A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Henrique Gonçalves da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206630
Resumo: Como me formo um artista? Como me formo um professor? Como me transformo num professor-artista? O presente trabalho é um estudo sobre a prática do “professor artista” e sua relação com a atividade do ensino de teatro e fazer artístico. Representa uma tentativa de teorizar uma pesquisa que vem sendo realizada na prática, há muitos anos, a partir da experiência pessoal como ator e professor de teatro na oficina de Teatro Expressão e Criatividade. Apresenta um retorno às memórias, um ordenamento dos fatos mais relevantes, onde retornamos às primeiras experiências, primeiro contato com a arte, com o teatro e com a docência. Busca estimular a reflexão sobre as potências do cruzamento entre as práticas profissionais: atuar, e lecionar.
id UFRGS-2_e207da23375f247a2d2c29e1f06d01e5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206630
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Henrique Gonçalves daBrönstrup, Camila Bauer2020-03-11T04:17:18Z2019http://hdl.handle.net/10183/206630001111993Como me formo um artista? Como me formo um professor? Como me transformo num professor-artista? O presente trabalho é um estudo sobre a prática do “professor artista” e sua relação com a atividade do ensino de teatro e fazer artístico. Representa uma tentativa de teorizar uma pesquisa que vem sendo realizada na prática, há muitos anos, a partir da experiência pessoal como ator e professor de teatro na oficina de Teatro Expressão e Criatividade. Apresenta um retorno às memórias, um ordenamento dos fatos mais relevantes, onde retornamos às primeiras experiências, primeiro contato com a arte, com o teatro e com a docência. Busca estimular a reflexão sobre as potências do cruzamento entre as práticas profissionais: atuar, e lecionar.How do I graduate as an artist? How do I graduate a teacher? How do I become a teacher-artist? The present work is a study about the practice of the “artist teacher” and its relation with the activity of the theater teaching and artistic making. It represents an attempt to theorize research that has been carried out in practice for many years from personal experience as an actor and drama teacher at the Expression and Creativity Theater workshop. It presents a return to memories, an ordering of the most relevant facts, where we return to the first experiences, first contact with art, theater and teaching. It seeks to stimulate reflection on the potentials of the intersection between professional practices: acting, and teaching.application/pdfporProfessorPrática pedagógicaTeatroArtistaOficina de teatroTeatro : EnsinoTeacher-artistPedagogical practiceTheaterTheater teacherTheater workshopA construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111993.pdf.txt001111993.pdf.txtExtracted Texttext/plain87716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206630/2/001111993.pdf.txtff6b5c6f3d5d326c7e16db1f0c5fefe4MD52ORIGINAL001111993.pdfTexto completoapplication/pdf3518473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206630/1/001111993.pdf04d988fb7d33c02b6020bacfb775647eMD5110183/2066302022-05-24 04:46:12.315245oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206630Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-24T07:46:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade
title A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade
spellingShingle A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade
Silveira, Henrique Gonçalves da
Professor
Prática pedagógica
Teatro
Artista
Oficina de teatro
Teatro : Ensino
Teacher-artist
Pedagogical practice
Theater
Theater teacher
Theater workshop
title_short A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade
title_full A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade
title_fullStr A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade
title_full_unstemmed A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade
title_sort A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade
author Silveira, Henrique Gonçalves da
author_facet Silveira, Henrique Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Henrique Gonçalves da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brönstrup, Camila Bauer
contributor_str_mv Brönstrup, Camila Bauer
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Prática pedagógica
Teatro
Artista
Oficina de teatro
Teatro : Ensino
topic Professor
Prática pedagógica
Teatro
Artista
Oficina de teatro
Teatro : Ensino
Teacher-artist
Pedagogical practice
Theater
Theater teacher
Theater workshop
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher-artist
Pedagogical practice
Theater
Theater teacher
Theater workshop
description Como me formo um artista? Como me formo um professor? Como me transformo num professor-artista? O presente trabalho é um estudo sobre a prática do “professor artista” e sua relação com a atividade do ensino de teatro e fazer artístico. Representa uma tentativa de teorizar uma pesquisa que vem sendo realizada na prática, há muitos anos, a partir da experiência pessoal como ator e professor de teatro na oficina de Teatro Expressão e Criatividade. Apresenta um retorno às memórias, um ordenamento dos fatos mais relevantes, onde retornamos às primeiras experiências, primeiro contato com a arte, com o teatro e com a docência. Busca estimular a reflexão sobre as potências do cruzamento entre as práticas profissionais: atuar, e lecionar.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-11T04:17:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206630
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001111993
url http://hdl.handle.net/10183/206630
identifier_str_mv 001111993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206630/2/001111993.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206630/1/001111993.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ff6b5c6f3d5d326c7e16db1f0c5fefe4
04d988fb7d33c02b6020bacfb775647e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224594409914368