Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foohs, Marcelo Magalhães
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Giraffa, Lucia Maria Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253370
Resumo: Este estudo foi motivado por uma inquietação diante dos recorrentes relatos de docentes que atuam nos Ensinos Médio e Superior quanto à deficiência dos estudantes no que diz respeito à linguagem natural escrita na norma padrão e à organização de soluções para problemas relacionados ao uso de estratégias associadas ao pensamento computacional (PC). Diante desse contexto desafiador, realizou-se uma Revisão Integrativa de Literatura com a intenção de analisar as sequências didáticas de trabalhos que envolvem a construção de narrativas multimodais no Ensino Fundamental, as quais trabalham simultaneamente o desenvolvimento da linguagem escrita e do pensamento computacional. Além disso, foram, também, entrevistados professores de sala de aula, com o propósito de ouvir suas vivências a respeito do tema investigado. Essas entrevistas exploratórias contaram com a participação de quatro voluntários. Como resultado da Revisão Integrativa de Literatura e das entrevistas, propôs-se uma sequência didática que inclui a remidiação como o eixo em torno do qual a linguagem natural escrita na norma padrão articula-se com a autoria de narrativas digitais, para promover o fortalecimento do estudante como escritor, o uso consciente de variedades linguísticas e o desenvolvimento do pensamento computacional. Por fim, para pesquisas futuras, considera-se importante a aplicação da sequência didática proposta em contexto de sala de aula, para sua validação e seu aperfeiçoamento.
id UFRGS-2_ef63a94dc7bd1fb208ba328aba671db0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253370
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Foohs, Marcelo MagalhãesGiraffa, Lucia Maria Martins2023-01-04T05:03:41Z20220102-4698http://hdl.handle.net/10183/253370001157080Este estudo foi motivado por uma inquietação diante dos recorrentes relatos de docentes que atuam nos Ensinos Médio e Superior quanto à deficiência dos estudantes no que diz respeito à linguagem natural escrita na norma padrão e à organização de soluções para problemas relacionados ao uso de estratégias associadas ao pensamento computacional (PC). Diante desse contexto desafiador, realizou-se uma Revisão Integrativa de Literatura com a intenção de analisar as sequências didáticas de trabalhos que envolvem a construção de narrativas multimodais no Ensino Fundamental, as quais trabalham simultaneamente o desenvolvimento da linguagem escrita e do pensamento computacional. Além disso, foram, também, entrevistados professores de sala de aula, com o propósito de ouvir suas vivências a respeito do tema investigado. Essas entrevistas exploratórias contaram com a participação de quatro voluntários. Como resultado da Revisão Integrativa de Literatura e das entrevistas, propôs-se uma sequência didática que inclui a remidiação como o eixo em torno do qual a linguagem natural escrita na norma padrão articula-se com a autoria de narrativas digitais, para promover o fortalecimento do estudante como escritor, o uso consciente de variedades linguísticas e o desenvolvimento do pensamento computacional. Por fim, para pesquisas futuras, considera-se importante a aplicação da sequência didática proposta em contexto de sala de aula, para sua validação e seu aperfeiçoamento.This study was motivated by a concern with the recurring reports of teachers and professors who work in High School and Higher Education about the deficiency of students regarding natural language written in the standard norm and the organization of solutions to problems related to employing strategies associated with computational thinking (CT). Given this challenging context, we conducted an Integrative Literature Review to analyze didactic sequences of works involving the construction of multimodal narratives in Elementary School, which simultaneously work on developing written language and CT. In addition, classroom teachers were also interviewed to listen to their experiences regarding the investigated theme. Four volunteers participated in these exploratory interviews. As a result of the Integrative Literature Review and the interviews, we proposed a didactic sequence that includes remediation as the axis around which natural language written in the standard norm is articulated with the authorship of digital narratives to strengthen the student as a writer and the conscious use of linguistic varieties and to develop computational thinking. For future research, it is important to apply the proposed didactic sequence in a classroom context for its validation and improvement.Este estudio tuvo como motivación la inquietud causada por los reportes recurrentes — por parte de los docentes que trabajan en la educación secundaria y superior— acerca de la deficiencia de los estudiantes con respecto al lenguaje natural escrito en la norma estándar, y la organización de soluciones a los problemas con el uso de estrategias asociadas con el pensamiento computacional (PC). Para hacer frente a este contexto desafiante, se llevó a cabo una revisión integradora de la literatura con la intención de analizar las secuencias didácticas de trabajos que involucran la construcción de narrativas multimodales en la enseñanza fundamental, donde se trabaja simultáneamente con el desarrollo del lenguaje escrito y el pensamiento computacional. También fueron entrevistados profesores con el propósito de escuchar sus experiencias en relación al tema investigado. Como resultado de la revisión integradora de la literatura y de las entrevistas, se propuso una secuencia didáctica que incluye la remediación como eje en torno al cual se articula el lenguaje natural escrito en la norma estándar con la autoría de narrativas digitales; con el fin de promover el fortalecimiento del estudiante como escritor, el uso consciente de variaciones lingüísticas, y el desarrollo del pensamiento computacional. En la realización de las entrevistas exploratorias con los docentes, se contó con la participación de cuatro voluntarios. Finalizando, para futuras investigaciones se considera importante aplicar la secuencia didáctica, propuesta en este estudio, en el contexto del aula para su validación y perfeccionamiento.