Metaobjetos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225830 |
Resumo: | A competência para a capacitação de recursos humanos nem sempre tem recebido a devida atenção nos cursos de engenharia, ocasionando uma deficiência formativa, especialmente em áreas como eletrônica, computação e elétrica, nas quais o desenvolvimento de produto passa pelo treinamento da equipes de vendas, produção, manutenção, e do próprio usuário. O presente trabalho introduz o conceito de „Metaobjetos de Aprendizagem’, um recurso que vem sendo investigado como alternativa inserida numa metodologia que visa introduzir o Projeto de Objetos de Aprendizagem em cursos de engenharia, quebrando as resistências culturais a temas relacionados às áreas de ciências humanas, freqüentemente existentes entre os estudantes de áreas de formação em ciências exatas. |
id |
UFRGS-2_f807574448691f48014f922410a638be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225830 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Canto Filho, Alberto Bastos doTarouco, Liane Margarida RockenbachLima, Jose Valdeni de2021-08-18T04:38:27Z20111679-1916http://hdl.handle.net/10183/225830000855976A competência para a capacitação de recursos humanos nem sempre tem recebido a devida atenção nos cursos de engenharia, ocasionando uma deficiência formativa, especialmente em áreas como eletrônica, computação e elétrica, nas quais o desenvolvimento de produto passa pelo treinamento da equipes de vendas, produção, manutenção, e do próprio usuário. O presente trabalho introduz o conceito de „Metaobjetos de Aprendizagem’, um recurso que vem sendo investigado como alternativa inserida numa metodologia que visa introduzir o Projeto de Objetos de Aprendizagem em cursos de engenharia, quebrando as resistências culturais a temas relacionados às áreas de ciências humanas, freqüentemente existentes entre os estudantes de áreas de formação em ciências exatas.The competence to capacitation of human resources has not always received the ideal attention in engineering courses, creating a deficiency in the student‟s development, especially in areas like electronic, computation and electric, in which the product‟s creation goes by a training of the selling, producing and maintenance teams, in addition to the user himself. The current work introduces the concept of “Learning Metaobjects”, a resource that has been investigated as an alternative insert in a methodology that looks to introduce the Learning Objects Project in engineering courses, breaking the cultural resistances to topics related to the human science, that frequently exist among the exact science‟s students.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. vol. 9, n. 2 (dezembro 2011), [10] f.Informática : EducaçãoObjetos de aprendizagemMethodologyProjectMetaobjetos de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000855976.pdf.txt000855976.pdf.txtExtracted Texttext/plain33421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225830/2/000855976.pdf.txt988f217a12d0e87f147557dd8d1e52faMD52ORIGINAL000855976.pdfTexto completoapplication/pdf486037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225830/1/000855976.pdf5c57e00f70dfba50c810488677998da2MD5110183/2258302023-03-16 03:24:38.436237oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225830Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-16T06:24:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metaobjetos de aprendizagem |
title |
Metaobjetos de aprendizagem |
spellingShingle |
Metaobjetos de aprendizagem Canto Filho, Alberto Bastos do Informática : Educação Objetos de aprendizagem Methodology Project |
title_short |
Metaobjetos de aprendizagem |
title_full |
Metaobjetos de aprendizagem |
title_fullStr |
Metaobjetos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Metaobjetos de aprendizagem |
title_sort |
Metaobjetos de aprendizagem |
author |
Canto Filho, Alberto Bastos do |
author_facet |
Canto Filho, Alberto Bastos do Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Lima, Jose Valdeni de |
author_role |
author |
author2 |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Lima, Jose Valdeni de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canto Filho, Alberto Bastos do Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Lima, Jose Valdeni de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática : Educação Objetos de aprendizagem |
topic |
Informática : Educação Objetos de aprendizagem Methodology Project |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Methodology Project |
description |
A competência para a capacitação de recursos humanos nem sempre tem recebido a devida atenção nos cursos de engenharia, ocasionando uma deficiência formativa, especialmente em áreas como eletrônica, computação e elétrica, nas quais o desenvolvimento de produto passa pelo treinamento da equipes de vendas, produção, manutenção, e do próprio usuário. O presente trabalho introduz o conceito de „Metaobjetos de Aprendizagem’, um recurso que vem sendo investigado como alternativa inserida numa metodologia que visa introduzir o Projeto de Objetos de Aprendizagem em cursos de engenharia, quebrando as resistências culturais a temas relacionados às áreas de ciências humanas, freqüentemente existentes entre os estudantes de áreas de formação em ciências exatas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-18T04:38:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225830 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000855976 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000855976 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. vol. 9, n. 2 (dezembro 2011), [10] f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225830/2/000855976.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225830/1/000855976.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
988f217a12d0e87f147557dd8d1e52fa 5c57e00f70dfba50c810488677998da2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225032620310528 |