Estudos de games na área da Comunicação no Brasil : tendências no período 2000-2014
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Data de Publicação: | 2017 |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180127 |
Resumo: | Apresentamos um mapeamento dos trabalhos brasileiros sobre jogos digitais, com foco na produção na área da Comunicação, a fim de desvelar as principais tendências nos últimos 15 anos. O encaminhamento teve por base a definição de campo dos Estudos de Jogos. O corpus do estudo foi composto por trabalhos apresentados nos eventos Intercom, Compós e ABCiber e pelas teses e dissertações defendidas no Brasil naquele período. Esse material foi submetido a uma análise de conteúdo quantitativa em duas etapas, cujos resultados apontam que os Estudos de Games no Brasil podem ter entrado em uma etapa de maturidade, mas a comunidade de pesquisadores permanece reduzida. |
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Fragoso, Suely DadaltiRebs, Rebeca RecueroReis, Breno Maciel SouzaSantos, Luiza Carolina dosSilva, Dennis Messa daCruz, Mariana AmaroCaetano, Mayara Araujo2018-07-06T02:26:53Z20170103-1414http://hdl.handle.net/10183/180127001070633Apresentamos um mapeamento dos trabalhos brasileiros sobre jogos digitais, com foco na produção na área da Comunicação, a fim de desvelar as principais tendências nos últimos 15 anos. O encaminhamento teve por base a definição de campo dos Estudos de Jogos. O corpus do estudo foi composto por trabalhos apresentados nos eventos Intercom, Compós e ABCiber e pelas teses e dissertações defendidas no Brasil naquele período. Esse material foi submetido a uma análise de conteúdo quantitativa em duas etapas, cujos resultados apontam que os Estudos de Games no Brasil podem ter entrado em uma etapa de maturidade, mas a comunidade de pesquisadores permanece reduzida.We present a diagnosis of the studies about digital games in the field of Communication in Brazil, with the intention to reveal their main tendencies over the past 15 years. The theoretical framework was based on the discussion of the field of Game Studies. The sample was composed by the papers presented at Intercom, Compós and ABCiber and all theses and dissertations made in Brazil throughout that period. Results from a double- step quantitative content analysis indicate that Games Studies may have reached maturity in Brazil, but the research community remains small.application/pdfporVerso & reverso : revista da comunicação. Vol. 31 n. 76 (jan./abr. 2017), p. 2-13Pesquisa em comunicaçãoJogosInternetDigital gamesGame StudiesBrazilEstudos de games na área da Comunicação no Brasil : tendências no período 2000-2014info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001070633.pdf001070633.pdfTexto completoapplication/pdf2559510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180127/1/001070633.pdf31e7960260a40d811ac0ab380ee324ffMD51TEXT001070633.pdf.txt001070633.pdf.txtExtracted Texttext/plain42740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180127/2/001070633.pdf.txt07a0cdba7e9158fe66c2c30d778e341eMD5210183/1801272018-07-07 03:20:11.900161oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180127Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-07T06:20:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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