A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206630 |
Resumo: | Como me formo um artista? Como me formo um professor? Como me transformo num professor-artista? O presente trabalho é um estudo sobre a prática do “professor artista” e sua relação com a atividade do ensino de teatro e fazer artístico. Representa uma tentativa de teorizar uma pesquisa que vem sendo realizada na prática, há muitos anos, a partir da experiência pessoal como ator e professor de teatro na oficina de Teatro Expressão e Criatividade. Apresenta um retorno às memórias, um ordenamento dos fatos mais relevantes, onde retornamos às primeiras experiências, primeiro contato com a arte, com o teatro e com a docência. Busca estimular a reflexão sobre as potências do cruzamento entre as práticas profissionais: atuar, e lecionar. |
id |
UFRGS-2_e207da23375f247a2d2c29e1f06d01e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206630 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Henrique Gonçalves daBrönstrup, Camila Bauer2020-03-11T04:17:18Z2019http://hdl.handle.net/10183/206630001111993Como me formo um artista? Como me formo um professor? Como me transformo num professor-artista? O presente trabalho é um estudo sobre a prática do “professor artista” e sua relação com a atividade do ensino de teatro e fazer artístico. Representa uma tentativa de teorizar uma pesquisa que vem sendo realizada na prática, há muitos anos, a partir da experiência pessoal como ator e professor de teatro na oficina de Teatro Expressão e Criatividade. Apresenta um retorno às memórias, um ordenamento dos fatos mais relevantes, onde retornamos às primeiras experiências, primeiro contato com a arte, com o teatro e com a docência. Busca estimular a reflexão sobre as potências do cruzamento entre as práticas profissionais: atuar, e lecionar.How do I graduate as an artist? How do I graduate a teacher? How do I become a teacher-artist? The present work is a study about the practice of the “artist teacher” and its relation with the activity of the theater teaching and artistic making. It represents an attempt to theorize research that has been carried out in practice for many years from personal experience as an actor and drama teacher at the Expression and Creativity Theater workshop. It presents a return to memories, an ordering of the most relevant facts, where we return to the first experiences, first contact with art, theater and teaching. It seeks to stimulate reflection on the potentials of the intersection between professional practices: acting, and teaching.application/pdfporProfessorPrática pedagógicaTeatroArtistaOficina de teatroTeatro : EnsinoTeacher-artistPedagogical practiceTheaterTheater teacherTheater workshopA construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111993.pdf.txt001111993.pdf.txtExtracted Texttext/plain87716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206630/2/001111993.pdf.txtff6b5c6f3d5d326c7e16db1f0c5fefe4MD52ORIGINAL001111993.pdfTexto completoapplication/pdf3518473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206630/1/001111993.pdf04d988fb7d33c02b6020bacfb775647eMD5110183/2066302022-05-24 04:46:12.315245oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206630Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-24T07:46:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade |
title |
A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade |
spellingShingle |
A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade Silveira, Henrique Gonçalves da Professor Prática pedagógica Teatro Artista Oficina de teatro Teatro : Ensino Teacher-artist Pedagogical practice Theater Theater teacher Theater workshop |
title_short |
A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade |
title_full |
A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade |
title_fullStr |
A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade |
title_full_unstemmed |
A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade |
title_sort |
A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade |
author |
Silveira, Henrique Gonçalves da |
author_facet |
Silveira, Henrique Gonçalves da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Henrique Gonçalves da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brönstrup, Camila Bauer |
contributor_str_mv |
Brönstrup, Camila Bauer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Prática pedagógica Teatro Artista Oficina de teatro Teatro : Ensino |
topic |
Professor Prática pedagógica Teatro Artista Oficina de teatro Teatro : Ensino Teacher-artist Pedagogical practice Theater Theater teacher Theater workshop |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher-artist Pedagogical practice Theater Theater teacher Theater workshop |
description |
Como me formo um artista? Como me formo um professor? Como me transformo num professor-artista? O presente trabalho é um estudo sobre a prática do “professor artista” e sua relação com a atividade do ensino de teatro e fazer artístico. Representa uma tentativa de teorizar uma pesquisa que vem sendo realizada na prática, há muitos anos, a partir da experiência pessoal como ator e professor de teatro na oficina de Teatro Expressão e Criatividade. Apresenta um retorno às memórias, um ordenamento dos fatos mais relevantes, onde retornamos às primeiras experiências, primeiro contato com a arte, com o teatro e com a docência. Busca estimular a reflexão sobre as potências do cruzamento entre as práticas profissionais: atuar, e lecionar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-11T04:17:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206630 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001111993 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206630 |
identifier_str_mv |
001111993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206630/2/001111993.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206630/1/001111993.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff6b5c6f3d5d326c7e16db1f0c5fefe4 04d988fb7d33c02b6020bacfb775647e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224594409914368 |