As dificuldades encontradas pelos docentes no uso da Plataforma Moodle da UFRGS e a criação de uma taxonomia para categorizá-las

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Caroline Vargas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134840
Resumo: Investiga os tipos de dificuldades encontradas pelos docentes da UFRGS, por meio do Suporte Pedagógico às Plataformas de EAD da Universidade, no uso do Moodle. Propõe uma taxonomia para categorizar as dúvidas dos docentes. Aponta as ferramentas, os recursos e as atividades nas quais os docentes apresentam dificuldades ao utilizarem o Moodle, por meio do Request Tracker (RT). Elenca as dificuldades encontradas pelos docentes no uso da Plataforma Moodle. Valida a taxonomia junto aos profissionais que atuam no Suporte Pedagógico às Plataformas de EAD da UFRGS. O estudo é realizado em duas etapas. A primeira, quali-quantitativa, por meio da análise do corpus documental gerado pelo RT no período de 16 de fevereiro a 11 de julho de 2015, com os atendimentos relativos à Plataforma Moodle e abertos por docentes, o que permite identificar suas dúvidas e realizar a extração dos termos para compor a taxonomia. A segunda etapa, qualitativa, foi desenvolvida por meio de uma entrevista realizada com uma servidora do setor Suporte Pedagógico, para validar a taxonomia proposta. Apresenta a taxonomia final em formato de mapa conceitual. Aponta que 55,2% das dúvidas coletadas dos docentes estão relacionadas a: criar turmas, inserir usuários na turma, localizar o curso no Moodle, utilizar o quadro de notas, assim como configurar a atividade fórum e realizar a importação de conteúdo. Propõe capacitações direcionadas às dificuldades relatadas e sugere a criação de uma taxonomia própria para alunos, servidores, tutores e usuários externos, assim como a atualização anual da taxonomia proporcionando uma contínua organização do conhecimento e o refinamento da recuperação da informação.
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