Educação territorializada : o sujeito estudante do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puebla, Giovanna de Carmen
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239300
Resumo: O presente trabalho manifesta a singela pesquisa-ação realizada na Escola Estadual do Ensino Médio Nova Sociedade, uma escola rural do município de Nova Santa Rita – RS, situada no assentamento Itapuí, da Reforma Agrária. A intenção é apresentar parcialmente a identidade do(s) sujeito(s) estudantes do campo, a partir da coleta de dados qualitativos em uma entrevista semiestruturada, com enfoque, neste momento, em seus entendimentos acerca dos conceitos geográficos de espaço geográfico e lugar, bem como de sua relação com o território onde está a escola, fruto de luta socioterritorial. Sendo importantes atores do processo educativo, f oram entrevistadas uma vice-diretora, o educador da área de geografia, a merendeira e quatro estudantes do ensino médio . O número bastante reduzido da amostra se deve ao curto período de tempo disponível para a realização do trabalho, porém é suficiente para abrir as portas ao estudo do tema. Após as entrevistas, foi apresentada a proposta de síntese que consiste em realizar um trabalho de cartografia social da escola e arredores. As conclusões relacionam a percepção da realidade em que estão inseridas/os e seus anseios futuros, de mudança ou não.
id UFRGS-2_f2eac4c51513cd638934be28a54cf6ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239300
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Puebla, Giovanna de CarmenPires, Claudia Luisa ZeferinoCorrêa, Christiano Teixeira2022-05-26T04:38:17Z2022http://hdl.handle.net/10183/239300001141717O presente trabalho manifesta a singela pesquisa-ação realizada na Escola Estadual do Ensino Médio Nova Sociedade, uma escola rural do município de Nova Santa Rita – RS, situada no assentamento Itapuí, da Reforma Agrária. A intenção é apresentar parcialmente a identidade do(s) sujeito(s) estudantes do campo, a partir da coleta de dados qualitativos em uma entrevista semiestruturada, com enfoque, neste momento, em seus entendimentos acerca dos conceitos geográficos de espaço geográfico e lugar, bem como de sua relação com o território onde está a escola, fruto de luta socioterritorial. Sendo importantes atores do processo educativo, f oram entrevistadas uma vice-diretora, o educador da área de geografia, a merendeira e quatro estudantes do ensino médio . O número bastante reduzido da amostra se deve ao curto período de tempo disponível para a realização do trabalho, porém é suficiente para abrir as portas ao estudo do tema. Após as entrevistas, foi apresentada a proposta de síntese que consiste em realizar um trabalho de cartografia social da escola e arredores. As conclusões relacionam a percepção da realidade em que estão inseridas/os e seus anseios futuros, de mudança ou não.The present work manifests the simple action-research carried out at Escola Estadual do Ensino Médio Nova Sociedade, a rural school in the city of Nova Santa Rita – RS, located in the Itapuí settlement, under the Agrarian Reform. The intention is to present part of the identity of the subject(s) students from rural areas, by collecting qualitative data in a semi-structured interview, focusing, at this moment, on their understanding of the geographical concepts of geographical space and place, as well as their relationship with the territory where the school is located, resultant of a socio-territorial struggle. As important actors in educational process, a deputy director, the geography educator, the lunch lady and four high school students were interviewed. The very small number of the sample is due to the short period of time available for carrying out the work, but it is enough to open the doors to the study of the subject. After the interviews, a synthesis proposal was presented, which consists of carrying out a work of social cartography of the school and surroundings. The conclusions relate the perception of the reality in which they are inserted and their future desires, for change or not.application/pdfporGeography teachingRural educationRural schoolSocial cartographyEducação territorializada : o sujeito estudante do campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141717.pdf.txt001141717.pdf.txtExtracted Texttext/plain64398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239300/2/001141717.pdf.txtdbcd0315cafa5f58aaa5f39b90f7245dMD52ORIGINAL001141717.pdfTexto completoapplication/pdf6818213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239300/1/001141717.pdf8ed980a62ac234f083c0b6d65d6d9bb4MD5110183/2393002022-05-27 04:36:36.473897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239300Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-27T07:36:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação territorializada : o sujeito estudante do campo
title Educação territorializada : o sujeito estudante do campo
spellingShingle Educação territorializada : o sujeito estudante do campo
Puebla, Giovanna de Carmen
Geography teaching
Rural education
Rural school
Social cartography
title_short Educação territorializada : o sujeito estudante do campo
title_full Educação territorializada : o sujeito estudante do campo
title_fullStr Educação territorializada : o sujeito estudante do campo
title_full_unstemmed Educação territorializada : o sujeito estudante do campo
title_sort Educação territorializada : o sujeito estudante do campo
author Puebla, Giovanna de Carmen
author_facet Puebla, Giovanna de Carmen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Puebla, Giovanna de Carmen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Claudia Luisa Zeferino
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Corrêa, Christiano Teixeira
contributor_str_mv Pires, Claudia Luisa Zeferino
Corrêa, Christiano Teixeira
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography teaching
Rural education
Rural school
Social cartography
topic Geography teaching
Rural education
Rural school
Social cartography
description O presente trabalho manifesta a singela pesquisa-ação realizada na Escola Estadual do Ensino Médio Nova Sociedade, uma escola rural do município de Nova Santa Rita – RS, situada no assentamento Itapuí, da Reforma Agrária. A intenção é apresentar parcialmente a identidade do(s) sujeito(s) estudantes do campo, a partir da coleta de dados qualitativos em uma entrevista semiestruturada, com enfoque, neste momento, em seus entendimentos acerca dos conceitos geográficos de espaço geográfico e lugar, bem como de sua relação com o território onde está a escola, fruto de luta socioterritorial. Sendo importantes atores do processo educativo, f oram entrevistadas uma vice-diretora, o educador da área de geografia, a merendeira e quatro estudantes do ensino médio . O número bastante reduzido da amostra se deve ao curto período de tempo disponível para a realização do trabalho, porém é suficiente para abrir as portas ao estudo do tema. Após as entrevistas, foi apresentada a proposta de síntese que consiste em realizar um trabalho de cartografia social da escola e arredores. As conclusões relacionam a percepção da realidade em que estão inseridas/os e seus anseios futuros, de mudança ou não.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-26T04:38:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/239300
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001141717
url http://hdl.handle.net/10183/239300
identifier_str_mv 001141717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239300/2/001141717.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239300/1/001141717.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dbcd0315cafa5f58aaa5f39b90f7245d
8ed980a62ac234f083c0b6d65d6d9bb4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224632892653568