A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigoni, Paulo Roberto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205155
Resumo: O presente trabalho visa a apresentar a importância das práticas e demonstrações com conteúdos programáticos em sala de aula para uma aprendizagem consistente e para o fortalecimento da interação professor-aluno. Nesta obra, fruto de experiência pessoal em escolas de Ensino Fundamental e Médio, procura-se mostrar a relevância de bem compreender o conceito de afetividade, particularmente da emoção, tão presente na sala de aula, e de mediação em práticas e demonstrações. A interação professor-aluno é abordada segundo a Teoria da Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein, segundo a qual o professor/mediador seleciona e canaliza os estímulos (intencionalidade). Na resposta do aluno (reciprocidade), há a possibilidade de o mediador corrigir funções cognitivas deficientes. Ambientes bem planejados e preparados com práticas e demonstrações, por serem ricos em estímulos, despertam o interesse do aluno, facilitam a aprendizagem e promovem a aproximação do “par educativo”.
id UFRGS-2_e60cb209dd7ad0a35b003558960e9360
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205155
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rigoni, Paulo RobertoKaercher, Nestor André2020-01-31T04:12:11Z2019http://hdl.handle.net/10183/205155001111112O presente trabalho visa a apresentar a importância das práticas e demonstrações com conteúdos programáticos em sala de aula para uma aprendizagem consistente e para o fortalecimento da interação professor-aluno. Nesta obra, fruto de experiência pessoal em escolas de Ensino Fundamental e Médio, procura-se mostrar a relevância de bem compreender o conceito de afetividade, particularmente da emoção, tão presente na sala de aula, e de mediação em práticas e demonstrações. A interação professor-aluno é abordada segundo a Teoria da Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein, segundo a qual o professor/mediador seleciona e canaliza os estímulos (intencionalidade). Na resposta do aluno (reciprocidade), há a possibilidade de o mediador corrigir funções cognitivas deficientes. Ambientes bem planejados e preparados com práticas e demonstrações, por serem ricos em estímulos, despertam o interesse do aluno, facilitam a aprendizagem e promovem a aproximação do “par educativo”.This work aims to present the importance of practical activities and demonstrations with programmatic contents in class towards consistent learning and the strengthening of the teacher-student interaction. This work, the fruit of personal experiences in Elementary and High Schools, seeks to show the relevance of well understanding the concept of affectivity, especially emotion, ever so present in the classroom, and of mediation in practical activities and demonstrations. The teacher-student interaction is broached according to Reuven Feuerstein’s Theory of Mediated Learning Experience, in which the teacher/mediator selects and channels the stimuli (intentionality). In the student’s response (reciprocity), there is the possibility of correction of defective cognitive functions by the mediator. Because of their richness of stimuli, environments well planned and prepared with practical activities and demonstrations bring out the student’s interest, make learning easier and promote the proximity of the “educational pair”.application/pdfporPrática docenteAprendizagem baseada em práticasIntencionalidadeLearningAffectivityMediationCognitionIntentionalityReciprocityA importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111112.pdf.txt001111112.pdf.txtExtracted Texttext/plain102830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205155/2/001111112.pdf.txt4a2e27c411ba60c8237cebe6b53ebb03MD52ORIGINAL001111112.pdfTexto completoapplication/pdf562628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205155/1/001111112.pdfc3e77fc928693d81f6d49e9d421548b0MD5110183/2051552020-12-24 05:20:27.908947oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205155Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-24T07:20:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes
title A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes
spellingShingle A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes
Rigoni, Paulo Roberto
Prática docente
Aprendizagem baseada em práticas
Intencionalidade
Learning
Affectivity
Mediation
Cognition
Intentionality
Reciprocity
title_short A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes
title_full A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes
title_fullStr A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes
title_full_unstemmed A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes
title_sort A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes
author Rigoni, Paulo Roberto
author_facet Rigoni, Paulo Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigoni, Paulo Roberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Nestor André
contributor_str_mv Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Aprendizagem baseada em práticas
Intencionalidade
topic Prática docente
Aprendizagem baseada em práticas
Intencionalidade
Learning
Affectivity
Mediation
Cognition
Intentionality
Reciprocity
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Affectivity
Mediation
Cognition
Intentionality
Reciprocity
description O presente trabalho visa a apresentar a importância das práticas e demonstrações com conteúdos programáticos em sala de aula para uma aprendizagem consistente e para o fortalecimento da interação professor-aluno. Nesta obra, fruto de experiência pessoal em escolas de Ensino Fundamental e Médio, procura-se mostrar a relevância de bem compreender o conceito de afetividade, particularmente da emoção, tão presente na sala de aula, e de mediação em práticas e demonstrações. A interação professor-aluno é abordada segundo a Teoria da Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein, segundo a qual o professor/mediador seleciona e canaliza os estímulos (intencionalidade). Na resposta do aluno (reciprocidade), há a possibilidade de o mediador corrigir funções cognitivas deficientes. Ambientes bem planejados e preparados com práticas e demonstrações, por serem ricos em estímulos, despertam o interesse do aluno, facilitam a aprendizagem e promovem a aproximação do “par educativo”.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-31T04:12:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205155
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001111112
url http://hdl.handle.net/10183/205155
identifier_str_mv 001111112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205155/2/001111112.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205155/1/001111112.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a2e27c411ba60c8237cebe6b53ebb03
c3e77fc928693d81f6d49e9d421548b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224591155134464