Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223920 |
Resumo: | Este artigo trata de um estudo cujo objetivo é analisar os elementos de gestão em cursos em Educação a Distância (EAD) via Internet. Para isso, identificaram-se os elementos de gestão com base nos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) e na Visão Baseada em Recursos (RBV); verificar os recursos e como ocorre o gerenciamento destes e, por fim, propor os elementos para apoiar o processo de gestão. A metodologia da pesquisa e o estudo de caso baseado no curso de graduação em Administração a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) onde o protocolo do estudo de caso foi validado com especialistas em EAD. Com o auxílio da RBV, os resultados obtidos a partir deste caso destacam que alguns FCS estão relacionados com os elementos de gestão. Pretende-se utilizar o protocolo desenvolvido e validado no presente estudo para a realização de estudos de caso-múltiplos. |
id |
UFRGS-2_ec680a42574b98acb07b28d313e3da8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223920 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Retamal, Daniela Rodrigues CunhaBehar, Patrícia AlejandraMaçada, Antônio Carlos Gastaud2021-07-14T04:32:52Z20091679-1916http://hdl.handle.net/10183/223920001095893Este artigo trata de um estudo cujo objetivo é analisar os elementos de gestão em cursos em Educação a Distância (EAD) via Internet. Para isso, identificaram-se os elementos de gestão com base nos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) e na Visão Baseada em Recursos (RBV); verificar os recursos e como ocorre o gerenciamento destes e, por fim, propor os elementos para apoiar o processo de gestão. A metodologia da pesquisa e o estudo de caso baseado no curso de graduação em Administração a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) onde o protocolo do estudo de caso foi validado com especialistas em EAD. Com o auxílio da RBV, os resultados obtidos a partir deste caso destacam que alguns FCS estão relacionados com os elementos de gestão. Pretende-se utilizar o protocolo desenvolvido e validado no presente estudo para a realização de estudos de caso-múltiplos.The aim of this article is to analyze the management elements used in Distance Learning (DL) courses via the Internet. To do so, Critical Success Factors (CSF) and the Resource-Based View (RBV) are used to identify management elements, analyze resources and how they are managed, and finally propose elements to support the management process. The methodology is a case study investigation based on the Undergraduate Distance Learning Business Program of Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) where the case study protocol was validated by DL specialists. With the aid of RBV, evidence was obtained from this case which highlighted some CSF related to management elements. It is intended to use the protocol developed and validated in the present study to carry out multiple-case studies.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jul. 2009), p. 1-10Educação a distânciaGestãoCritical success factorsResource-based viewManagement of distance learning coursesElementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recursoManagement elements for distance learning : a study based on critical success factors and resource-based viewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095893.pdf.txt001095893.pdf.txtExtracted Texttext/plain40200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223920/2/001095893.pdf.txtea2adf63d0faf0310b25fa7cf7fa7369MD52ORIGINAL001095893.pdfTexto completoapplication/pdf112745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223920/1/001095893.pdf182a9091f0bbc6fd6fe36a7dabbb783dMD5110183/2239202021-08-18 04:49:45.653645oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223920Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:49:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Management elements for distance learning : a study based on critical success factors and resource-based view |
title |
Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso |
spellingShingle |
Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso Retamal, Daniela Rodrigues Cunha Educação a distância Gestão Critical success factors Resource-based view Management of distance learning courses |
title_short |
Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso |
title_full |
Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso |
title_fullStr |
Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso |
title_full_unstemmed |
Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso |
title_sort |
Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso |
author |
Retamal, Daniela Rodrigues Cunha |
author_facet |
Retamal, Daniela Rodrigues Cunha Behar, Patrícia Alejandra Maçada, Antônio Carlos Gastaud |
author_role |
author |
author2 |
Behar, Patrícia Alejandra Maçada, Antônio Carlos Gastaud |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Retamal, Daniela Rodrigues Cunha Behar, Patrícia Alejandra Maçada, Antônio Carlos Gastaud |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Gestão |
topic |
Educação a distância Gestão Critical success factors Resource-based view Management of distance learning courses |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Critical success factors Resource-based view Management of distance learning courses |
description |
Este artigo trata de um estudo cujo objetivo é analisar os elementos de gestão em cursos em Educação a Distância (EAD) via Internet. Para isso, identificaram-se os elementos de gestão com base nos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) e na Visão Baseada em Recursos (RBV); verificar os recursos e como ocorre o gerenciamento destes e, por fim, propor os elementos para apoiar o processo de gestão. A metodologia da pesquisa e o estudo de caso baseado no curso de graduação em Administração a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) onde o protocolo do estudo de caso foi validado com especialistas em EAD. Com o auxílio da RBV, os resultados obtidos a partir deste caso destacam que alguns FCS estão relacionados com os elementos de gestão. Pretende-se utilizar o protocolo desenvolvido e validado no presente estudo para a realização de estudos de caso-múltiplos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-14T04:32:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223920 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001095893 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001095893 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jul. 2009), p. 1-10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223920/2/001095893.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223920/1/001095893.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ea2adf63d0faf0310b25fa7cf7fa7369 182a9091f0bbc6fd6fe36a7dabbb783d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225025887404032 |