Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/83623 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo identificar as aproximações da proposta de organização do currículo escolar, denominada Situação de Estudo (SE), e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A SE visa a abordar os conteúdos escolares a partir de contextos de relevância social e cultural, de modo a romper com a forma linear de ensino (Maldaner; Zanon, 2001). Focalizam-se algumas contribuições produzidas no decorrer do desenvolvimento da SE Conhecendo o Câncer – Um Caminho para Vida, para a significação dos conceitos de Biologia no Nível Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base nos argumentos de Carr e Kemmis (1988). Verifica-se que a SE apresenta as características apontadas pelos PCNs, pois possibilita a contextualização, a interdisciplinaridade e a permanente reconstrução das práticas educativas. Isso contribui para que os estudantes participem efetivamente das aulas, desenvolvendo sua capacidade de interpretar, argumentar e relacionar os conteúdos escolares com situações reais e de sua vivência cotidiana. |
id |
UFRGS-2_faadffe203d2e8fcd80dd4032e40c996 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83623 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Boff, Eva Teresinha de OliveiraRosin, Catiusa KuchakDel Pino, Jose Claudio2013-12-12T01:50:28Z20120102-8758http://hdl.handle.net/10183/83623000903420O presente artigo tem como objetivo identificar as aproximações da proposta de organização do currículo escolar, denominada Situação de Estudo (SE), e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A SE visa a abordar os conteúdos escolares a partir de contextos de relevância social e cultural, de modo a romper com a forma linear de ensino (Maldaner; Zanon, 2001). Focalizam-se algumas contribuições produzidas no decorrer do desenvolvimento da SE Conhecendo o Câncer – Um Caminho para Vida, para a significação dos conceitos de Biologia no Nível Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base nos argumentos de Carr e Kemmis (1988). Verifica-se que a SE apresenta as características apontadas pelos PCNs, pois possibilita a contextualização, a interdisciplinaridade e a permanente reconstrução das práticas educativas. Isso contribui para que os estudantes participem efetivamente das aulas, desenvolvendo sua capacidade de interpretar, argumentar e relacionar os conteúdos escolares com situações reais e de sua vivência cotidiana.The purpose of this article is to identify the approaches of the proposal to organize the school curriculum, known as Study Situation, and the National Cuirriculum Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais PCN). It focuses on some contributions produced during the development of the SS: Learning about Cancer- A path for life, to provide significance to the concepts of Biology in Elementary Education. It is a qualitative research based on arguments by Carr & Kemmis (1988). It is noticed that the SS features the characteristics pointed out by the PCN, since it allows for the contextualization, interdisciplinarity and the permanent reconstruction of education practices. This contributes for the effective participation of students in the clases by developing their abiilty to interpret, discuss and related school contents with real situations and their daily experiences.application/pdfporContexto e educação. Ijuí. Vol. 27, n. 87 (jan./jun. 2012), p. 166-185Livro didáticoCurrículoContextuaized teachingSchool curriculumStudy situationSituação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didáticoStudy situation : approaches with the national curricular guidelines and didactic booksinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000903420.pdf000903420.pdfTexto completoapplication/pdf330636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83623/1/000903420.pdf02b308a6e89d05d69ba272b64f030286MD51TEXT000903420.pdf.txt000903420.pdf.txtExtracted Texttext/plain43488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83623/2/000903420.pdf.txt6eabeff5502c870e7cd0f82fcb5295c1MD52THUMBNAIL000903420.pdf.jpg000903420.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83623/3/000903420.pdf.jpgfc067e4df04feb039a6dd29623f94e2fMD5310183/836232018-10-09 08:35:40.773oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83623Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:35:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Study situation : approaches with the national curricular guidelines and didactic books |
title |
Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático |
spellingShingle |
Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático Boff, Eva Teresinha de Oliveira Livro didático Currículo Contextuaized teaching School curriculum Study situation |
title_short |
Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático |
title_full |
Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático |
title_fullStr |
Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático |
title_full_unstemmed |
Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático |
title_sort |
Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático |
author |
Boff, Eva Teresinha de Oliveira |
author_facet |
Boff, Eva Teresinha de Oliveira Rosin, Catiusa Kuchak Del Pino, Jose Claudio |
author_role |
author |
author2 |
Rosin, Catiusa Kuchak Del Pino, Jose Claudio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boff, Eva Teresinha de Oliveira Rosin, Catiusa Kuchak Del Pino, Jose Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Currículo |
topic |
Livro didático Currículo Contextuaized teaching School curriculum Study situation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Contextuaized teaching School curriculum Study situation |
description |
O presente artigo tem como objetivo identificar as aproximações da proposta de organização do currículo escolar, denominada Situação de Estudo (SE), e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A SE visa a abordar os conteúdos escolares a partir de contextos de relevância social e cultural, de modo a romper com a forma linear de ensino (Maldaner; Zanon, 2001). Focalizam-se algumas contribuições produzidas no decorrer do desenvolvimento da SE Conhecendo o Câncer – Um Caminho para Vida, para a significação dos conceitos de Biologia no Nível Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base nos argumentos de Carr e Kemmis (1988). Verifica-se que a SE apresenta as características apontadas pelos PCNs, pois possibilita a contextualização, a interdisciplinaridade e a permanente reconstrução das práticas educativas. Isso contribui para que os estudantes participem efetivamente das aulas, desenvolvendo sua capacidade de interpretar, argumentar e relacionar os conteúdos escolares com situações reais e de sua vivência cotidiana. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-12T01:50:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/83623 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-8758 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000903420 |
identifier_str_mv |
0102-8758 000903420 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/83623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Contexto e educação. Ijuí. Vol. 27, n. 87 (jan./jun. 2012), p. 166-185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83623/1/000903420.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83623/2/000903420.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83623/3/000903420.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
02b308a6e89d05d69ba272b64f030286 6eabeff5502c870e7cd0f82fcb5295c1 fc067e4df04feb039a6dd29623f94e2f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224814491336704 |