Utilização de imagens de alta resolução no mapeamento e gerenciamento de zonas de proteção de aeródromos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Jefferson Luís Ferreira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Saldanha, Dejanira Luderitz, Rocha, Ronaldo dos Santos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236054
Resumo: O crescimento desordenado das grandes cidades gera problemas na infra-estrutura urbana atingindo as proximidades dos aeroportos na forma de obstáculos que afetam a segurança das aeronaves, dos passageiros e da população que vive nesses locais. Além da segurança aeroportuária, a intensa circulação humana junto à Zona de Proteção dos Aeroportos, afeta o desenvolvimento sócio-econômico adequado da região. A padronização das operações aéreas no mundo, tornando-as mais seguras, levou a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) a publicar documentos normativos que regulamentam as atividades aeronáuticas. As medidas e os levantamentos de obstáculos devem ser de alta precisão e geralmente são realizados com métodos topográficos clássicos demandando altos custos. A alternativa é o uso de imagens de sensoriamento remoto de alta resolução (pixel igual ou inferior a 1m) que permite realizar essas medições com a precisão necessária, em um tempo menor, e maior eficiência também para o monitoramento continuo das áreas de implantações irregulares no entorno dos aeroportos. Neste trabalho duas imagens IKONOS 11 de 2001 e 2008 foram utilizadas para o levantamento da ocupação do entorno do Aeroporto Salgado Fillio em Porto Alegre, Rio Grande do SuL A metodologia proposta avaliou a eficiência destas imagens para o entendimento dos planos de zona de proteção de aeródromo, a sua relação com as áreas urbanas do entorno, a localização e a identificação de obstáculos. Este estudo revelou que as imagens de alta resolução são eficientes para a análise dos obstáculos com um erro estimado de 2,66 m nas coordenadas da imagem ortorretificada. Este parâmetro é considerado tolerável para a maior parte das superfícies limitadoras de obstáculos.
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