Caracterização de engrenagens em aço bainítico de resfriamento contínuo DIN 18MnCrSiMo6-4

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Douglas Rodrigues de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221547
Resumo: Os aços bainíticos de resfriamento controlado têm se mostrado excelentes materiais de escolha em projetos de componentes automotivos e agrícolas por reunirem propriedades mecânicas ideais de resistência mecânica, tenacidade, ductilidade, forjabilidade e usinabilidade. Diferentes pesquisadores têm demonstrado através de seus trabalhos acadêmicos as vantagens existentes ao se utilizar esta classe de aço, muito embora sejam materiais considerados novos para o contexto mundial, possuem um futuro promissor como alternativa de matéria-prima. O foco para este trabalho é a caracterização de engrenagens cônicas espirais pelo método Gleason de produção com o aço bainítico DIN 18MnCrSiMo6-4, comparativamente ao aço ferrítico-perlítico DIN 20MnCr5, através do forjamento a quente, resfriamento ao ar e usinagem até geometria final. Para o estudo realizado neste trabalho, foram utilizados os métodos de caracterização metalúrgica que permitissem extrair parâmetros de comparação com engrenagens fabricadas com o aço DIN 20MnCr5 por metalografia, dureza, formato dos cavacos formados após cada operação de usinagem realizada e medição da rugosidade superficial final obtida. Os resultados apresentam grande similaridade entre os dois aços utilizados, com o aço DIN 18MnCrSiMo6-4 equiparando-se ao DIN 20MnCr5 em todas as relações feitas. Para os mesmos parâmetros de usinagem nas operações propostas, teve-se praticamente a mesma morfologia de cavacos e grau de acabamento superficial sem variações que pudessem desqualificar a usinabilidade do aço bainítico testado. Ratifica-se o aço DIN 18MnCrSiMo6-4 como um material de igual ou melhor usinabilidade para a fabricação de engrenagens com o aço DIN 20MnCr5, com base na metodologia empregada.
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