Cruzamento entre as avenidas dos Estados e Farrapos/ Porto Alegre/ RS : eficácia da implantação de interseção em desnível em comparação ao uso de semáforos na solução dos congestionamentos na região
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28573 |
Resumo: | Este trabalho analisa a eficácia da substituição da interseção atualmente semaforizada por uma solução em desnível no cruzamento entre as avenidas dos Estados e Farrapos, na cidade de Porto Alegre, RS, na redução dos congestionamentos de tráfego na área. Frente ao alto custo advindo da adoção de uma interseção desse tipo, deve-se ter conhecimento sobre qual a dimensão dos seus benefícios para assim se determinar a viabilidade do projeto. Para o presente caso em estudo, são considerados como benefícios a maior fluidez da demanda de tráfego na área afetada e a consequente diminuição de congestionamentos e tempo de espera em fila. A demanda de tráfego do cruzamento foi estimada a partir de contagens de veículos em campo. As contagens foram expandidas, através do uso de fatores de expansão, para o volume médio diário do ano de 2009 e, aplicando-se as taxas de crescimento da frota de veículos do RS, estimou-se a demanda de 2019, considerado ano de projeto da interseção. Conhecidos os volumes de tráfego, foi possível determinar os volumes horários de projeto, volumes utilizados para caracterizar a demanda de veículos. A fim de analisar o atendimento à demanda calculada, determinou-se a capacidade em cada tipo de interseção. A capacidade do cruzamento semaforizado foi determinada através do método de Webster, que calcula a capacidade em função do fluxo de saturação e do tempo de passagem dos veículos pela aproximação. O fluxo de saturação foi estimado com o uso de histogramas de tráfego. A capacidade da solução em desnível foi determinada de forma semelhante ao cálculo de capacidade de via. A comparação entre os valores obtidos de demanda e capacidade de tráfego mostrou que, apesar dos altos volumes de tráfego no cruzamento, a interseção semaforizada existente tem capacidade de atendimento a toda a demanda atual e uma solução em desnível entre as avenidas é exagerada. Entretanto, no ano de 2019, devido às altas taxas de ocupação, o uso de semáforos torna-se impraticável e a interseção em níveis diferentes passa a ser a solução adequada para a região. |
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