Que cor é a nuvem professora? narrativas de uma professora indígena kaingang em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sirlei
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165924
Resumo: O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é tentar compreender os caminhos que são percorridos para a constituição da docência no âmbito da educação indígena. Nesta perspectiva, teve-se como fio condutor da pesquisa a seguinte pergunta: como se constitui a identidade docente no campo da educação indígena? Ao mesmo tempo procurei fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento deste papel primordial do educador. Para tanto, apresento uma pesquisa qualitativa com característica narrativa. Sendo assim, este estudo considera os conceitos de aprendizagem, educação indígena, autonomia e identidade docente. Participaram deste trabalho três professoras indígenas Kaingang de escolas estaduais de um município do Rio Grande do Sul. A elaboração e produção de dados se deu a partir dos materiais construídos no percorrer da prática pedagógica do sexto semestre, documentos produzidos ao longo do estágio curricular obrigatório, um questionário e minhas memórias. A partir das narrativas, foi possível entender melhor como se constitui a identidade docente da educação indígena, o que me permite afirmar que não existe apenas uma identidade docente e sim, uma construção constante desta identidade.
id UFRGS-2_f6ed6dff73190a308107b64cdcb30426
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165924
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, SirleiCollares, Darli2017-08-30T02:34:22Z2017http://hdl.handle.net/10183/165924001046627O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é tentar compreender os caminhos que são percorridos para a constituição da docência no âmbito da educação indígena. Nesta perspectiva, teve-se como fio condutor da pesquisa a seguinte pergunta: como se constitui a identidade docente no campo da educação indígena? Ao mesmo tempo procurei fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento deste papel primordial do educador. Para tanto, apresento uma pesquisa qualitativa com característica narrativa. Sendo assim, este estudo considera os conceitos de aprendizagem, educação indígena, autonomia e identidade docente. Participaram deste trabalho três professoras indígenas Kaingang de escolas estaduais de um município do Rio Grande do Sul. A elaboração e produção de dados se deu a partir dos materiais construídos no percorrer da prática pedagógica do sexto semestre, documentos produzidos ao longo do estágio curricular obrigatório, um questionário e minhas memórias. A partir das narrativas, foi possível entender melhor como se constitui a identidade docente da educação indígena, o que me permite afirmar que não existe apenas uma identidade docente e sim, uma construção constante desta identidade.El objetivo de este trabajo de conclusión de curso es intentar comprender los caminos que se recorren para la constitución de la docencia en el ámbito de la educación indígena. En esta perspectiva, se tuvo como hilo conductor de la investigación la siguiente pregunta: ¿cómo se constituye la identidad docente en el campo de la educación indígena? Al mismo tiempo intenté hacer una reflexión sobre el desarrollo de este papel primordial del educador. Para ello, presento una investigación cualitativa con característica narrativa. Siendo así, este estudio considera los conceptos de aprendizaje, educación indígena, autonomía e identidad docente. Participaron de este trabajo tres profesoras indígenas Kaingang de escuelas del estado del uno municipio de Río Grande do Sul. La elaboración y producción de datos se dio a partir de los materiales construidos en el recorrido de la práctica pedagógica del sexto semestre, documentos producidos a lo largo del curso curricular obligatorio, un cuestionario y mis memorias. A partir de las narrativas, fue posible entender mejor cómo se constituye la identidad docente de la educación indígena.application/pdfporEducação indígenaProfessorEducacíon indígenaAutonomíaNarrativasIdentidad docenteQue cor é a nuvem professora? narrativas de uma professora indígena kaingang em formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046627.pdf001046627.pdfTexto completoapplication/pdf490428http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165924/1/001046627.pdf59d3238b6d5ce47a944cb1b393665d75MD51TEXT001046627.pdf.txt001046627.pdf.txtExtracted Texttext/plain114566http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165924/2/001046627.pdf.txtb0d8640b95da676a0bc9828fda73c441MD52THUMBNAIL001046627.pdf.jpg001046627.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165924/3/001046627.pdf.jpga1b6489988751e27472727ad546fbedfMD5310183/1659242018-10-23 08:43:49.283oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165924Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:43:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Que cor é a nuvem professora? narrativas de uma professora indígena kaingang em formação
title Que cor é a nuvem professora? narrativas de uma professora indígena kaingang em formação
spellingShingle Que cor é a nuvem professora? narrativas de uma professora indígena kaingang em formação
Ribeiro, Sirlei
Educação indígena
Professor
Educacíon indígena
Autonomía
Narrativas
Identidad docente
title_short Que cor é a nuvem professora? narrativas de uma professora indígena kaingang em formação
title_full Que cor é a nuvem professora? narrativas de uma professora indígena kaingang em formação
title_fullStr Que cor é a nuvem professora? narrativas de uma professora indígena kaingang em formação
title_full_unstemmed Que cor é a nuvem professora? narrativas de uma professora indígena kaingang em formação
title_sort Que cor é a nuvem professora? narrativas de uma professora indígena kaingang em formação
author Ribeiro, Sirlei
author_facet Ribeiro, Sirlei
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sirlei
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação indígena
Professor
topic Educação indígena
Professor
Educacíon indígena
Autonomía
Narrativas
Identidad docente
dc.subject.spa.fl_str_mv Educacíon indígena
Autonomía
Narrativas
Identidad docente
description O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é tentar compreender os caminhos que são percorridos para a constituição da docência no âmbito da educação indígena. Nesta perspectiva, teve-se como fio condutor da pesquisa a seguinte pergunta: como se constitui a identidade docente no campo da educação indígena? Ao mesmo tempo procurei fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento deste papel primordial do educador. Para tanto, apresento uma pesquisa qualitativa com característica narrativa. Sendo assim, este estudo considera os conceitos de aprendizagem, educação indígena, autonomia e identidade docente. Participaram deste trabalho três professoras indígenas Kaingang de escolas estaduais de um município do Rio Grande do Sul. A elaboração e produção de dados se deu a partir dos materiais construídos no percorrer da prática pedagógica do sexto semestre, documentos produzidos ao longo do estágio curricular obrigatório, um questionário e minhas memórias. A partir das narrativas, foi possível entender melhor como se constitui a identidade docente da educação indígena, o que me permite afirmar que não existe apenas uma identidade docente e sim, uma construção constante desta identidade.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-30T02:34:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165924
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001046627
url http://hdl.handle.net/10183/165924
identifier_str_mv 001046627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165924/1/001046627.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165924/2/001046627.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165924/3/001046627.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 59d3238b6d5ce47a944cb1b393665d75
b0d8640b95da676a0bc9828fda73c441
a1b6489988751e27472727ad546fbedf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224535473651712