Relação custo-volume para escolha dos produtos que maximizam a lucratividade : um estudo de caso aplicado a uma empresa do ramo do comércio de tintas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lutz, Martin
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205404
Resumo: Dentre as ferramentas disponibilizadas pela contabilidade para o controle e gerenciamento empresarial, este estudo tem por foco a análise Custo-Volume-Lucro, com ênfase na margem de contribuição, no ponto de equilíbrio, margem de segurança e alavancagem operacional, a fim de explicitar pontos outrora escusos e de grande valia para auxiliar na maximização do lucro e viabilizar a melhoria da informação. No presente artigo, foram utilizadas médias, evidenciando-se os produtos que mais se destacaram dentre as análises feitas, avaliando-se um mix de produtos bastante variados. Tais médias podem acarretar em números aproximados, porém, não menos relevantes e elucidativos para os gestores da empresa. Ao final, é indicado o melhor mix de produtos, bem como são feitas propostas de melhorias para que a empresa possa vir a obter resultados mais satisfatórios e direcionar seus esforços com vistas à maximização do lucro e otimização dos seus processos. A empresa estudada atua no ramo de tintas há 30 anos, e apresenta-se num período de crescimento e de mudanças, que a leva a um crescimento que não fazia parte de sua realidade. Portanto, a contabilidade, antes mero instrumento direcionado ao fisco, assume papel fundamental para que sejam atingidas melhorias administrativas em campos chave como o controle e gerenciamento de custos.
id UFRGS-2_ee834520a98505e5baa41bc5dd42a746
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205404
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lutz, MartinSouza, Ângela Rozane Leal deBehr, Ariel2020-02-04T04:14:57Z2013http://hdl.handle.net/10183/205404000921282Dentre as ferramentas disponibilizadas pela contabilidade para o controle e gerenciamento empresarial, este estudo tem por foco a análise Custo-Volume-Lucro, com ênfase na margem de contribuição, no ponto de equilíbrio, margem de segurança e alavancagem operacional, a fim de explicitar pontos outrora escusos e de grande valia para auxiliar na maximização do lucro e viabilizar a melhoria da informação. No presente artigo, foram utilizadas médias, evidenciando-se os produtos que mais se destacaram dentre as análises feitas, avaliando-se um mix de produtos bastante variados. Tais médias podem acarretar em números aproximados, porém, não menos relevantes e elucidativos para os gestores da empresa. Ao final, é indicado o melhor mix de produtos, bem como são feitas propostas de melhorias para que a empresa possa vir a obter resultados mais satisfatórios e direcionar seus esforços com vistas à maximização do lucro e otimização dos seus processos. A empresa estudada atua no ramo de tintas há 30 anos, e apresenta-se num período de crescimento e de mudanças, que a leva a um crescimento que não fazia parte de sua realidade. Portanto, a contabilidade, antes mero instrumento direcionado ao fisco, assume papel fundamental para que sejam atingidas melhorias administrativas em campos chave como o controle e gerenciamento de custos.Between the tools available for business management and control, this study is focused on the Cost-Volume-Profit analysis, with emphasis on contribution margin, breakeven point, margin of safety and operating leverage, in order to elucidate points once hidden and valuable to assist in maximizing profit and enable information improvement. In this article, averages were utilized, showing products that stood out among the analysis performed evaluating a mix of widely varied products. Such averages can result in approximate numbers, but not less relevant and instructive for managers of the company. At the end, the best mix of products is indicated, as well as improvements are proposed in order to obtain more satisfactory results for the company and direct its efforts on the profit maximization and processes optimization.application/pdfporContabilidadeLucroCVP modelContribution marginBreak-even pointManagerial accountingRelação custo-volume para escolha dos produtos que maximizam a lucratividade : um estudo de caso aplicado a uma empresa do ramo do comércio de tintasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000921282.pdf.txt000921282.pdf.txtExtracted Texttext/plain73627http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205404/2/000921282.pdf.txta33f29d91fce1cdae3368eb51dbfb3a0MD52ORIGINAL000921282.pdfTexto completoapplication/pdf471153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205404/1/000921282.pdf78ac2d40925f652897999b436483556aMD5110183/2054042020-02-05 05:10:13.984855oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205404Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-05T07:10:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação custo-volume para escolha dos produtos que maximizam a lucratividade : um estudo de caso aplicado a uma empresa do ramo do comércio de tintas
title Relação custo-volume para escolha dos produtos que maximizam a lucratividade : um estudo de caso aplicado a uma empresa do ramo do comércio de tintas
spellingShingle Relação custo-volume para escolha dos produtos que maximizam a lucratividade : um estudo de caso aplicado a uma empresa do ramo do comércio de tintas
Lutz, Martin
Contabilidade
Lucro
CVP model
Contribution margin
Break-even point
Managerial accounting
title_short Relação custo-volume para escolha dos produtos que maximizam a lucratividade : um estudo de caso aplicado a uma empresa do ramo do comércio de tintas
title_full Relação custo-volume para escolha dos produtos que maximizam a lucratividade : um estudo de caso aplicado a uma empresa do ramo do comércio de tintas
title_fullStr Relação custo-volume para escolha dos produtos que maximizam a lucratividade : um estudo de caso aplicado a uma empresa do ramo do comércio de tintas
title_full_unstemmed Relação custo-volume para escolha dos produtos que maximizam a lucratividade : um estudo de caso aplicado a uma empresa do ramo do comércio de tintas
title_sort Relação custo-volume para escolha dos produtos que maximizam a lucratividade : um estudo de caso aplicado a uma empresa do ramo do comércio de tintas
author Lutz, Martin
author_facet Lutz, Martin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lutz, Martin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Ângela Rozane Leal de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Behr, Ariel
contributor_str_mv Souza, Ângela Rozane Leal de
Behr, Ariel
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Lucro
topic Contabilidade
Lucro
CVP model
Contribution margin
Break-even point
Managerial accounting
dc.subject.eng.fl_str_mv CVP model
Contribution margin
Break-even point
Managerial accounting
description Dentre as ferramentas disponibilizadas pela contabilidade para o controle e gerenciamento empresarial, este estudo tem por foco a análise Custo-Volume-Lucro, com ênfase na margem de contribuição, no ponto de equilíbrio, margem de segurança e alavancagem operacional, a fim de explicitar pontos outrora escusos e de grande valia para auxiliar na maximização do lucro e viabilizar a melhoria da informação. No presente artigo, foram utilizadas médias, evidenciando-se os produtos que mais se destacaram dentre as análises feitas, avaliando-se um mix de produtos bastante variados. Tais médias podem acarretar em números aproximados, porém, não menos relevantes e elucidativos para os gestores da empresa. Ao final, é indicado o melhor mix de produtos, bem como são feitas propostas de melhorias para que a empresa possa vir a obter resultados mais satisfatórios e direcionar seus esforços com vistas à maximização do lucro e otimização dos seus processos. A empresa estudada atua no ramo de tintas há 30 anos, e apresenta-se num período de crescimento e de mudanças, que a leva a um crescimento que não fazia parte de sua realidade. Portanto, a contabilidade, antes mero instrumento direcionado ao fisco, assume papel fundamental para que sejam atingidas melhorias administrativas em campos chave como o controle e gerenciamento de custos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-04T04:14:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205404
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000921282
url http://hdl.handle.net/10183/205404
identifier_str_mv 000921282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205404/2/000921282.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205404/1/000921282.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a33f29d91fce1cdae3368eb51dbfb3a0
78ac2d40925f652897999b436483556a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224591800008704