A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235784 |
Resumo: | Apesar da demanda regulatória apresentada nas novas diretrizes do Plano Nacional de Educação - PNE (Lei nº 13.005/2014), poucas universidades realizaram as adequações necessárias para incorporar a extensão aos currículos da graduação, e o tema carece de estudos que descrevam as estratégias adotadas e orientem os departamentos quanto às alterações a serem feitas. Desta forma, a partir do modelo de curricularização da extensão adotado pelo curso de Engenharia de Produção da UFRGS, com a criação de disciplinas integradoras e adoção de práticas ativas de aprendizagem, focadas nas abordagens de desenvolvimento de projetos e problemas, buscou-se entender as particularidades das interações entre universidade e instituições, através da realização de entrevistas com professores e parceiros da iniciativa. Foi possível concluir que, apesar de a ausência de referências de modelos similares gerar incertezas sobre os processos burocráticos e operacionais envolvidos, ambas as partes objetivam utilizar a parceria como um meio para criar relações de longo prazo, além de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas longitudinais aplicadas. Além disso, percebe-se que enquanto as motivações para participação na iniciativa estão alinhadas entre ambas as partes, os desafios percebidos não são equivalentes, e estão relacionados a obstáculos internos de cada participante. |
id |
UFRGS-2_fa30f71a6d11f2dba47171688bae00c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235784 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Athayde, Renata Ribeiro deDutra, Camila Costa2022-03-09T04:41:44Z2021http://hdl.handle.net/10183/235784001137118Apesar da demanda regulatória apresentada nas novas diretrizes do Plano Nacional de Educação - PNE (Lei nº 13.005/2014), poucas universidades realizaram as adequações necessárias para incorporar a extensão aos currículos da graduação, e o tema carece de estudos que descrevam as estratégias adotadas e orientem os departamentos quanto às alterações a serem feitas. Desta forma, a partir do modelo de curricularização da extensão adotado pelo curso de Engenharia de Produção da UFRGS, com a criação de disciplinas integradoras e adoção de práticas ativas de aprendizagem, focadas nas abordagens de desenvolvimento de projetos e problemas, buscou-se entender as particularidades das interações entre universidade e instituições, através da realização de entrevistas com professores e parceiros da iniciativa. Foi possível concluir que, apesar de a ausência de referências de modelos similares gerar incertezas sobre os processos burocráticos e operacionais envolvidos, ambas as partes objetivam utilizar a parceria como um meio para criar relações de longo prazo, além de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas longitudinais aplicadas. Além disso, percebe-se que enquanto as motivações para participação na iniciativa estão alinhadas entre ambas as partes, os desafios percebidos não são equivalentes, e estão relacionados a obstáculos internos de cada participante.application/pdfporExtensão universitáriaReestruturação curricularAprendizagem ativaA curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia de Produçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137118.pdf.txt001137118.pdf.txtExtracted Texttext/plain101200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235784/2/001137118.pdf.txtad3f2b050e50dc7c7e468076b6f00d5dMD52ORIGINAL001137118.pdfTexto completoapplication/pdf516628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235784/1/001137118.pdf10a52b297d80f2a8890431555149af52MD5110183/2357842022-08-19 04:45:15.994986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235784Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-19T07:45:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS |
title |
A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS |
spellingShingle |
A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS Athayde, Renata Ribeiro de Extensão universitária Reestruturação curricular Aprendizagem ativa |
title_short |
A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS |
title_full |
A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS |
title_fullStr |
A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS |
title_full_unstemmed |
A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS |
title_sort |
A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS |
author |
Athayde, Renata Ribeiro de |
author_facet |
Athayde, Renata Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Athayde, Renata Ribeiro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dutra, Camila Costa |
contributor_str_mv |
Dutra, Camila Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Extensão universitária Reestruturação curricular Aprendizagem ativa |
topic |
Extensão universitária Reestruturação curricular Aprendizagem ativa |
description |
Apesar da demanda regulatória apresentada nas novas diretrizes do Plano Nacional de Educação - PNE (Lei nº 13.005/2014), poucas universidades realizaram as adequações necessárias para incorporar a extensão aos currículos da graduação, e o tema carece de estudos que descrevam as estratégias adotadas e orientem os departamentos quanto às alterações a serem feitas. Desta forma, a partir do modelo de curricularização da extensão adotado pelo curso de Engenharia de Produção da UFRGS, com a criação de disciplinas integradoras e adoção de práticas ativas de aprendizagem, focadas nas abordagens de desenvolvimento de projetos e problemas, buscou-se entender as particularidades das interações entre universidade e instituições, através da realização de entrevistas com professores e parceiros da iniciativa. Foi possível concluir que, apesar de a ausência de referências de modelos similares gerar incertezas sobre os processos burocráticos e operacionais envolvidos, ambas as partes objetivam utilizar a parceria como um meio para criar relações de longo prazo, além de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas longitudinais aplicadas. Além disso, percebe-se que enquanto as motivações para participação na iniciativa estão alinhadas entre ambas as partes, os desafios percebidos não são equivalentes, e estão relacionados a obstáculos internos de cada participante. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-09T04:41:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/235784 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001137118 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/235784 |
identifier_str_mv |
001137118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235784/2/001137118.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235784/1/001137118.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad3f2b050e50dc7c7e468076b6f00d5d 10a52b297d80f2a8890431555149af52 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224623365292032 |