As dificuldades encontradas pelos docentes no uso da Plataforma Moodle da UFRGS e a criação de uma taxonomia para categorizá-las
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134840 |
Resumo: | Investiga os tipos de dificuldades encontradas pelos docentes da UFRGS, por meio do Suporte Pedagógico às Plataformas de EAD da Universidade, no uso do Moodle. Propõe uma taxonomia para categorizar as dúvidas dos docentes. Aponta as ferramentas, os recursos e as atividades nas quais os docentes apresentam dificuldades ao utilizarem o Moodle, por meio do Request Tracker (RT). Elenca as dificuldades encontradas pelos docentes no uso da Plataforma Moodle. Valida a taxonomia junto aos profissionais que atuam no Suporte Pedagógico às Plataformas de EAD da UFRGS. O estudo é realizado em duas etapas. A primeira, quali-quantitativa, por meio da análise do corpus documental gerado pelo RT no período de 16 de fevereiro a 11 de julho de 2015, com os atendimentos relativos à Plataforma Moodle e abertos por docentes, o que permite identificar suas dúvidas e realizar a extração dos termos para compor a taxonomia. A segunda etapa, qualitativa, foi desenvolvida por meio de uma entrevista realizada com uma servidora do setor Suporte Pedagógico, para validar a taxonomia proposta. Apresenta a taxonomia final em formato de mapa conceitual. Aponta que 55,2% das dúvidas coletadas dos docentes estão relacionadas a: criar turmas, inserir usuários na turma, localizar o curso no Moodle, utilizar o quadro de notas, assim como configurar a atividade fórum e realizar a importação de conteúdo. Propõe capacitações direcionadas às dificuldades relatadas e sugere a criação de uma taxonomia própria para alunos, servidores, tutores e usuários externos, assim como a atualização anual da taxonomia proporcionando uma contínua organização do conhecimento e o refinamento da recuperação da informação. |
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Corrêa, Caroline VargasCaregnato, Sonia ElisaPavão, Caterina Marta Groposo2016-04-02T02:06:33Z2015http://hdl.handle.net/10183/134840000987343Investiga os tipos de dificuldades encontradas pelos docentes da UFRGS, por meio do Suporte Pedagógico às Plataformas de EAD da Universidade, no uso do Moodle. Propõe uma taxonomia para categorizar as dúvidas dos docentes. Aponta as ferramentas, os recursos e as atividades nas quais os docentes apresentam dificuldades ao utilizarem o Moodle, por meio do Request Tracker (RT). Elenca as dificuldades encontradas pelos docentes no uso da Plataforma Moodle. Valida a taxonomia junto aos profissionais que atuam no Suporte Pedagógico às Plataformas de EAD da UFRGS. O estudo é realizado em duas etapas. A primeira, quali-quantitativa, por meio da análise do corpus documental gerado pelo RT no período de 16 de fevereiro a 11 de julho de 2015, com os atendimentos relativos à Plataforma Moodle e abertos por docentes, o que permite identificar suas dúvidas e realizar a extração dos termos para compor a taxonomia. A segunda etapa, qualitativa, foi desenvolvida por meio de uma entrevista realizada com uma servidora do setor Suporte Pedagógico, para validar a taxonomia proposta. Apresenta a taxonomia final em formato de mapa conceitual. Aponta que 55,2% das dúvidas coletadas dos docentes estão relacionadas a: criar turmas, inserir usuários na turma, localizar o curso no Moodle, utilizar o quadro de notas, assim como configurar a atividade fórum e realizar a importação de conteúdo. Propõe capacitações direcionadas às dificuldades relatadas e sugere a criação de uma taxonomia própria para alunos, servidores, tutores e usuários externos, assim como a atualização anual da taxonomia proporcionando uma contínua organização do conhecimento e o refinamento da recuperação da informação.Investigates the types of difficulties encountered by the teachers from UFRGS, by means of the Pedagogical Support to Platforms of Distance Education University, using the Moodle. Proposes a taxonomy for categorize the questions of teachers. Points out the tools, resources and activities in which teachers present difficulties using Moodle, through the Request Tracker (RT). Lists the difficulties encountered by teachers using Moodle’s platform. Validates the taxonomy with professionals who work in the Pedagogical Support to Platforms of Distance Education UFRGS. The study is performed in two stages. The first, qualitative and quantitative, by means of the analysis of corpus documental generated by the RT in the period from February 16 to July 11, 2015, with the compliances related to Moodle and opened by teachers, which allow identify your questions and perform the extraction of terms to compose the taxonomy. The second stage, qualitative, developed through an interview with a public servant of Pedagogical Support sector to validate the proposed taxonomy. Presents the final taxonomy in conceptual map format. Points out that 55, 2% of the doubts collected from the teachers are related to: create groups, add users in the class, locate the course in Moodle, use the notes frame as well as configure the forum activity and accomplish the imports of content. Proposes capacitations about the reported difficulties and suggests the creation of a own taxonomy for students, servers, tutors and external users as well as the annual update of the taxonomy providing a continuous organization of the knowledge and a refinement of the information retrieval.application/pdfporEnsino a distânciaPrática pedagógicaDistance educationMoodlePedagogical support to platforms of distance education UFRGSTaxonomyRequest trackerAs dificuldades encontradas pelos docentes no uso da Plataforma Moodle da UFRGS e a criação de uma taxonomia para categorizá-lasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987343.pdf000987343.pdfTexto completoapplication/pdf1402658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134840/1/000987343.pdf4d88c6925c6f631dc7cb3078bc29d611MD51TEXT000987343.pdf.txt000987343.pdf.txtExtracted Texttext/plain124389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134840/2/000987343.pdf.txt970a5554c345a7b80ba6947e0c65444eMD52THUMBNAIL000987343.pdf.jpg000987343.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134840/3/000987343.pdf.jpga9c8df1acbdde62a2fa629cf535fd869MD5310183/1348402021-12-06 05:41:16.991122oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134840Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:41:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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