Reforma e desafios da educação superior : o processo de Bolonha dez anos depois
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187671 |
Resumo: | Este artigo trata da implementação do Processo de Bolonha iniciado em 1998. Tal processo consiste em uma ampla reforma da educação superior na Europa. Após se examinar a trajetória de consolidação dos objetivos e as metas desse programa, é focalizada, privilegiadamente, a situação atual do ensino superior na Alemanha. São abordados três aspectos centrais: o processo de formulação de uma reforma de proporções continentais por meio das conferências e dos comunicados; as mudanças introduzidas na organização do ensino superior; e, por fim, a análise do processo de adoção do modelo Bolonha no sistema de ensino superior na Alemanha e os problemas e desafios dez anos depois. |
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Neves, Clarissa Eckert Baeta2019-01-12T04:22:00Z20112236-7527http://hdl.handle.net/10183/187671000828449Este artigo trata da implementação do Processo de Bolonha iniciado em 1998. Tal processo consiste em uma ampla reforma da educação superior na Europa. Após se examinar a trajetória de consolidação dos objetivos e as metas desse programa, é focalizada, privilegiadamente, a situação atual do ensino superior na Alemanha. São abordados três aspectos centrais: o processo de formulação de uma reforma de proporções continentais por meio das conferências e dos comunicados; as mudanças introduzidas na organização do ensino superior; e, por fim, a análise do processo de adoção do modelo Bolonha no sistema de ensino superior na Alemanha e os problemas e desafios dez anos depois.This article deals with the implementation of the Bologna Process, which began in 1998. This process consists of a comprehensive reform of higher education in Europe. After examining the trajectory for consolidating the objectives and goals of this program, the current situation of higher education in Germany is focused. Three aspects are central: the process of formulating a reform of continental proportions by means of conferences and releases, the changes at the organization of higher education and, finally, the analysis of the process of adopting Bologna model in higher educational system in Germany and the problems and challenges after ten years.application/pdfporSociologia & antropologia. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 1, n. 1 (jul. 2011), p. 181-207Ensino superiorPolítica educacionalEnsino superior : AlemanhaHigher educationBologna processEducation policyHigher education in GermanyHigher education in EuropeReforma e desafios da educação superior : o processo de Bolonha dez anos depoisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000828449.pdf.txt000828449.pdf.txtExtracted Texttext/plain67542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187671/2/000828449.pdf.txt0ecdd30370a98e97c937054b997069b6MD52ORIGINAL000828449.pdfTexto completoapplication/pdf601359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187671/1/000828449.pdfb4b52950dcfc61cefd4a771d16032b35MD5110183/1876712019-01-13 04:08:09.558565oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187671Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-13T06:08:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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