Análise de uma cena do filme As horas, de Michael Cunningham : máscaras do feminino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/268071 |
Resumo: | O presente trabalho toma como objeto de análise a obra cinematográfica As horas, baseado no livro de Michael Cunningham. A questão norteadora desse trabalho é a seguinte: a intelectualidade seria um destino suficiente para a mulher que não se identifica plenamente com a posição de mãe e dona de casa? No caso de Virginia Wolf, retratada no filme As horas, o papel de intelectual é assumido por ela como atividade principal e quase exclusiva, já que ela pouco se envolve nas questões domésticas e pouco revela da relação amorosa com Leonard. No presente artigo, analisaremos um diálogo entre Virgínia e sua irmã Vanessa durante uma visita, no qual se percebe o desconforto da irmã com as respostas de Virgínia. Tomamos como aporte teórico as considerações sobre a máscara (Rivière, 2005), as considerações sobre a máscara e a dissimulação (Bachelard, 1994) e as considerações sobre máscara e sintoma (Lacan, Seminário 5). A conclusão é a de que a máscara da feminilidade é uma das formas de deslocamento do desejo, sintoma, expressão da sublimação e portanto, destino de uma pulsão parcial (Lacan, Seminário 5, Lição XVIII). |
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Silva, Silvana2023-12-06T03:25:02Z20231808-656Xhttp://hdl.handle.net/10183/268071001189005O presente trabalho toma como objeto de análise a obra cinematográfica As horas, baseado no livro de Michael Cunningham. A questão norteadora desse trabalho é a seguinte: a intelectualidade seria um destino suficiente para a mulher que não se identifica plenamente com a posição de mãe e dona de casa? No caso de Virginia Wolf, retratada no filme As horas, o papel de intelectual é assumido por ela como atividade principal e quase exclusiva, já que ela pouco se envolve nas questões domésticas e pouco revela da relação amorosa com Leonard. No presente artigo, analisaremos um diálogo entre Virgínia e sua irmã Vanessa durante uma visita, no qual se percebe o desconforto da irmã com as respostas de Virgínia. Tomamos como aporte teórico as considerações sobre a máscara (Rivière, 2005), as considerações sobre a máscara e a dissimulação (Bachelard, 1994) e as considerações sobre máscara e sintoma (Lacan, Seminário 5). A conclusão é a de que a máscara da feminilidade é uma das formas de deslocamento do desejo, sintoma, expressão da sublimação e portanto, destino de uma pulsão parcial (Lacan, Seminário 5, Lição XVIII).The present work takes as its object of analysis the cinematographic work Hours, based on the book by Michael Cunningham. The guiding question of this work is the following: would intellectuality be a sufficient destination for the woman who does not fullyidentify with the position of mother and housewife? In the case of Virginia Wolf, portrayed in The Hours, the role of intellectual is assumed by her as her main and almost exclusive activity, since she is little involved in domestic matters and reveals little about her love affair with Leonard. In this article, we will analyze a dialogue between Virgínia and her sister Vanessa during a visit, in which the sister's discomfort with Virginia's responses is perceived. We take as theoretical support the considerations about the mask (Rivière, 2005), the considerations about the mask and dissimulation (Bachelard, 1994) and the considerations about the mask and symptom (Lacan, Seminar 5). The conclusion is that the mask of femininity is one of the forms of displacement of desire, symptom, expression of sublimation, and therefore the destination of a partial drive (Lacan, Seminar 5, Lesson XVIII).application/pdfporDesenredo : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS. Vol. 19, n. 2 (maio/ago. 2023), p. 182-191Cunningham, Michael, 1952-CinemaMulherFeminino na literaturaMaskFilm analysisPhilosophyPsychoanalysisAnálise de uma cena do filme As horas, de Michael Cunningham : máscaras do femininoAnalysis of a scene from the film The Hours, by Michael Cunningham : masks of the feminineinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189005.pdf.txt001189005.pdf.txtExtracted Texttext/plain29791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268071/2/001189005.pdf.txt1de64e2573f8a0e66a623d663b1fba26MD52ORIGINAL001189005.pdfTexto completoapplication/pdf794256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268071/1/001189005.pdff60538a7446a259b4fa99a2e097e15f3MD5110183/2680712023-12-07 04:22:37.729943oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268071Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-07T06:22:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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