Viabilidade do uso da educação a distância na formação continuada de professores de educação física no município de Santa Cruz Do Sul/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Rodrigo Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201761
Resumo: O Ensino a Distância (EAD) é um modelo de ensino consolidado no mercado, e o presente estudo faz um apanhado da legislação vigente que rege a formação continuada de professores, assim como analisa quantitativamente o interesse por parte dos professores de educação física da rede publica de ensino de Santa Cruz do Sul em participar de cursos de formação continuada. O estudo investiga também, de forma qualitativa, como a Secretaria Municipal de Educação deste município realiza a formação de seus profissionais, e além disso, observa a viabilidade técnica no uso do ensino a distância para tal finalidade. A pesquisa foi realizada através de aplicação de questionário aos professores de educação física e uma entrevista com a atual secretaria de educação desta cidade. Os resultados obtidos demonstram um grande grau de interesse por parte dos professores, e que a secretaria de educação não realiza formações continuadas com seus professores, mas que possui interesse em fazê-lo. A entidade já possui a estrutura física e de funcionários para a plena realização de cursos de formação no modelo a distância, podendo ser esta a forma da instituição se aproximar da legislação vigente. Sugere-se uma estruturação de tal projeto e criação de cronograma de trabalho para efetiva realização do curso de formação continuada direcionadas aos professores deste município.
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spelling França, Rodrigo AlvesFranciscatto, Roberto2019-11-14T03:54:58Z2018http://hdl.handle.net/10183/201761001106774O Ensino a Distância (EAD) é um modelo de ensino consolidado no mercado, e o presente estudo faz um apanhado da legislação vigente que rege a formação continuada de professores, assim como analisa quantitativamente o interesse por parte dos professores de educação física da rede publica de ensino de Santa Cruz do Sul em participar de cursos de formação continuada. O estudo investiga também, de forma qualitativa, como a Secretaria Municipal de Educação deste município realiza a formação de seus profissionais, e além disso, observa a viabilidade técnica no uso do ensino a distância para tal finalidade. A pesquisa foi realizada através de aplicação de questionário aos professores de educação física e uma entrevista com a atual secretaria de educação desta cidade. Os resultados obtidos demonstram um grande grau de interesse por parte dos professores, e que a secretaria de educação não realiza formações continuadas com seus professores, mas que possui interesse em fazê-lo. A entidade já possui a estrutura física e de funcionários para a plena realização de cursos de formação no modelo a distância, podendo ser esta a forma da instituição se aproximar da legislação vigente. Sugere-se uma estruturação de tal projeto e criação de cronograma de trabalho para efetiva realização do curso de formação continuada direcionadas aos professores deste município.The E-learning is a model of education already consolidated in the market and the present study draws on the current legislation that governs the continuing education of teachers as well as quantitatively analyze the interest of physical education teachers from the public education network of Santa Cruz do Sul in participating in continuing education courses. The study also investigates, in a qualitative way, how the Municipal Department of Education of this municipality performs the training of its professionals, and also observes the technical feasibility in the use e-learning for this purpose. The research was conducted through the application of a questionnaire to the physical education teachers and an interview with the current education secretary of this city. The results obtained demonstrate a great degree of interest on the part of the teachers, the Department of Education does not carry out continuous training with its teachers but it is interested in doing so. The organization already has the physical structure and employees for the full accomplishment of training courses in elearning. It is suggested a better structuring of such project and the creation of a work schedule for effective realization of continuing education for the teachers in this municipality.application/pdfporEducação de jovens e adultosEducação físicaFormação continuadaE-learningPhysical educationContinuing educationViabilidade do uso da educação a distância na formação continuada de professores de educação física no município de Santa Cruz Do Sul/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106774.pdf.txt001106774.pdf.txtExtracted Texttext/plain69894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201761/2/001106774.pdf.txt731a72633343f42b0d481bee9c1bdaa6MD52ORIGINAL001106774.pdfTexto completoapplication/pdf437254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201761/1/001106774.pdf0f137ca4a66cb933e86fa8aa93a91bacMD5110183/2017612019-11-15 04:52:03.684745oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201761Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:52:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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