Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steffens, César Augusto
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Veit, Eliane Angela, Silveira, Fernando Lang da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223804
Resumo: Apresentamos neste trabalho uma experiência em sala de aula realizada no Colégio de Aplicação da UFRGS, na disciplina de Enriquecimento Curricular intitulada “Que medida é esta?”, na qual os alunos desenvolveram atividades, experimentais e de outros tipos, envolvendo a medição como um processo de aquisição de dados. Foram elaborados guias de atividades, com tarefas e desafi os, que orientaram o trabalho dos alunos, primeiro em pequenos grupos (dois ou três alunos por grupo), nos quais realizaram medições, análise de dados qualitativos e quantitativos, responderam a questões específi cas e a questionamentos sobre os dados e resultados por eles obtidos. As descobertas, os conceitos trabalhados e os resultados obtidos eram sempre confrontados e socializados ao fi nal do encontro, envolvendo os alunos em discussões, complementadas ou não pelo professor. O aumento do interesse e participação dos alunos na execução das tarefas e questionamentos propostos, na prontidão e pré-disposição positiva para iniciar novas atividades, sem contar a qualidade dos registros, a satisfação na realização das atividades e na socialização dos resultados validaram o trabalho desenvolvido e os objetivos gerais e aspirações por nós vislumbrados no planejamento inicial.
id UFRGS-2_df16472281a990fe8df5a51636c60948
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223804
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Steffens, César AugustoVeit, Eliane AngelaSilveira, Fernando Lang da2021-07-13T04:39:54Z20090103-6041http://hdl.handle.net/10183/223804000763678Apresentamos neste trabalho uma experiência em sala de aula realizada no Colégio de Aplicação da UFRGS, na disciplina de Enriquecimento Curricular intitulada “Que medida é esta?”, na qual os alunos desenvolveram atividades, experimentais e de outros tipos, envolvendo a medição como um processo de aquisição de dados. Foram elaborados guias de atividades, com tarefas e desafi os, que orientaram o trabalho dos alunos, primeiro em pequenos grupos (dois ou três alunos por grupo), nos quais realizaram medições, análise de dados qualitativos e quantitativos, responderam a questões específi cas e a questionamentos sobre os dados e resultados por eles obtidos. As descobertas, os conceitos trabalhados e os resultados obtidos eram sempre confrontados e socializados ao fi nal do encontro, envolvendo os alunos em discussões, complementadas ou não pelo professor. O aumento do interesse e participação dos alunos na execução das tarefas e questionamentos propostos, na prontidão e pré-disposição positiva para iniciar novas atividades, sem contar a qualidade dos registros, a satisfação na realização das atividades e na socialização dos resultados validaram o trabalho desenvolvido e os objetivos gerais e aspirações por nós vislumbrados no planejamento inicial.In this work is presented a classroom experience realized at “Colégio de Aplicação da UFRGS” (Public Rio Grande Do Sul Federal High School), at the curricular enrichment discipline entitle “What measure is this?”, in which the students developed experimental activities involving the measurement as an acquisition process of data. Were elaborated activities guides, based on challenges, guiding the students tasks, fi rst in reduced groups (two or three students by group), collecting measurements, qualitative and quantitative data analysis, answering specifi c questions and questions about the collected information. The discoveries and concepts were always discussed and worked in the end of the meeting, involving the students in the discussion, supplemented or not by the teacher. The increased interest and participation of the students about the tasks execution and question proposed, in the readiness and positive pre-disposition to start new activities, in addition to the quality of the records, the satisfaction in the activities achieved and socializing resolutions validated the work and the general goals and aspirations projected in the planned activities.application/pdfporCadernos do aplicação. Porto Alegre, RS. Vol. 22, n. 2 (jul./dez. 2009), p. 165-182Ensino de físicaEnsino médioGrandezas físicasMedidas fisicasPhysicsHigh schoolMeasurementData acquisitionRetomando a medição no ensino médio : uma experiência didáticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763678.pdf.txt000763678.pdf.txtExtracted Texttext/plain32519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223804/2/000763678.pdf.txt73c84981878b54b61a5abedd3366feb8MD52ORIGINAL000763678.pdfTexto completoapplication/pdf289887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223804/1/000763678.pdfbcc4333714899efe32e6d0a6fe3a96dcMD5110183/2238042023-09-20 03:34:02.365739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223804Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-20T06:34:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática
title Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática
spellingShingle Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática
Steffens, César Augusto
Ensino de física
Ensino médio
Grandezas físicas
Medidas fisicas
Physics
High school
Measurement
Data acquisition
title_short Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática
title_full Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática
title_fullStr Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática
title_full_unstemmed Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática
title_sort Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática
author Steffens, César Augusto
author_facet Steffens, César Augusto
Veit, Eliane Angela
Silveira, Fernando Lang da
author_role author
author2 Veit, Eliane Angela
Silveira, Fernando Lang da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Steffens, César Augusto
Veit, Eliane Angela
Silveira, Fernando Lang da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino médio
Grandezas físicas
Medidas fisicas
topic Ensino de física
Ensino médio
Grandezas físicas
Medidas fisicas
Physics
High school
Measurement
Data acquisition
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics
High school
Measurement
Data acquisition
description Apresentamos neste trabalho uma experiência em sala de aula realizada no Colégio de Aplicação da UFRGS, na disciplina de Enriquecimento Curricular intitulada “Que medida é esta?”, na qual os alunos desenvolveram atividades, experimentais e de outros tipos, envolvendo a medição como um processo de aquisição de dados. Foram elaborados guias de atividades, com tarefas e desafi os, que orientaram o trabalho dos alunos, primeiro em pequenos grupos (dois ou três alunos por grupo), nos quais realizaram medições, análise de dados qualitativos e quantitativos, responderam a questões específi cas e a questionamentos sobre os dados e resultados por eles obtidos. As descobertas, os conceitos trabalhados e os resultados obtidos eram sempre confrontados e socializados ao fi nal do encontro, envolvendo os alunos em discussões, complementadas ou não pelo professor. O aumento do interesse e participação dos alunos na execução das tarefas e questionamentos propostos, na prontidão e pré-disposição positiva para iniciar novas atividades, sem contar a qualidade dos registros, a satisfação na realização das atividades e na socialização dos resultados validaram o trabalho desenvolvido e os objetivos gerais e aspirações por nós vislumbrados no planejamento inicial.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T04:39:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223804
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-6041
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000763678
identifier_str_mv 0103-6041
000763678
url http://hdl.handle.net/10183/223804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos do aplicação. Porto Alegre, RS. Vol. 22, n. 2 (jul./dez. 2009), p. 165-182
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223804/2/000763678.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223804/1/000763678.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 73c84981878b54b61a5abedd3366feb8
bcc4333714899efe32e6d0a6fe3a96dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025341095936