Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josino, Camila Ruszkovski Marques
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dias, Míriam Thaís Guterres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222245
Resumo: O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo desenvolver uma Revisão Integrativa nas produções científicas de pesquisas qualitativas sobre Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária no âmbito nacional, para analisar a aplicação da sua metodologia frente a elaboração e sistematização de políticas. Método: foram utilizadas as bases de dados: LILACS, IBECS, SciELO e Medline. Resultados: dos 2.340 artigos correspondentes aos descritores utilizados, após a leitura na íntegra e respondendo ao objetivo 20 foram incluídos. Conclusão: Foi revelado o desconhecimento acerca da PNEPS, assim como da sua metodologia. EPS deve ser compreendida como um instrumento do e no trabalho das equipes de saúde da Atenção Primária, uma vez que, consiste na colaboração em grupos na aquisição de capacidade de ser coautor nos seus processos de modificações e reestruturações dos serviços de saúde.
id UFRGS-2_e3a08d2748148501929974b1aafe8336
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222245
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Josino, Camila Ruszkovski MarquesDias, Míriam Thaís Guterres2021-06-16T04:36:35Z20202176-9575http://hdl.handle.net/10183/222245001121997O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo desenvolver uma Revisão Integrativa nas produções científicas de pesquisas qualitativas sobre Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária no âmbito nacional, para analisar a aplicação da sua metodologia frente a elaboração e sistematização de políticas. Método: foram utilizadas as bases de dados: LILACS, IBECS, SciELO e Medline. Resultados: dos 2.340 artigos correspondentes aos descritores utilizados, após a leitura na íntegra e respondendo ao objetivo 20 foram incluídos. Conclusão: Foi revelado o desconhecimento acerca da PNEPS, assim como da sua metodologia. EPS deve ser compreendida como um instrumento do e no trabalho das equipes de saúde da Atenção Primária, uma vez que, consiste na colaboração em grupos na aquisição de capacidade de ser coautor nos seus processos de modificações e reestruturações dos serviços de saúde.The article presents the results of research on Permanent Education(PE)in Primary Health Care(PHC)atthe national level. The objective was todevelop an Integrative Review ofthe scientific works,within indexeddatabases,of qualitative research on PEin PHC, to enable an analysis ofthe application of its methodology in the Brazilian reality. Following the inclusioncriteria, fromthe 2,340 articles corresponding to the descriptors used, 20 studies were selected for analysis. It was possible to verify alack of knowledge about PE in PHCand its methodology.application/pdfporArgumentum. Vitória, ES. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 207-221Educação permanenteAtenção primária à saúdePermanent education in healthPermanent educationContinuing educationHealth educationPrimary health careIntegrative reviewExpressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativaExpressions of permanent education in primary health care : an integrative reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121997.pdf.txt001121997.pdf.txtExtracted Texttext/plain46646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222245/2/001121997.pdf.txt9258831f38a455127888a90e73c5a338MD52ORIGINAL001121997.pdfTexto completoapplication/pdf857228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222245/1/001121997.pdf14267e04cf125d368a94a913b1aaeff6MD5110183/2222452021-06-26 04:40:59.071073oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222245Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:40:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Expressions of permanent education in primary health care : an integrative review
title Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa
spellingShingle Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa
Josino, Camila Ruszkovski Marques
Educação permanente
Atenção primária à saúde
Permanent education in health
Permanent education
Continuing education
Health education
Primary health care
Integrative review
title_short Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa
title_full Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa
title_fullStr Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa
title_sort Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa
author Josino, Camila Ruszkovski Marques
author_facet Josino, Camila Ruszkovski Marques
Dias, Míriam Thaís Guterres
author_role author
author2 Dias, Míriam Thaís Guterres
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Josino, Camila Ruszkovski Marques
Dias, Míriam Thaís Guterres
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente
Atenção primária à saúde
topic Educação permanente
Atenção primária à saúde
Permanent education in health
Permanent education
Continuing education
Health education
Primary health care
Integrative review
dc.subject.eng.fl_str_mv Permanent education in health
Permanent education
Continuing education
Health education
Primary health care
Integrative review
description O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo desenvolver uma Revisão Integrativa nas produções científicas de pesquisas qualitativas sobre Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária no âmbito nacional, para analisar a aplicação da sua metodologia frente a elaboração e sistematização de políticas. Método: foram utilizadas as bases de dados: LILACS, IBECS, SciELO e Medline. Resultados: dos 2.340 artigos correspondentes aos descritores utilizados, após a leitura na íntegra e respondendo ao objetivo 20 foram incluídos. Conclusão: Foi revelado o desconhecimento acerca da PNEPS, assim como da sua metodologia. EPS deve ser compreendida como um instrumento do e no trabalho das equipes de saúde da Atenção Primária, uma vez que, consiste na colaboração em grupos na aquisição de capacidade de ser coautor nos seus processos de modificações e reestruturações dos serviços de saúde.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-16T04:36:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222245
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2176-9575
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121997
identifier_str_mv 2176-9575
001121997
url http://hdl.handle.net/10183/222245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Argumentum. Vitória, ES. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 207-221
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222245/2/001121997.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222245/1/001121997.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9258831f38a455127888a90e73c5a338
14267e04cf125d368a94a913b1aaeff6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225020730507264