A quantificação da qualidade : algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Natália de Lacerda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220885
Resumo: Neste artigo, apresento análise acerca das relações, observáveis no caso brasileiro, entre os índices de reprovação escolar e a aferição da qualidade do ensino. A opção foi focalizar as discussões sobre a possibilidade de quantificação da qualidade do ensino desde o século XX. Inicialmente, foi preciso considerar a polissemia do termo qualidade e suas implicações para os processos de quantificação. O exame da documentação permitiu ver que coexistiram, no Brasil, por longo período a naturalização do fraco desempenho escolar dos alunos e críticas aos altos índices de reprovação repudiados como mecanismo de seletividade e exclusão. A articulação entre reprovação escolar e qualidade do ensino é, ainda hoje, perceptível no contexto educacional brasileiro, como se observou pela análise do modo de construção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que, desde 2007, busca quantificar a qualidade da escola no Brasil. Nesse índice, a aferição dos saberes escolares que os alunos dominam não é condição suficiente para considerar o ensino de qualidade. Tem-se assumido também como necessário garantir um fluxo escolar normalizado, com baixa incidência de reprovação e abandono.
id UFRGS-2_ecbb27bc3e5d79b56ce63706ba577142
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220885
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gil, Natália de Lacerda2021-05-13T04:27:20Z20211517-4522http://hdl.handle.net/10183/220885001125358Neste artigo, apresento análise acerca das relações, observáveis no caso brasileiro, entre os índices de reprovação escolar e a aferição da qualidade do ensino. A opção foi focalizar as discussões sobre a possibilidade de quantificação da qualidade do ensino desde o século XX. Inicialmente, foi preciso considerar a polissemia do termo qualidade e suas implicações para os processos de quantificação. O exame da documentação permitiu ver que coexistiram, no Brasil, por longo período a naturalização do fraco desempenho escolar dos alunos e críticas aos altos índices de reprovação repudiados como mecanismo de seletividade e exclusão. A articulação entre reprovação escolar e qualidade do ensino é, ainda hoje, perceptível no contexto educacional brasileiro, como se observou pela análise do modo de construção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que, desde 2007, busca quantificar a qualidade da escola no Brasil. Nesse índice, a aferição dos saberes escolares que os alunos dominam não é condição suficiente para considerar o ensino de qualidade. Tem-se assumido também como necessário garantir um fluxo escolar normalizado, com baixa incidência de reprovação e abandono.This article presents an analysis of the relations, observable in the Brazilian case, between school failure rates and the measurement of quality of teaching. The focus is put on discussions about the possibility of quantifying the quality of teaching as of the 20th century. Initially, the polysemy of the term quality and its implications for the quantification processes is discussed. The analysis of documentation allows to see that, in Brazil, the naturalization of the students’ poor school performance coexisted with criticism of high rates of grade repetition as a mechanism of selectivity and exclusion. The overlapping of school failure rates and the measurement of the quality of teaching is, still today, perceptible in the Brazilian educational context, as it was observed by the analysis of construction of the IDEB (Basic Educational Development Index) that, since 2007, seek to quantify school quality in Brazil. This index comprises not only the measurement of the knowledge acquired by students, considered not to be a sufficient condition to assess teaching quality, but also the occurrence of a standardised school progression, with a low incidence of failure and dropout.application/pdfporSociologias. Porto Alegre, RS. Vol. 23, n. 56 (jan./abr. 2021), p. 184-209Estatistica educacionalQualidade da educaçãoAvaliação da educaçãoÍndice de Desenvolvimento da Educação BásicaEducationStatisticsIDEBEducation qualityTeaching evaluationA quantificação da qualidade : algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no BrasilThe quantification of quality : some considerations on the school failure rates in Brazilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125358.pdf.txt001125358.pdf.txtExtracted Texttext/plain62342http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220885/2/001125358.pdf.txt7733b5c707ee96cddd666cfdde02cd26MD52ORIGINAL001125358.pdfTexto completoapplication/pdf229540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220885/1/001125358.pdf69e4cbfb001fe2d13432db2ea15f73ecMD5110183/2208852021-05-26 04:43:38.005817oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220885Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:43:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A quantificação da qualidade : algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The quantification of quality : some considerations on the school failure rates in Brazil
title A quantificação da qualidade : algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil
spellingShingle A quantificação da qualidade : algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil
Gil, Natália de Lacerda
Estatistica educacional
Qualidade da educação
Avaliação da educação
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Education
Statistics
IDEB
Education quality
Teaching evaluation
title_short A quantificação da qualidade : algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil
title_full A quantificação da qualidade : algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil
title_fullStr A quantificação da qualidade : algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil
title_full_unstemmed A quantificação da qualidade : algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil
title_sort A quantificação da qualidade : algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil
author Gil, Natália de Lacerda
author_facet Gil, Natália de Lacerda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Natália de Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Estatistica educacional
Qualidade da educação
Avaliação da educação
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
topic Estatistica educacional
Qualidade da educação
Avaliação da educação
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Education
Statistics
IDEB
Education quality
Teaching evaluation
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Statistics
IDEB
Education quality
Teaching evaluation
description Neste artigo, apresento análise acerca das relações, observáveis no caso brasileiro, entre os índices de reprovação escolar e a aferição da qualidade do ensino. A opção foi focalizar as discussões sobre a possibilidade de quantificação da qualidade do ensino desde o século XX. Inicialmente, foi preciso considerar a polissemia do termo qualidade e suas implicações para os processos de quantificação. O exame da documentação permitiu ver que coexistiram, no Brasil, por longo período a naturalização do fraco desempenho escolar dos alunos e críticas aos altos índices de reprovação repudiados como mecanismo de seletividade e exclusão. A articulação entre reprovação escolar e qualidade do ensino é, ainda hoje, perceptível no contexto educacional brasileiro, como se observou pela análise do modo de construção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que, desde 2007, busca quantificar a qualidade da escola no Brasil. Nesse índice, a aferição dos saberes escolares que os alunos dominam não é condição suficiente para considerar o ensino de qualidade. Tem-se assumido também como necessário garantir um fluxo escolar normalizado, com baixa incidência de reprovação e abandono.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-13T04:27:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220885
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-4522
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125358
identifier_str_mv 1517-4522
001125358
url http://hdl.handle.net/10183/220885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Sociologias. Porto Alegre, RS. Vol. 23, n. 56 (jan./abr. 2021), p. 184-209
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220885/2/001125358.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220885/1/001125358.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7733b5c707ee96cddd666cfdde02cd26
69e4cbfb001fe2d13432db2ea15f73ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225016798347264