus on developing competencies from learning objects
title Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem
spellingShingle Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem
Guizzo, Michele Alda Rosso
Tecnologia educacional
Objeto de aprendizagem
Educational strategies
Pedagogical recommendation
Information filtering
title_short Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem
title_full Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem
title_fullStr Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem
title_full_unstemmed Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem
title_sort Modelos pedagógicos baseados em sistema de recomendação : um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem
author Guizzo, Michele Alda Rosso
author_facet Guizzo, Michele Alda Rosso
Silva, Kétia Kellen Araújo da
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Silva, Kétia Kellen Araújo da
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guizzo, Michele Alda Rosso
Silva, Kétia Kellen Araújo da
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Objeto de aprendizagem
topic Tecnologia educacional
Objeto de aprendizagem
Educational strategies
Pedagogical recommendation
Information filtering
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational strategies
Pedagogical recommendation
Information filtering
description Este artigo apresenta a proposta de um Modelo Pedagógico, baseado no recomendador de objetos de aprendizagem RecOAComp. O objetivo do sistema é indicar objetos de aprendizagem, com base nas competências que o aluno precisa desenvolver. A metodologia teve como base a abordagem qualitativa, e apresenta dois estudos de caso, desenvolvidos em três etapas: construção de um Modelo Pedagógico inicial e aplicação, análise dos resultados para inferir alterações no mesmo, e por fim, construção e aplicação de um novo modelo. Neste sentido, foi possível propor uma Arquitetura Pedagógica e estratégias para a aplicação de um Sistema de Recomendação Educacional em uma disciplina da graduação. As conclusões sobre a aplicação do modelo apontam para melhorias no processo de ensino e aprendizagem, por meio da personalização do ambiente a partir da indicação de materiais educacionais digitais, de acordo com o perfil dos alunos. Além disso, a organização e o planejamento da disciplina colaboraram para a autonomia dos estudantes, que se sentiram seguros quanto aos materiais disponibilizados e recursos do AVA. Por fim, o artigo reflete acerca do tema e colabora com a aplicação desses sistemas na educação, tendo em vista sua utilização como ferramenta para a recomendação pedagógica.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:57:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243402
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-9031
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145211
identifier_str_mv 0101-9031
001145211
url http://hdl.handle.net/10183/243402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 47, (jan./dez. 2022), e64, p. 1-26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243402/2/001145211.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243402/1/001145211.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c00d1b91bc142fde17672090d4fa4645
1cf8d18cd0d8e6b6138554a5995cdc68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725139581665280