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 38 (2022), p. 1-21, e35770Linguagem escritaNarrativaDigital narrativesRemediationScratchComputational thinkingWritten languageNarrativas digitalesRemediaciónScratchPensamiento computacionalLenguaje escritoRemidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratchRemediation from print to digital narratives : a proposal for an active methodology using scratchRemediación de medios impresos para narrativas digitales : una propuesta de metodología activa usando scratchinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157080.pdf.txt001157080.pdf.txtExtracted Texttext/plain84314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253370/3/001157080.pdf.txt2e0a249e8d62bdde65cfd0969bf2192bMD53001157080-02.pdf.txt001157080-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain78327http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253370/4/001157080-02.pdf.txt0cd1a00a6cfd8aef4c072bd0478a8619MD54ORIGINAL001157080.pdfTexto completoapplication/pdf513232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253370/1/001157080.pdf4e05e35f63f3578b08a9b5ebad544bfcMD51001157080-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf496318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253370/2/001157080-02.pdf59ea14f14a331f08990d7459a66d74ecMD5210183/2533702023-01-06 06:01:17.783519oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253370Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-06T08:01:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Remediation from print to digital narratives : a proposal for an active methodology using scratch
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Remediación de medios impresos para narrativas digitales : una propuesta de metodología activa usando scratch
title Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch
spellingShingle Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch
Foohs, Marcelo Magalhães
Linguagem escrita
Narrativa
Digital narratives
Remediation
Scratch
Computational thinking
Written language
Narrativas digitales
Remediación
Scratch
Pensamiento computacional
Lenguaje escrito
title_short Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch
title_full Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch
title_fullStr Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch
title_full_unstemmed Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch
title_sort Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch
author Foohs, Marcelo Magalhães
author_facet Foohs, Marcelo Magalhães
Giraffa, Lucia Maria Martins
author_role author
author2 Giraffa, Lucia Maria Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem escrita
Narrativa
topic Linguagem escrita
Narrativa
Digital narratives
Remediation
Scratch
Computational thinking
Written language
Narrativas digitales
Remediación
Scratch
Pensamiento computacional
Lenguaje escrito
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital narratives
Remediation
Scratch
Computational thinking
Written language
dc.subject.spa.fl_str_mv Narrativas digitales
Remediación
Scratch
Pensamiento computacional
Lenguaje escrito
description Este estudo foi motivado por uma inquietação diante dos recorrentes relatos de docentes que atuam nos Ensinos Médio e Superior quanto à deficiência dos estudantes no que diz respeito à linguagem natural escrita na norma padrão e à organização de soluções para problemas relacionados ao uso de estratégias associadas ao pensamento computacional (PC). Diante desse contexto desafiador, realizou-se uma Revisão Integrativa de Literatura com a intenção de analisar as sequências didáticas de trabalhos que envolvem a construção de narrativas multimodais no Ensino Fundamental, as quais trabalham simultaneamente o desenvolvimento da linguagem escrita e do pensamento computacional. Além disso, foram, também, entrevistados professores de sala de aula, com o propósito de ouvir suas vivências a respeito do tema investigado. Essas entrevistas exploratórias contaram com a participação de quatro voluntários. Como resultado da Revisão Integrativa de Literatura e das entrevistas, propôs-se uma sequência didática que inclui a remidiação como o eixo em torno do qual a linguagem natural escrita na norma padrão articula-se com a autoria de narrativas digitais, para promover o fortalecimento do estudante como escritor, o uso consciente de variedades linguísticas e o desenvolvimento do pensamento computacional. Por fim, para pesquisas futuras, considera-se importante a aplicação da sequência didática proposta em contexto de sala de aula, para sua validação e seu aperfeiçoamento.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-04T05:03:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253370
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001157080
identifier_str_mv 0102-4698
001157080
url http://hdl.handle.net/10183/253370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 38 (2022), p. 1-21, e35770
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253370/3/001157080.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253370/4/001157080-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253370/1/001157080.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253370/2/001157080-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e0a249e8d62bdde65cfd0969bf2192b
0cd1a00a6cfd8aef4c072bd0478a8619
4e05e35f63f3578b08a9b5ebad544bfc
59ea14f14a331f08990d7459a66d74ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225078093905920