Práticas cotidianas na educação infantil : o Proinfância no contexto da pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Helena Carolina Martins
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Albuquerque, Simone Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267152
Resumo: O artigo consiste em parte da pesquisa “Implementação do Proinfância”, realizada a partir de abordagem qualitativa de três estudos de caso de municípios, com o objetivo de aprofundar os aspectos relativos à qualidade da oferta de educação infantil, através de visitas, observação-participante na escola, entrevistas com responsável pela secretaria de educação e gestão escolar. Devido à Pandemia da Covid-19, a metodologia foi redimensionada, sendo realizada análise dos perfis das redes sociais das escolas, com objetivo de conhecer as propostas educativas naquele novo contexto. Evidencia-se um esforço coletivo para que ocorra oferta de qualidade para as crianças pequenas.
id UFRGS-2_f906482d35a5c783cc62d14095035e17
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267152
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pires, Helena Carolina MartinsAlbuquerque, Simone Santos de2023-11-17T03:22:13Z20230104-5962http://hdl.handle.net/10183/267152001185846O artigo consiste em parte da pesquisa “Implementação do Proinfância”, realizada a partir de abordagem qualitativa de três estudos de caso de municípios, com o objetivo de aprofundar os aspectos relativos à qualidade da oferta de educação infantil, através de visitas, observação-participante na escola, entrevistas com responsável pela secretaria de educação e gestão escolar. Devido à Pandemia da Covid-19, a metodologia foi redimensionada, sendo realizada análise dos perfis das redes sociais das escolas, com objetivo de conhecer as propostas educativas naquele novo contexto. Evidencia-se um esforço coletivo para que ocorra oferta de qualidade para as crianças pequenas.The article consists of part of the research “Implementation of Proinfância”, carried out from a qualitative approach of three case studies of municipalities, with the objective of deepening the aspects related to the quality of the provision of early childhood education, through visits, participant observation at school, interviews with the person responsible for the secretary of education and school management. Due to the Covid-19 Pandemic, the methodology was re-dimensioned, with an analysis of the schools' social media profiles being carried out, with the aim of knowing the educational proposals in that new context. There is evidence of a collective effort to provide quality care for young children.application/pdfporRevista de educação pública (Cuiabá). Vol. 32, (jan./dez. 2023), p. 396-417Educação infantilPandemia de COVID-19 (2020-)ProinfancyChild educationCovid 19 pandemicPráticas cotidianas na educação infantil : o Proinfância no contexto da pandemiaDaily practices in early childhood education : the Proinfância in the context of pandemicinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185846.pdf.txt001185846.pdf.txtExtracted Texttext/plain56082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267152/2/001185846.pdf.txte033b3eb296c97d75959048af1a3d733MD52ORIGINAL001185846.pdfTexto completoapplication/pdf200109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267152/1/001185846.pdf3ece3d8c5d9ed1e51e6433849b9a7b21MD5110183/2671522023-11-18 04:25:19.427217oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267152Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-18T06:25:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas cotidianas na educação infantil : o Proinfância no contexto da pandemia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Daily practices in early childhood education : the Proinfância in the context of pandemic
title Práticas cotidianas na educação infantil : o Proinfância no contexto da pandemia
spellingShingle Práticas cotidianas na educação infantil : o Proinfância no contexto da pandemia
Pires, Helena Carolina Martins
Educação infantil
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Proinfancy
Child education
Covid 19 pandemic
title_short Práticas cotidianas na educação infantil : o Proinfância no contexto da pandemia
title_full Práticas cotidianas na educação infantil : o Proinfância no contexto da pandemia
title_fullStr Práticas cotidianas na educação infantil : o Proinfância no contexto da pandemia
title_full_unstemmed Práticas cotidianas na educação infantil : o Proinfância no contexto da pandemia
title_sort Práticas cotidianas na educação infantil : o Proinfância no contexto da pandemia
author Pires, Helena Carolina Martins
author_facet Pires, Helena Carolina Martins
Albuquerque, Simone Santos de
author_role author
author2 Albuquerque, Simone Santos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Helena Carolina Martins
Albuquerque, Simone Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Pandemia de COVID-19 (2020-)
topic Educação infantil
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Proinfancy
Child education
Covid 19 pandemic
dc.subject.eng.fl_str_mv Proinfancy
Child education
Covid 19 pandemic
description O artigo consiste em parte da pesquisa “Implementação do Proinfância”, realizada a partir de abordagem qualitativa de três estudos de caso de municípios, com o objetivo de aprofundar os aspectos relativos à qualidade da oferta de educação infantil, através de visitas, observação-participante na escola, entrevistas com responsável pela secretaria de educação e gestão escolar. Devido à Pandemia da Covid-19, a metodologia foi redimensionada, sendo realizada análise dos perfis das redes sociais das escolas, com objetivo de conhecer as propostas educativas naquele novo contexto. Evidencia-se um esforço coletivo para que ocorra oferta de qualidade para as crianças pequenas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-17T03:22:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267152
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-5962
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001185846
identifier_str_mv 0104-5962
001185846
url http://hdl.handle.net/10183/267152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de educação pública (Cuiabá). Vol. 32, (jan./dez. 2023), p. 396-417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267152/2/001185846.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267152/1/001185846.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e033b3eb296c97d75959048af1a3d733
3ece3d8c5d9ed1e51e6433849b9a7b21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225104016801792