Metaobjetos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canto Filho, Alberto Bastos do
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Tarouco, Liane Margarida Rockenbach, Lima, Jose Valdeni de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225830
Resumo: A competência para a capacitação de recursos humanos nem sempre tem recebido a devida atenção nos cursos de engenharia, ocasionando uma deficiência formativa, especialmente em áreas como eletrônica, computação e elétrica, nas quais o desenvolvimento de produto passa pelo treinamento da equipes de vendas, produção, manutenção, e do próprio usuário. O presente trabalho introduz o conceito de „Metaobjetos de Aprendizagem’, um recurso que vem sendo investigado como alternativa inserida numa metodologia que visa introduzir o Projeto de Objetos de Aprendizagem em cursos de engenharia, quebrando as resistências culturais a temas relacionados às áreas de ciências humanas, freqüentemente existentes entre os estudantes de áreas de formação em ciências exatas.
id UFRGS-2_f807574448691f48014f922410a638be
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225830
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Canto Filho, Alberto Bastos doTarouco, Liane Margarida RockenbachLima, Jose Valdeni de2021-08-18T04:38:27Z20111679-1916http://hdl.handle.net/10183/225830000855976A competência para a capacitação de recursos humanos nem sempre tem recebido a devida atenção nos cursos de engenharia, ocasionando uma deficiência formativa, especialmente em áreas como eletrônica, computação e elétrica, nas quais o desenvolvimento de produto passa pelo treinamento da equipes de vendas, produção, manutenção, e do próprio usuário. O presente trabalho introduz o conceito de „Metaobjetos de Aprendizagem’, um recurso que vem sendo investigado como alternativa inserida numa metodologia que visa introduzir o Projeto de Objetos de Aprendizagem em cursos de engenharia, quebrando as resistências culturais a temas relacionados às áreas de ciências humanas, freqüentemente existentes entre os estudantes de áreas de formação em ciências exatas.The competence to capacitation of human resources has not always received the ideal attention in engineering courses, creating a deficiency in the student‟s development, especially in areas like electronic, computation and electric, in which the product‟s creation goes by a training of the selling, producing and maintenance teams, in addition to the user himself. The current work introduces the concept of “Learning Metaobjects”, a resource that has been investigated as an alternative insert in a methodology that looks to introduce the Learning Objects Project in engineering courses, breaking the cultural resistances to topics related to the human science, that frequently exist among the exact science‟s students.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. vol. 9, n. 2 (dezembro 2011), [10] f.Informática : EducaçãoObjetos de aprendizagemMethodologyProjectMetaobjetos de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000855976.pdf.txt000855976.pdf.txtExtracted Texttext/plain33421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225830/2/000855976.pdf.txt988f217a12d0e87f147557dd8d1e52faMD52ORIGINAL000855976.pdfTexto completoapplication/pdf486037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225830/1/000855976.pdf5c57e00f70dfba50c810488677998da2MD5110183/2258302023-03-16 03:24:38.436237oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225830Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-16T06:24:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metaobjetos de aprendizagem
title Metaobjetos de aprendizagem
spellingShingle Metaobjetos de aprendizagem
Canto Filho, Alberto Bastos do
Informática : Educação
Objetos de aprendizagem
Methodology
Project
title_short Metaobjetos de aprendizagem
title_full Metaobjetos de aprendizagem
title_fullStr Metaobjetos de aprendizagem
title_full_unstemmed Metaobjetos de aprendizagem
title_sort Metaobjetos de aprendizagem
author Canto Filho, Alberto Bastos do
author_facet Canto Filho, Alberto Bastos do
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Lima, Jose Valdeni de
author_role author
author2 Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Lima, Jose Valdeni de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canto Filho, Alberto Bastos do
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Lima, Jose Valdeni de
dc.subject.por.fl_str_mv Informática : Educação
Objetos de aprendizagem
topic Informática : Educação
Objetos de aprendizagem
Methodology
Project
dc.subject.eng.fl_str_mv Methodology
Project
description A competência para a capacitação de recursos humanos nem sempre tem recebido a devida atenção nos cursos de engenharia, ocasionando uma deficiência formativa, especialmente em áreas como eletrônica, computação e elétrica, nas quais o desenvolvimento de produto passa pelo treinamento da equipes de vendas, produção, manutenção, e do próprio usuário. O presente trabalho introduz o conceito de „Metaobjetos de Aprendizagem’, um recurso que vem sendo investigado como alternativa inserida numa metodologia que visa introduzir o Projeto de Objetos de Aprendizagem em cursos de engenharia, quebrando as resistências culturais a temas relacionados às áreas de ciências humanas, freqüentemente existentes entre os estudantes de áreas de formação em ciências exatas.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-18T04:38:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225830
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000855976
identifier_str_mv 1679-1916
000855976
url http://hdl.handle.net/10183/225830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. vol. 9, n. 2 (dezembro 2011), [10] f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225830/2/000855976.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225830/1/000855976.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 988f217a12d0e87f147557dd8d1e52fa
5c57e00f70dfba50c810488677998da2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225032620310528