O exercício do olhar como possibilidade para interpretar práticas escolares do passado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalcin, Andréia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Brito, Arlete de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217757
Resumo: Nesse artigo realizamos a análise de uma imagem produzida por Cesare Mariani, no século XIX que representa La Salle em uma situação de ensino em sala de aula. Consideramos, conforme Garnica (2008) que a análise é um processo de desconstrução e construção contínuas de narrativas. Por meio desse processo, concluímos que tal pintura tinha por objetivo educar os modos de pensar sobre o ensino lassalista e por isso nos possibilita refletir sobre aquele ensino e também sobre as práticas escolares atuais que provém dele.
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spelling Dalcin, AndréiaBrito, Arlete de Jesus2021-02-05T04:07:27Z20151982-5153http://hdl.handle.net/10183/217757001003151Nesse artigo realizamos a análise de uma imagem produzida por Cesare Mariani, no século XIX que representa La Salle em uma situação de ensino em sala de aula. Consideramos, conforme Garnica (2008) que a análise é um processo de desconstrução e construção contínuas de narrativas. Por meio desse processo, concluímos que tal pintura tinha por objetivo educar os modos de pensar sobre o ensino lassalista e por isso nos possibilita refletir sobre aquele ensino e também sobre as práticas escolares atuais que provém dele.In that article we analyze an image produced by Cesare Mariani, in the century XIX, that represents La Salle in a teaching situation in classroom. We consider, according to Garnica (2008), that analysis is both a demolition and construction process of texts, what constitute news narratives. After we had applied this process, we have concluded that such painting means to educate the manners of thinking about the lassalista teaching and, beside this, that process to make possible to us to reflect about that teaching and the now-on-day school practices that comes from it.application/pdfporAlexandria : revista de educação em ciência e tecnologia [recuso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 8, n. 2 (jun. 2015), p. 233-247História da educaçãoImagemAssalista TeachingHistoryAnalysis of paintingsO exercício do olhar como possibilidade para interpretar práticas escolares do passadoThe Exercise of Look as Possibility to Interpret School Practices from the Past info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001003151.pdf.txt001003151.pdf.txtExtracted Texttext/plain35758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217757/2/001003151.pdf.txt56cd780d6940529802d538b7c8b1012dMD52ORIGINAL001003151.pdfTexto completoapplication/pdf455680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217757/1/001003151.pdfcf212cb34ac16d23359f73f05294eaceMD5110183/2177572021-03-09 04:48:19.932958oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217757Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:48:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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