Revisão dos principais mecanismos de mortalidade direta causados por rodovias sobre a fauna de anuros e proposição de uma nova modalidade a partir de um estudo de caso realizado durante a construção da BR- 448 (Rodovia do Parque), RS, Brasil
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131679 |
Resumo: | Uma das principais causas de declínio das espécies de anuros no Rio Grande do Sul é a fragmentação de habitats, em decorrência das mais diversas atividades humanas, como por exemplo, a construção de rodovias. Porém, estudos sobre impactos de construções de rodovias e de tráfego em populações de anfíbios anuros sugerem o atropelamento como causa principal de mortalidade deste grupo. A partir de observações registradas durante a implantação da BR-448 foram encontrados vários indivíduos de Leptodactylus latrans mortos, antes da liberação da rodovia para tráfego de veículos, o que sugere outra causa morte que não o atropelamento. Sendo assim, o presente estudo consiste basicamente de uma revisão bibliográfica sobre os principais mecanismos de mortalidade direta causados por rodovias sobre anfíbios anuros, além de um estudo de caso acerca dos registros obtidos durante a fase de implantação da rodovia. A partir deste estudo de caso, são propostas algumas hipóteses que possam sustentar os eventos de mortalidade observados correlacionando-as com fatores externos (abióticos) e comportamentais de anfíbios anuros. Levando em consideração que os anfíbios anuros encontravam-se ressequidos e a rodovia em fase de implantação, considera-se que os fatores comportamentais dos anfíbios anuros como deslocamento para reprodução e dispersão de recém-metamorfoseados associados às rápidas variações e elevadas temperaturas poderiam ter favorecido a morte dosanuros por desidratação. |
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