O uso de um jogo eletrônico sobre saúde bucal para escolares da zona rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Mariana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174924
Resumo: A utilização do brincar como uma estratégia extra ao aprendizado está apta a trazer benefícios tanto às crianças, que terão mais condições facilitadoras para a aprendizagem, quanto aos seus responsáveis e profissionais de saúde, que poderão lançar mão de um recurso adicional para a conquista de seus objetivos. Neste trabalho objetivou-se avaliar a percepção de escolares da zona rural sobre a utilização de um software educativo com temática relacionada à higiene bucal. O software “Dentino" foi aplicado para 30 crianças, na faixa etária de 06 a 14 anos de idade, durante uma atividade interdisciplinar em saúde realizada na Escola Rural de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul, situada no município de General Câmara – Santo Amaro, no estado do Rio Grande do Sul. Como resultados, 100% dos estudantes gostaram do jogo, e 96,6% relataram que ao jogá-lo aprenderam que: “Escovar os dentes faz bem à saúde” (43,3%); “Importância da escovação” (26,6%); “Comer doces muitas vezes ao dia é ruim para os dentes” (23,3%); “Importância do uso do fio-dental” (10%). Apenas 3,3% dos estudantes declararam não terem aprendido nada ao jogar, 86,6% dos acharam o software fácil de ser jogado e, 93,3% gostariam de jogá-lo mais vezes. Após jogarem, todos eles afirmaram sentir-se motivados a cuidar de seus dentes, e 83,3% deram nota 5 (escala de 1 a 5) para o jogo. Conclui-se que a aplicação do software "Dentino" para escolares da zona rural recebeu uma resposta bastante satisfatória, pois além de proporcionar momentos de lazer e entrosamento entre os estudantes, atuou como ferramenta de ensino e motivação para os cuidados em saúde bucal.
id UFRGS-2_eeaa318b62d89153db136c29bab3d24d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174924
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Garcia, MarianaFigueiredo, Márcia Cançado2018-04-24T02:31:33Z2015http://hdl.handle.net/10183/174924000988071A utilização do brincar como uma estratégia extra ao aprendizado está apta a trazer benefícios tanto às crianças, que terão mais condições facilitadoras para a aprendizagem, quanto aos seus responsáveis e profissionais de saúde, que poderão lançar mão de um recurso adicional para a conquista de seus objetivos. Neste trabalho objetivou-se avaliar a percepção de escolares da zona rural sobre a utilização de um software educativo com temática relacionada à higiene bucal. O software “Dentino" foi aplicado para 30 crianças, na faixa etária de 06 a 14 anos de idade, durante uma atividade interdisciplinar em saúde realizada na Escola Rural de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul, situada no município de General Câmara – Santo Amaro, no estado do Rio Grande do Sul. Como resultados, 100% dos estudantes gostaram do jogo, e 96,6% relataram que ao jogá-lo aprenderam que: “Escovar os dentes faz bem à saúde” (43,3%); “Importância da escovação” (26,6%); “Comer doces muitas vezes ao dia é ruim para os dentes” (23,3%); “Importância do uso do fio-dental” (10%). Apenas 3,3% dos estudantes declararam não terem aprendido nada ao jogar, 86,6% dos acharam o software fácil de ser jogado e, 93,3% gostariam de jogá-lo mais vezes. Após jogarem, todos eles afirmaram sentir-se motivados a cuidar de seus dentes, e 83,3% deram nota 5 (escala de 1 a 5) para o jogo. Conclui-se que a aplicação do software "Dentino" para escolares da zona rural recebeu uma resposta bastante satisfatória, pois além de proporcionar momentos de lazer e entrosamento entre os estudantes, atuou como ferramenta de ensino e motivação para os cuidados em saúde bucal.The use of games as an alternative learning strategy brings benefits both to children, who will have facilitated conditions to learn, as for its parents and health professionals, who will have an additional resource available to achieve their goals. This study evaluates the perception of students from rural areas on the use of an educational software related to oral hygiene. The software called “Dentino” was applied to 30 children, aged 6 to 14 years old, during an health interdisciplinary activity at Rural School of Basic Education Rio Grande do Sul in the city of General Câmara - Santo Amaro, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. As results, all students liked the game, and 96.6% of students reported they have learned to do the following tasks through the game: “Brushing your teeth is good for health” (43.3%); “The importance of brushing teeth” (26.6%); “Eating sweets many times a day is bad for your teeth” (23.3%); “The importance of flossing” (10%). Only 3,3% of students said they didn´t learn anything while playing. 