Implementation of sound workspace awareness to visually impaired users in aynchronous and cooperative web applications

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rodrigo Prestes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Conforto, Débora, Reategui, Eliseo Berni, Santarosa, Lucila Maria Costi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205457
Resumo: Este artigo discute a implementação de recursos de acessibilidade para deficientes visuais em sistemas síncronos e cooperativos na Internet. Com base no cenário sociocultural de afirmação da diferença e nos contextos de cooperação estabelecidos pela Web 2.0, discutimos a aplicação da Percepção no Espaço de Trabalho em ferramentas do Groupware através de Ícones Auditivos, Earcons, fala sintetizada, Live Region e Screen Readers em um sistema de chat na web. Trata-se de uma pesquisa experimental qualitativa com validação interna de dados e de objetivo exploratório. O processo de análise de coleta de dados foi realizado utilizando protocolos aplicados com cinco usuários reais. Os resultados das experiências mostraram uma adesão satisfatória dessas tecnologias na construção de percepção sonora para usuários de leitores de tela.
id UFRGS-2_e1c75c007ae35924500718379364e652
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205457
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Rodrigo PrestesConforto, DéboraReategui, Eliseo BerniSantarosa, Lucila Maria Costi2020-02-06T04:17:04Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/205457001110912Este artigo discute a implementação de recursos de acessibilidade para deficientes visuais em sistemas síncronos e cooperativos na Internet. Com base no cenário sociocultural de afirmação da diferença e nos contextos de cooperação estabelecidos pela Web 2.0, discutimos a aplicação da Percepção no Espaço de Trabalho em ferramentas do Groupware através de Ícones Auditivos, Earcons, fala sintetizada, Live Region e Screen Readers em um sistema de chat na web. Trata-se de uma pesquisa experimental qualitativa com validação interna de dados e de objetivo exploratório. O processo de análise de coleta de dados foi realizado utilizando protocolos aplicados com cinco usuários reais. Os resultados das experiências mostraram uma adesão satisfatória dessas tecnologias na construção de percepção sonora para usuários de leitores de tela.This paper discusses the implementation of accessibility features for visually impaired people in synchronous and cooperative systems on the Internet. Based on the sociocultural scenario of affirmation of difference and on the contexts of cooperation established by Web 2.0, we discuss the application of Sound Workspace Awareness in Groupware tools through Auditory Icons, Earcons, synthesized speech, Live Region, and Screen Readers in a Web chat system. The article presents a qualitative experimental research with internal data validation and an exploratory goal. The process of data collection and analysis was performed using protocols applied with five real users. The results of the experiments showed a satisfactory adherence of these technologies in the construction of Sound Workspace Awareness to screen reader users.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 15, n. 2 (dez. 2018), 10 f.Tecnologia educacionalDeficiente visualCooperationSynchronousWeb 2.0AccessibilityWAI-ARIACSCWAwarenessAuditory InterfacesBlind and visually impaired usersImplementation of sound workspace awareness to visually impaired users in aynchronous and cooperative web applicationsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110912.pdf.txt001110912.pdf.txtExtracted Texttext/plain33488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205457/2/001110912.pdf.txt4665056fb1f14252d63523d383be04a8MD52ORIGINAL001110912.pdfTexto completoapplication/pdf531500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205457/1/001110912.pdfdf8af607ec7ae538f3573ccdeb076404MD5110183/2054572020-02-07 05:14:39.462466oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205457Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-07T07:14:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implementation of sound workspace awareness to visually impaired users in aynchronous and cooperative web applications
title Implementation of sound workspace awareness to visually impaired users in aynchronous and cooperative web applications
spellingShingle Implementation of sound workspace awareness to visually impaired users in aynchronous and cooperative web applications
Machado, Rodrigo Prestes
Tecnologia educacional
Deficiente visual
Cooperation
Synchronous
Web 2.0
Accessibility
WAI-ARIA
CSCW
Awareness
Auditory Interfaces
Blind and visually impaired users
title_short Implementation of sound workspace awareness to visually impaired users in aynchronous and cooperative web applications
title_full Implementation of sound workspace awareness to visually impaired users in aynchronous and cooperative web applications
title_fullStr Implementation of sound workspace awareness to visually impaired users in aynchronous and cooperative web applications
title_full_unstemmed Implementation of sound workspace awareness to visually impaired users in aynchronous and cooperative web applications
title_sort Implementation of sound workspace awareness to visually impaired users in aynchronous and cooperative web applications
author Machado, Rodrigo Prestes
author_facet Machado, Rodrigo Prestes
Conforto, Débora
Reategui, Eliseo Berni
Santarosa, Lucila Maria Costi
author_role author
author2 Conforto, Débora
Reategui, Eliseo Berni
Santarosa, Lucila Maria Costi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rodrigo Prestes
Conforto, Débora
Reategui, Eliseo Berni
Santarosa, Lucila Maria Costi
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Deficiente visual
topic Tecnologia educacional
Deficiente visual
Cooperation
Synchronous
Web 2.0
Accessibility
WAI-ARIA
CSCW
Awareness
Auditory Interfaces
Blind and visually impaired users
dc.subject.eng.fl_str_mv Cooperation
Synchronous
Web 2.0
Accessibility
WAI-ARIA
CSCW
Awareness
Auditory Interfaces
Blind and visually impaired users
description Este artigo discute a implementação de recursos de acessibilidade para deficientes visuais em sistemas síncronos e cooperativos na Internet. Com base no cenário sociocultural de afirmação da diferença e nos contextos de cooperação estabelecidos pela Web 2.0, discutimos a aplicação da Percepção no Espaço de Trabalho em ferramentas do Groupware através de Ícones Auditivos, Earcons, fala sintetizada, Live Region e Screen Readers em um sistema de chat na web. Trata-se de uma pesquisa experimental qualitativa com validação interna de dados e de objetivo exploratório. O processo de análise de coleta de dados foi realizado utilizando protocolos aplicados com cinco usuários reais. Os resultados das experiências mostraram uma adesão satisfatória dessas tecnologias na construção de percepção sonora para usuários de leitores de tela.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-06T04:17:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205457
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001110912
identifier_str_mv 1679-1916
001110912
url http://hdl.handle.net/10183/205457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 15, n. 2 (dez. 2018), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205457/2/001110912.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205457/1/001110912.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4665056fb1f14252d63523d383be04a8
df8af607ec7ae538f3573ccdeb076404
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224985474236416