Autoridade na escola : uma relação pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72004 |
Resumo: | Este trabalho é um estudo sobre o conceito de autoridade e como essa é construída pelo professor no dia a dia de sala de aula. Originou-se da necessidade de compreender as relações, algumas vezes, conflituosas e desgastantes entre professor e aluno e a constatação que a autoridade não é mais dada pela tradição como há algum tempo atrás, mas construída a cada momento. Os principais objetivos foram compreender a importância da autoridade do professor na sala de aula da Educação Infantil, identificar os aspectos relacionados na construção dessa autoridade e refletir sobre essa relação em tempos difíceis entre professores e alunos. Para compreender melhor este assunto, busquei embasamento teórico em vários autores, entre eles: Paulo Freire que reflete sobre a generosidade e a segurança que o professor deve estar revestido para garantir qualidade à sua autoridade. François Dubet deixa claro a importância da relação afetiva na construção da autoridade e consequente sucesso no trabalho pedagógico. Yves La Taille defende que ter autoridade necessita saber algo sobre um determinado assunto, quando se tem a capacidade de transmitir credibilidade sem ser preciso persuadir ou ameaçar para que realizem o que é pedido. Ana Carita e Graça Fernandes afirmam que o desgaste de energia do professor para resolver conflitos impede um melhor aproveitamento no campo do ensino e da aprendizagem. Este estudo consistiu-se numa pesquisa qualitativa, resultante da reflexão de parte da experiência no Estágio do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Os dados foram construídos a partir das observações em sala de aula, trazendo situações que foram registradas no Diário de Bordo do pbworks do estágio, no blog Portifólio de Aprendizagens e no Relatório de Estágio. Ao realizar este estudo entendi a importância da autoridade do professor para a construção da autonomia do aluno. O autoritarismo está geralmente ligado ao respeito e a obediência das regras de maneira imposta, sob coação. A autoridade também diz respeito às regras, mas ela acontece quando se tem a capacidade de transmitir credibilidade sem ser preciso persuadir ou ameaçar para que realizem o que é pedido. Para ser uma autoridade o professor ou adulto responsável pela criança devem procurar o autoconhecimento, a segurança e a firmeza em seus atos, carinho e respeito pelo outro, no caso a criança e acreditar que ela é capaz de aprender, ou seja, devem ocupar seu papel de saber conduzir certas situações nas quais as crianças precisam aprender valores, condutas e práticas que só irão adquirir se forem iniciadas pelo adulto. |
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Bauer, Maria Cristina Galimberti de SouzaGil, Carmem Zeli de Vargas2013-05-28T01:45:13Z2010http://hdl.handle.net/10183/72004000880905Este trabalho é um estudo sobre o conceito de autoridade e como essa é construída pelo professor no dia a dia de sala de aula. Originou-se da necessidade de compreender as relações, algumas vezes, conflituosas e desgastantes entre professor e aluno e a constatação que a autoridade não é mais dada pela tradição como há algum tempo atrás, mas construída a cada momento. Os principais objetivos foram compreender a importância da autoridade do professor na sala de aula da Educação Infantil, identificar os aspectos relacionados na construção dessa autoridade e refletir sobre essa relação em tempos difíceis entre professores e alunos. Para compreender melhor este assunto, busquei embasamento teórico em vários autores, entre eles: Paulo Freire que reflete sobre a generosidade e a segurança que o professor deve estar revestido para garantir qualidade à sua autoridade. François Dubet deixa claro a importância da relação afetiva na construção da autoridade e consequente sucesso no trabalho pedagógico. Yves La Taille defende que ter autoridade necessita saber algo sobre um determinado assunto, quando se tem a capacidade de transmitir credibilidade sem ser preciso persuadir ou ameaçar para que realizem o que é pedido. Ana Carita e Graça Fernandes afirmam que o desgaste de energia do professor para resolver conflitos impede um melhor aproveitamento no campo do ensino e da aprendizagem. Este estudo consistiu-se numa pesquisa qualitativa, resultante da reflexão de parte da experiência no Estágio do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Os dados foram construídos a partir das observações em sala de aula, trazendo situações que foram registradas no Diário de Bordo do pbworks do estágio, no blog Portifólio de Aprendizagens e no Relatório de Estágio. Ao realizar este estudo entendi a importância da autoridade do professor para a construção da autonomia do aluno. O autoritarismo está geralmente ligado ao respeito e a obediência das regras de maneira imposta, sob coação. A autoridade também diz respeito às regras, mas ela acontece quando se tem a capacidade de transmitir credibilidade sem ser preciso persuadir ou ameaçar para que realizem o que é pedido. Para ser uma autoridade o professor ou adulto responsável pela criança devem procurar o autoconhecimento, a segurança e a firmeza em seus atos, carinho e respeito pelo outro, no caso a criança e acreditar que ela é capaz de aprender, ou seja, devem ocupar seu papel de saber conduzir certas situações nas quais as crianças precisam aprender valores, condutas e práticas que só irão adquirir se forem iniciadas pelo adulto.application/pdfporAutoridadeEscolaAutoridade na escola : uma relação pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880905.pdf000880905.pdfTexto completoapplication/pdf233483http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72004/1/000880905.pdf0872056b80442bf4ae95c01c12073a8cMD51TEXT000880905.pdf.txt000880905.pdf.txtExtracted Texttext/plain64631http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72004/2/000880905.pdf.txt587fbabe1f5000ee7882bb23875eab88MD52THUMBNAIL000880905.pdf.jpg000880905.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72004/3/000880905.pdf.jpg576d362597a64facf40bdbf4a006889fMD5310183/720042018-10-15 07:43:52.16oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72004Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:43:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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