Relação custo-volume para escolha dos produtos que maximizam a lucratividade : um estudo de caso aplicado a uma empresa do ramo do comércio de tintas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205404 |
Resumo: | Dentre as ferramentas disponibilizadas pela contabilidade para o controle e gerenciamento empresarial, este estudo tem por foco a análise Custo-Volume-Lucro, com ênfase na margem de contribuição, no ponto de equilíbrio, margem de segurança e alavancagem operacional, a fim de explicitar pontos outrora escusos e de grande valia para auxiliar na maximização do lucro e viabilizar a melhoria da informação. No presente artigo, foram utilizadas médias, evidenciando-se os produtos que mais se destacaram dentre as análises feitas, avaliando-se um mix de produtos bastante variados. Tais médias podem acarretar em números aproximados, porém, não menos relevantes e elucidativos para os gestores da empresa. Ao final, é indicado o melhor mix de produtos, bem como são feitas propostas de melhorias para que a empresa possa vir a obter resultados mais satisfatórios e direcionar seus esforços com vistas à maximização do lucro e otimização dos seus processos. A empresa estudada atua no ramo de tintas há 30 anos, e apresenta-se num período de crescimento e de mudanças, que a leva a um crescimento que não fazia parte de sua realidade. Portanto, a contabilidade, antes mero instrumento direcionado ao fisco, assume papel fundamental para que sejam atingidas melhorias administrativas em campos chave como o controle e gerenciamento de custos. |
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Lutz, MartinSouza, Ângela Rozane Leal deBehr, Ariel2020-02-04T04:14:57Z2013http://hdl.handle.net/10183/205404000921282Dentre as ferramentas disponibilizadas pela contabilidade para o controle e gerenciamento empresarial, este estudo tem por foco a análise Custo-Volume-Lucro, com ênfase na margem de contribuição, no ponto de equilíbrio, margem de segurança e alavancagem operacional, a fim de explicitar pontos outrora escusos e de grande valia para auxiliar na maximização do lucro e viabilizar a melhoria da informação. No presente artigo, foram utilizadas médias, evidenciando-se os produtos que mais se destacaram dentre as análises feitas, avaliando-se um mix de produtos bastante variados. Tais médias podem acarretar em números aproximados, porém, não menos relevantes e elucidativos para os gestores da empresa. Ao final, é indicado o melhor mix de produtos, bem como são feitas propostas de melhorias para que a empresa possa vir a obter resultados mais satisfatórios e direcionar seus esforços com vistas à maximização do lucro e otimização dos seus processos. A empresa estudada atua no ramo de tintas há 30 anos, e apresenta-se num período de crescimento e de mudanças, que a leva a um crescimento que não fazia parte de sua realidade. Portanto, a contabilidade, antes mero instrumento direcionado ao fisco, assume papel fundamental para que sejam atingidas melhorias administrativas em campos chave como o controle e gerenciamento de custos.Between the tools available for business management and control, this study is focused on the Cost-Volume-Profit analysis, with emphasis on contribution margin, breakeven point, margin of safety and operating leverage, in order to elucidate points once hidden and valuable to assist in maximizing profit and enable information improvement. In this article, averages were utilized, showing products that stood out among the analysis performed evaluating a mix of widely varied products. Such averages can result in approximate numbers, but not less relevant and instructive for managers of the company. At the end, the best mix of products is indicated, as well as improvements are proposed in order to obtain more satisfactory results for the company and direct its efforts on the profit maximization and processes optimization.application/pdfporContabilidadeLucroCVP modelContribution marginBreak-even pointManagerial accountingRelação custo-volume para escolha dos produtos que maximizam a lucratividade : um estudo de caso aplicado a uma empresa do ramo do comércio de tintasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000921282.pdf.txt000921282.pdf.txtExtracted Texttext/plain73627http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205404/2/000921282.pdf.txta33f29d91fce1cdae3368eb51dbfb3a0MD52ORIGINAL000921282.pdfTexto completoapplication/pdf471153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205404/1/000921282.pdf78ac2d40925f652897999b436483556aMD5110183/2054042020-02-05 05:10:13.984855oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205404Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-05T07:10:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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