Ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto Salgado Filho : análise de custos de soluções alternativas para o projeto aprovado pela INFRAERO
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/78227 |
Resumo: | Neste trabalho faz-se um estudo comparativo entre a estrutura com placas de concreto de cimento Portland, com armadura distribuída para controlar o trincamento por retração e os pavimentos dimensionados: de concreto sem armadura, continuamente armado e estruturalmente armado. O pavimento com armadura distribuída foi o escolhido pela Infraero para ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto Salgado Filho. Três estruturas alternativas de pavimentos rígidos foram dimensionadas para o estudo comparativo: o pavimento de concreto sem armadura, continuamente armado e estruturalmente armado. Dessa forma, foram calculadas e comparados quais as diferenças de custos de construção inicial, sem a avaliação de demais custos indiretos e de manutenção, entre as estruturas analisadas. O dimensionamento das novas estruturas foi realizado de acordo com as normas da Federal Aviation Administration e, para o cálculo dos custos, utilizou-se da tabela SICRO 2 do DNIT (DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA E TRANSPORTE, 2012). Conclui-se que, apesar do custo inicial do projeto aprovado pela Infraero ser um pouco superior a algumas das estruturas desenvolvidas, a escolha se justifica tendo em vista que a redução no número de juntas no projeto original terá como resultado menor custo de manutenção e, também, um menor tempo de interdição de posições de estacionamento. |
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