A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Athayde, Renata Ribeiro de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235784
Resumo: Apesar da demanda regulatória apresentada nas novas diretrizes do Plano Nacional de Educação - PNE (Lei nº 13.005/2014), poucas universidades realizaram as adequações necessárias para incorporar a extensão aos currículos da graduação, e o tema carece de estudos que descrevam as estratégias adotadas e orientem os departamentos quanto às alterações a serem feitas. Desta forma, a partir do modelo de curricularização da extensão adotado pelo curso de Engenharia de Produção da UFRGS, com a criação de disciplinas integradoras e adoção de práticas ativas de aprendizagem, focadas nas abordagens de desenvolvimento de projetos e problemas, buscou-se entender as particularidades das interações entre universidade e instituições, através da realização de entrevistas com professores e parceiros da iniciativa. Foi possível concluir que, apesar de a ausência de referências de modelos similares gerar incertezas sobre os processos burocráticos e operacionais envolvidos, ambas as partes objetivam utilizar a parceria como um meio para criar relações de longo prazo, além de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas longitudinais aplicadas. Além disso, percebe-se que enquanto as motivações para participação na iniciativa estão alinhadas entre ambas as partes, os desafios percebidos não são equivalentes, e estão relacionados a obstáculos internos de cada participante.
id UFRGS-2_fa30f71a6d11f2dba47171688bae00c2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235784
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Athayde, Renata Ribeiro deDutra, Camila Costa2022-03-09T04:41:44Z2021http://hdl.handle.net/10183/235784001137118Apesar da demanda regulatória apresentada nas novas diretrizes do Plano Nacional de Educação - PNE (Lei nº 13.005/2014), poucas universidades realizaram as adequações necessárias para incorporar a extensão aos currículos da graduação, e o tema carece de estudos que descrevam as estratégias adotadas e orientem os departamentos quanto às alterações a serem feitas. Desta forma, a partir do modelo de curricularização da extensão adotado pelo curso de Engenharia de Produção da UFRGS, com a criação de disciplinas integradoras e adoção de práticas ativas de aprendizagem, focadas nas abordagens de desenvolvimento de projetos e problemas, buscou-se entender as particularidades das interações entre universidade e instituições, através da realização de entrevistas com professores e parceiros da iniciativa. Foi possível concluir que, apesar de a ausência de referências de modelos similares gerar incertezas sobre os processos burocráticos e operacionais envolvidos, ambas as partes objetivam utilizar a parceria como um meio para criar relações de longo prazo, além de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas longitudinais aplicadas. Além disso, percebe-se que enquanto as motivações para participação na iniciativa estão alinhadas entre ambas as partes, os desafios percebidos não são equivalentes, e estão relacionados a obstáculos internos de cada participante.application/pdfporExtensão universitáriaReestruturação curricularAprendizagem ativaA curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia de Produçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137118.pdf.txt001137118.pdf.txtExtracted Texttext/plain101200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235784/2/001137118.pdf.txtad3f2b050e50dc7c7e468076b6f00d5dMD52ORIGINAL001137118.pdfTexto completoapplication/pdf516628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235784/1/001137118.pdf10a52b297d80f2a8890431555149af52MD5110183/2357842022-08-19 04:45:15.994986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235784Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-19T07:45:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS
title A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS
spellingShingle A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS
Athayde, Renata Ribeiro de
Extensão universitária
Reestruturação curricular
Aprendizagem ativa
title_short A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS
title_full A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS
title_fullStr A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS
title_full_unstemmed A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS
title_sort A curricularização da extensão e o uso de projetos como meio de colaboração entre universidade e sociedade : caso da Engenharia de Produção da UFRGS
author Athayde, Renata Ribeiro de
author_facet Athayde, Renata Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Athayde, Renata Ribeiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dutra, Camila Costa
contributor_str_mv Dutra, Camila Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão universitária
Reestruturação curricular
Aprendizagem ativa
topic Extensão universitária
Reestruturação curricular
Aprendizagem ativa
description Apesar da demanda regulatória apresentada nas novas diretrizes do Plano Nacional de Educação - PNE (Lei nº 13.005/2014), poucas universidades realizaram as adequações necessárias para incorporar a extensão aos currículos da graduação, e o tema carece de estudos que descrevam as estratégias adotadas e orientem os departamentos quanto às alterações a serem feitas. Desta forma, a partir do modelo de curricularização da extensão adotado pelo curso de Engenharia de Produção da UFRGS, com a criação de disciplinas integradoras e adoção de práticas ativas de aprendizagem, focadas nas abordagens de desenvolvimento de projetos e problemas, buscou-se entender as particularidades das interações entre universidade e instituições, através da realização de entrevistas com professores e parceiros da iniciativa. Foi possível concluir que, apesar de a ausência de referências de modelos similares gerar incertezas sobre os processos burocráticos e operacionais envolvidos, ambas as partes objetivam utilizar a parceria como um meio para criar relações de longo prazo, além de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas longitudinais aplicadas. Além disso, percebe-se que enquanto as motivações para participação na iniciativa estão alinhadas entre ambas as partes, os desafios percebidos não são equivalentes, e estão relacionados a obstáculos internos de cada participante.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-09T04:41:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235784
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137118
url http://hdl.handle.net/10183/235784
identifier_str_mv 001137118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235784/2/001137118.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235784/1/001137118.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ad3f2b050e50dc7c7e468076b6f00d5d
10a52b297d80f2a8890431555149af52
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224623365292032