Codinome Uísque: uma análise da representação feminina em Jessica Jones
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181705 |
Resumo: | Este trabalho busca compreender de que modo se dá a representação feminina da personagem Jessica Jones (super-heroína protagonista da série Jessica Jones), bem como analisar em que medida essa representação tensiona ou mesmo sugere rompimentos dos estereótipos de gênero. Inicialmente, no primeiro capítulo, é feito um histórico sobre os movimentos feministas e a origem do termo gênero. Em seguida, questões como a identidade de gênero, as diferentes formas de feminilidade existentes e as relações de poder que permeiam as relações entre os indivíduos são abordadas. Neste capítulo, os principais autores utilizados foram: Louro (1997), Butler (2003), Scott (1989), Salih (2012), Petry (2011), Nicholson (2000), Rodrigues (2008) e Bourdieu (2002). No capítulo seguinte, são estudadas as representações sociais, a performatividade de gênero e as representações das super-heroínas no universo das histórias em quadrinhos. Neste capítulo, os principais autores utilizados foram: Hall (2006), Moscovici (2007), Melo e Ribeiro (2015), Weschenfelder (2012), Rodrigues et al (2015), Odinino (2009) e Conter (2015). O corpus do trabalho é composto pelos 13 episódios da primeira temporada da série, com cenas selecionadas de acordo com sua relevância. Os procedimentos metodológicos adotados foram Pesquisa Bibliográfica e Análise de Conteúdo. As considerações finais deste trabalho demonstram que Jessica é uma personagem capaz de tensionar diversos estereótipos de representação feminina (como sua personalidade não dócil, seu tom de desdém pela maternidade e sua recusa em ser hiperssexualizada); entretanto, é possível percebê-la reproduzindo alguns padrões – especialmente por se manter no padrão heteronormativo hegemônico. |
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Rocha, Priscilla FrasnelliRodrigues, André Iribure2018-09-06T02:30:29Z2018http://hdl.handle.net/10183/181705001073929Este trabalho busca compreender de que modo se dá a representação feminina da personagem Jessica Jones (super-heroína protagonista da série Jessica Jones), bem como analisar em que medida essa representação tensiona ou mesmo sugere rompimentos dos estereótipos de gênero. Inicialmente, no primeiro capítulo, é feito um histórico sobre os movimentos feministas e a origem do termo gênero. Em seguida, questões como a identidade de gênero, as diferentes formas de feminilidade existentes e as relações de poder que permeiam as relações entre os indivíduos são abordadas. Neste capítulo, os principais autores utilizados foram: Louro (1997), Butler (2003), Scott (1989), Salih (2012), Petry (2011), Nicholson (2000), Rodrigues (2008) e Bourdieu (2002). No capítulo seguinte, são estudadas as representações sociais, a performatividade de gênero e as representações das super-heroínas no universo das histórias em quadrinhos. Neste capítulo, os principais autores utilizados foram: Hall (2006), Moscovici (2007), Melo e Ribeiro (2015), Weschenfelder (2012), Rodrigues et al (2015), Odinino (2009) e Conter (2015). O corpus do trabalho é composto pelos 13 episódios da primeira temporada da série, com cenas selecionadas de acordo com sua relevância. Os procedimentos metodológicos adotados foram Pesquisa Bibliográfica e Análise de Conteúdo. As considerações finais deste trabalho demonstram que Jessica é uma personagem capaz de tensionar diversos estereótipos de representação feminina (como sua personalidade não dócil, seu tom de desdém pela maternidade e sua recusa em ser hiperssexualizada); entretanto, é possível percebê-la reproduzindo alguns padrões – especialmente por se manter no padrão heteronormativo hegemônico.This project pursues to understand the way the female representation on the character Jessica Jones (superhero protagonist of the tv series Jessica Jones) is done, as much as analyze how much this representation bends or even suggests gender stereotype disruption. At first, in the first chapter, a background of the feminist movements and the term origin are made. Afterwards, issues as gender identity, existing forms of femininity and the power relations which permeate the relationship between individuals are talked about. In this chapter, the main used authors were: Louro (1997), Butler (2003), Scott (1989), Salih (2012), Petry (2011), Nicholson (2000), Rodrigues (2008) and Bourdieu (2002). In the next chapter, social representations, gender performativity and the female superheroes representations in comics universe are studied. In this chapter, the main used authors were: Hall (2006), Moscovici (2007), Melo and Ribeiro (2015), Weschenfelder (2012), Rodrigues et al (2015), Odinino (2009) and Conter (2015). The corpus of the project is composed by 13 episodes of the series' first season, with scenes selected according to their relevance. The methodologic proceedures adopted were Bibliographical Research and Analysis of the Content. The conclusions of the project show that Jessica is a character who is able to stress many stereotypes of female representation (like her undocile personality, her disdain for maternity and her refusal on being hipersexualized); however, it is possible to see her performing some of the patterns – specially for following the hegemonic heteronormative standard.application/pdfporEstudos de gêneroRepresentação do femininoJessica Jones (Personagem)GenderFemale superheroesFemale representationCodinome Uísque: uma análise da representação feminina em Jessica Jonesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073929.pdfTexto completoapplication/pdf2010715http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181705/1/001073929.pdf46a122777ddf97321042680d1d4ee101MD51TEXT001073929.pdf.txt001073929.pdf.txtExtracted Texttext/plain159654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181705/2/001073929.pdf.txtb740a19c242c21b5fe60b1b597b1a351MD52THUMBNAIL001073929.pdf.jpg001073929.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181705/3/001073929.pdf.jpg6a4ab5f66b68cb70d347189b24e71ba0MD5310183/1817052018-10-05 07:46:38.406oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181705Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:46:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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