Funções executivas em crianças de pré-escola : intervenção pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248882 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso da Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul possui como temática as funções executivas em crianças de pré-escola e tem como objetivo verificar o efeito de uma intervenção, cuja meta é o desenvolvimento das funções executivas, sobre alunos de uma turma de pré-escola de uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada no município de Esteio (RS). Os alunos da turma do pré foram avaliados antes e depois da intervenção com uma tarefa de autorregulação denominada Head-Shoulders-Knees-Toes (HTKS). Esta é uma pesquisa de delineamento experimental (grupo controle/grupo experimental), na qual foi realizada análise da intervenção proposta com base no referencial teórico metodológico acerca das funções executivas. Sendo assim, foi feito tanto uma análise quantitativa quanto qualitativa dos resultados obtidos durante a pesquisa. |
id |
UFRGS-2_e37e521bd3722c6e97a66611cc6dea0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248882 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Fabíola PeixotoCorso, Helena Vellinho2022-09-14T04:53:52Z2021http://hdl.handle.net/10183/248882001149675Este trabalho de conclusão de curso da Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul possui como temática as funções executivas em crianças de pré-escola e tem como objetivo verificar o efeito de uma intervenção, cuja meta é o desenvolvimento das funções executivas, sobre alunos de uma turma de pré-escola de uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada no município de Esteio (RS). Os alunos da turma do pré foram avaliados antes e depois da intervenção com uma tarefa de autorregulação denominada Head-Shoulders-Knees-Toes (HTKS). Esta é uma pesquisa de delineamento experimental (grupo controle/grupo experimental), na qual foi realizada análise da intervenção proposta com base no referencial teórico metodológico acerca das funções executivas. Sendo assim, foi feito tanto uma análise quantitativa quanto qualitativa dos resultados obtidos durante a pesquisa.application/pdfporFunção executivaEducação pré-escolarAutorregulaçãoFunções executivas em crianças de pré-escola : intervenção pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149675.pdf.txt001149675.pdf.txtExtracted Texttext/plain136318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248882/2/001149675.pdf.txtdaad6b09792641716ac4b29827dde40bMD52ORIGINAL001149675.pdfTexto completoapplication/pdf8217446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248882/1/001149675.pdf1e176bca5282f22905874e6e417e6a6fMD5110183/2488822022-09-15 04:59:57.06246oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248882Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-15T07:59:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Funções executivas em crianças de pré-escola : intervenção pedagógica |
title |
Funções executivas em crianças de pré-escola : intervenção pedagógica |
spellingShingle |
Funções executivas em crianças de pré-escola : intervenção pedagógica Teixeira, Fabíola Peixoto Função executiva Educação pré-escolar Autorregulação |
title_short |
Funções executivas em crianças de pré-escola : intervenção pedagógica |
title_full |
Funções executivas em crianças de pré-escola : intervenção pedagógica |
title_fullStr |
Funções executivas em crianças de pré-escola : intervenção pedagógica |
title_full_unstemmed |
Funções executivas em crianças de pré-escola : intervenção pedagógica |
title_sort |
Funções executivas em crianças de pré-escola : intervenção pedagógica |
author |
Teixeira, Fabíola Peixoto |
author_facet |
Teixeira, Fabíola Peixoto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Fabíola Peixoto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corso, Helena Vellinho |
contributor_str_mv |
Corso, Helena Vellinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Função executiva Educação pré-escolar Autorregulação |
topic |
Função executiva Educação pré-escolar Autorregulação |
description |
Este trabalho de conclusão de curso da Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul possui como temática as funções executivas em crianças de pré-escola e tem como objetivo verificar o efeito de uma intervenção, cuja meta é o desenvolvimento das funções executivas, sobre alunos de uma turma de pré-escola de uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada no município de Esteio (RS). Os alunos da turma do pré foram avaliados antes e depois da intervenção com uma tarefa de autorregulação denominada Head-Shoulders-Knees-Toes (HTKS). Esta é uma pesquisa de delineamento experimental (grupo controle/grupo experimental), na qual foi realizada análise da intervenção proposta com base no referencial teórico metodológico acerca das funções executivas. Sendo assim, foi feito tanto uma análise quantitativa quanto qualitativa dos resultados obtidos durante a pesquisa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-14T04:53:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/248882 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001149675 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/248882 |
identifier_str_mv |
001149675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248882/2/001149675.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248882/1/001149675.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
daad6b09792641716ac4b29827dde40b 1e176bca5282f22905874e6e417e6a6f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224641096712192 |