Educação ambiental vinculada ao ensino de práticas corporais de aventura na educação física escolar : uma revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espindola, Angelo Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248877
Resumo: O presente estudo revisa na literatura acadêmica dos últimos cinco anos, as mais recentes recomendações para o ensino de educação ambiental vinculada com práticas de aventura na educação física escolar. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, que busca encontrar argumentações semelhantes e diferentes entre fontes, de maneira a produzir uma síntese. Como resultados encontrou-se que a maioria dos estudos concorda que modelos de exploração não sustentáveis geraram desastres ambientais que levaram ao não mais questionamento da importância dos cuidados com o ambiente e seu conhecimento mais íntimo para sua consideração, assim potencializando a ascensão das aventuras em ambientes naturais como atividades de lazer e esporte em sociedades ocidentais. A prática de aventura no ambiente escolar se tornou uma unidade temática obrigatória dentro dos currículos escolares da sociedade brasileira no ano de 2018, porém muitos professores se sentem ainda despreparados e a execução da prática em muitos colégios, principalmente os públicos, necessitam de inúmeras adaptações, o que justifica a relevância do presente estudo. Esses problemas vêm ao encontro às questões socioculturais e políticas que afetam tanto a estrutura escolar como o conhecimento prévio do professor. Consideramos para fechamento que a literatura indica que a prática de aventura pode proporcionar vivências nas quais o aluno, além de desenvolver seu corpo e suas habilidades, seja sozinho ou em grupo, desenvolve valorização do meio ambiente natural. Ou seja, as práticas de aventura são oportunidade para atender a legislação que determina a educação ambiental como conteúdo transversal, mas é preciso melhor formação e suporte aos professores.
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