86.6% of students found the software user friendly and 93.3% of them would like to play it more often. After the game, all school said to be motivated to take care of their own teeth and 83.3% of students rated the game 5 (in a scale of 1 to 5). It was concluded that the application of “Dentino” software for rural area students received a quite satisfactory response because in addition to provide moments of leisure and integration among students it worked as a teaching tool and a way to motivate them to take care of their own oral health.application/pdfporSaúde bucalInformáticaOdontopediatriaOral HealthEducational softwareInformation and Communication TechnologyO uso de um jogo eletrônico sobre saúde bucal para escolares da zona ruralThe use of an eletronic game for teaching about oral health in schools from the rural area info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2015Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988071.pdf000988071.pdfTexto completoapplication/pdf753830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174924/1/000988071.pdfe0d8d437a7cf44f661723f5b6bae3127MD51TEXT000988071.pdf.txt000988071.pdf.txtExtracted Texttext/plain46835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174924/2/000988071.pdf.txt09d41a3207c76e3a8f19f71f060e1dc9MD5210183/1749242018-04-25 02:34:49.39674oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174924Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-04-25T05:34:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de um jogo eletrônico sobre saúde bucal para escolares da zona rural
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The use of an eletronic game for teaching about oral health in schools from the rural area
title O uso de um jogo eletrônico sobre saúde bucal para escolares da zona rural
spellingShingle O uso de um jogo eletrônico sobre saúde bucal para escolares da zona rural
Garcia, Mariana
Saúde bucal
Informática
Odontopediatria
Oral Health
Educational software
Information and Communication Technology
title_short O uso de um jogo eletrônico sobre saúde bucal para escolares da zona rural
title_full O uso de um jogo eletrônico sobre saúde bucal para escolares da zona rural
title_fullStr O uso de um jogo eletrônico sobre saúde bucal para escolares da zona rural
title_full_unstemmed O uso de um jogo eletrônico sobre saúde bucal para escolares da zona rural
title_sort O uso de um jogo eletrônico sobre saúde bucal para escolares da zona rural
author Garcia, Mariana
author_facet Garcia, Mariana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Mariana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Figueiredo, Márcia Cançado
contributor_str_mv Figueiredo, Márcia Cançado
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde bucal
Informática
Odontopediatria
topic Saúde bucal
Informática
Odontopediatria
Oral Health
Educational software
Information and Communication Technology
dc.subject.eng.fl_str_mv Oral Health
Educational software
Information and Communication Technology
description A utilização do brincar como uma estratégia extra ao aprendizado está apta a trazer benefícios tanto às crianças, que terão mais condições facilitadoras para a aprendizagem, quanto aos seus responsáveis e profissionais de saúde, que poderão lançar mão de um recurso adicional para a conquista de seus objetivos. Neste trabalho objetivou-se avaliar a percepção de escolares da zona rural sobre a utilização de um software educativo com temática relacionada à higiene bucal. O software “Dentino" foi aplicado para 30 crianças, na faixa etária de 06 a 14 anos de idade, durante uma atividade interdisciplinar em saúde realizada na Escola Rural de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul, situada no município de General Câmara – Santo Amaro, no estado do Rio Grande do Sul. Como resultados, 100% dos estudantes gostaram do jogo, e 96,6% relataram que ao jogá-lo aprenderam que: “Escovar os dentes faz bem à saúde” (43,3%); “Importância da escovação” (26,6%); “Comer doces muitas vezes ao dia é ruim para os dentes” (23,3%); “Importância do uso do fio-dental” (10%). Apenas 3,3% dos estudantes declararam não terem aprendido nada ao jogar, 86,6% dos acharam o software fácil de ser jogado e, 93,3% gostariam de jogá-lo mais vezes. Após jogarem, todos eles afirmaram sentir-se motivados a cuidar de seus dentes, e 83,3% deram nota 5 (escala de 1 a 5) para o jogo. Conclui-se que a aplicação do software "Dentino" para escolares da zona rural recebeu uma resposta bastante satisfatória, pois além de proporcionar momentos de lazer e entrosamento entre os estudantes, atuou como ferramenta de ensino e motivação para os cuidados em saúde bucal.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-24T02:31:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174924
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988071
url http://hdl.handle.net/10183/174924
identifier_str_mv 000988071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174924/1/000988071.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174924/2/000988071.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e0d8d437a7cf44f661723f5b6bae3127
09d41a3207c76e3a8f19f71f060e1dc9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224548046077952