A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mautone, Guilherme
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vasques, Carla Karnoppi, Lima, André Luís de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252302
Resumo: O artigo procura sugerir uma outra possibilidade de pesquisa na área da educação especial ao chamar a atenção para a existência de perguntas anteriores no campo. Nesse sentido, a ideia de uma reorientação filosófica demanda certa recolocação da metafísica, ao suscitar a questão anterior sobre a natureza dos sujeitos da educação especial. O artigo pretende oferecer uma alternativa de resposta pelo viés de uma virada linguística, a partir das ideias de Wittgenstein. Essa virada apresenta-se, sobretudo, como crítica à perspectiva médica, seus desdobramentos metafísicos e, posteriormente, epistemológicos e éticos.
id UFRGS-2_f4692e7db426171242da315967425a79
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252302
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mautone, GuilhermeVasques, Carla KarnoppiLima, André Luís de Souza2022-12-03T05:10:08Z20211645-1384http://hdl.handle.net/10183/252302001154185O artigo procura sugerir uma outra possibilidade de pesquisa na área da educação especial ao chamar a atenção para a existência de perguntas anteriores no campo. Nesse sentido, a ideia de uma reorientação filosófica demanda certa recolocação da metafísica, ao suscitar a questão anterior sobre a natureza dos sujeitos da educação especial. O artigo pretende oferecer uma alternativa de resposta pelo viés de uma virada linguística, a partir das ideias de Wittgenstein. Essa virada apresenta-se, sobretudo, como crítica à perspectiva médica, seus desdobramentos metafísicos e, posteriormente, epistemológicos e éticos.This work aims to suggest another possibility of research in the field of special education by putting forward the existence of previous questions - philosophical questions - within the field. Thus, emerges the idea of a philosophical reorientation that demands a sort of metaphysical interest on the nature of the subject of special education. The work intends to offer an alternative response to that question through a linguistic turn on the field, substantiated by Wittgenstein. This linguistic turn is developed as a critical response mainly to the medical perspective on special education and its metaphysical and ethical employmentsapplication/pdfporCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 52-71Filosofia da educaçãoLinguagemEducação especialLanguageSpecial educationSubjecPhilosophy of educationA pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especialinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154185.pdf.txt001154185.pdf.txtExtracted Texttext/plain64940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252302/2/001154185.pdf.txt6a13f50200d8063c503f06da035c3dafMD52ORIGINAL001154185.pdfTexto completoapplication/pdf462743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252302/1/001154185.pdf58d26395c9508b00397948fcebbae634MD5110183/2523022023-02-09 05:57:26.332236oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252302Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-09T07:57:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial
title A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial
spellingShingle A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial
Mautone, Guilherme
Filosofia da educação
Linguagem
Educação especial
Language
Special education
Subjec
Philosophy of education
title_short A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial
title_full A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial
title_fullStr A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial
title_full_unstemmed A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial
title_sort A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial
author Mautone, Guilherme
author_facet Mautone, Guilherme
Vasques, Carla Karnoppi
Lima, André Luís de Souza
author_role author
author2 Vasques, Carla Karnoppi
Lima, André Luís de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mautone, Guilherme
Vasques, Carla Karnoppi
Lima, André Luís de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da educação
Linguagem
Educação especial
topic Filosofia da educação
Linguagem
Educação especial
Language
Special education
Subjec
Philosophy of education
dc.subject.eng.fl_str_mv Language
Special education
Subjec
Philosophy of education
description O artigo procura sugerir uma outra possibilidade de pesquisa na área da educação especial ao chamar a atenção para a existência de perguntas anteriores no campo. Nesse sentido, a ideia de uma reorientação filosófica demanda certa recolocação da metafísica, ao suscitar a questão anterior sobre a natureza dos sujeitos da educação especial. O artigo pretende oferecer uma alternativa de resposta pelo viés de uma virada linguística, a partir das ideias de Wittgenstein. Essa virada apresenta-se, sobretudo, como crítica à perspectiva médica, seus desdobramentos metafísicos e, posteriormente, epistemológicos e éticos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-03T05:10:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252302
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1645-1384
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154185
identifier_str_mv 1645-1384
001154185
url http://hdl.handle.net/10183/252302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Currículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 52-71
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252302/2/001154185.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252302/1/001154185.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a13f50200d8063c503f06da035c3daf
58d26395c9508b00397948fcebbae634
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225075735658496