Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/195615 |
Resumo: | Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso realizado com uma turma de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola pública. Para este estudo, foram empreendidas as estratégias metodológicas de grupo focal com os alunos, grupo de conversação com as mães via rede social e análise documental do diário de classe e de produções elaboradas pelos alunos durante o ano letivo. O objetivo da pesquisa é analisar a ação docente desenvolvida nessa turma de alfabetização por meio da identificação das marcas nas aprendizagens das crianças e da reflexão sobre os sentidos atribuídos por elas na perspectiva dos diferentes autores da prática pedagógica. Os referenciais teóricos utilizados trazem conceitos na área das ciências da natureza, abordados por Eunice Kindel, e da alfabetização, principalmente por meio dos estudos de Magda Soares, Artur Morais, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Luciana Piccoli e Patrícia Camini. Através das análises realizadas, foi possível destacar duas marcas nas aprendizagens discentes, organizadas em dois eixos: os estudos sobre o corpo humano, sendo apresentado o desenvolvimento do projeto didático pedagógico que contribuiu para a atribuição de sentidos pelas crianças nas aprendizagens sobre o corpo humano. No segundo, destinado aos avanços das crianças na alfabetização, são discutidos os níveis de escrita na perspectiva psicogenética, assim como se relacionam as propostas realizadas com foco no desenvolvimento da consciência fonológica aos sentidos atribuídos pelos alunos e, consecutivamente, aos seus avanços na apropriação do sistema de escrita alfabética. Ao final da pesquisa, destaca-se o protagonismo da turma na construção de significados referentes às aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento, em especial, na alfabetização. |
id |
UFRGS-2_fbd69e2bced5826004f3267a5b7832b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195615 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Rochellie LucasPiccoli, Luciana2019-06-07T02:35:44Z2018http://hdl.handle.net/10183/195615001092267Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso realizado com uma turma de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola pública. Para este estudo, foram empreendidas as estratégias metodológicas de grupo focal com os alunos, grupo de conversação com as mães via rede social e análise documental do diário de classe e de produções elaboradas pelos alunos durante o ano letivo. O objetivo da pesquisa é analisar a ação docente desenvolvida nessa turma de alfabetização por meio da identificação das marcas nas aprendizagens das crianças e da reflexão sobre os sentidos atribuídos por elas na perspectiva dos diferentes autores da prática pedagógica. Os referenciais teóricos utilizados trazem conceitos na área das ciências da natureza, abordados por Eunice Kindel, e da alfabetização, principalmente por meio dos estudos de Magda Soares, Artur Morais, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Luciana Piccoli e Patrícia Camini. Através das análises realizadas, foi possível destacar duas marcas nas aprendizagens discentes, organizadas em dois eixos: os estudos sobre o corpo humano, sendo apresentado o desenvolvimento do projeto didático pedagógico que contribuiu para a atribuição de sentidos pelas crianças nas aprendizagens sobre o corpo humano. No segundo, destinado aos avanços das crianças na alfabetização, são discutidos os níveis de escrita na perspectiva psicogenética, assim como se relacionam as propostas realizadas com foco no desenvolvimento da consciência fonológica aos sentidos atribuídos pelos alunos e, consecutivamente, aos seus avanços na apropriação do sistema de escrita alfabética. Ao final da pesquisa, destaca-se o protagonismo da turma na construção de significados referentes às aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento, em especial, na alfabetização.application/pdfporAlfabetizaçãoRelação família-escolaPrática pedagógicaCorpo humanoCiênciasEu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famíliasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092267.pdf.txt001092267.pdf.txtExtracted Texttext/plain119493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195615/2/001092267.pdf.txtc9565272980bfab290ed8de80eb87d31MD52ORIGINAL001092267.pdfTexto completoapplication/pdf2356218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195615/1/001092267.pdf3d50eeee1037731461e31943b37b02faMD5110183/1956152019-06-13 02:31:01.660206oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195615Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-13T05:31:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias |
title |
Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias |
spellingShingle |
Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias Martins, Rochellie Lucas Alfabetização Relação família-escola Prática pedagógica Corpo humano Ciências |
title_short |
Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias |
title_full |
Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias |
title_fullStr |
Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias |
title_full_unstemmed |
Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias |
title_sort |
Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias |
author |
Martins, Rochellie Lucas |
author_facet |
Martins, Rochellie Lucas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Rochellie Lucas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piccoli, Luciana |
contributor_str_mv |
Piccoli, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Relação família-escola Prática pedagógica Corpo humano Ciências |
topic |
Alfabetização Relação família-escola Prática pedagógica Corpo humano Ciências |
description |
Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso realizado com uma turma de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola pública. Para este estudo, foram empreendidas as estratégias metodológicas de grupo focal com os alunos, grupo de conversação com as mães via rede social e análise documental do diário de classe e de produções elaboradas pelos alunos durante o ano letivo. O objetivo da pesquisa é analisar a ação docente desenvolvida nessa turma de alfabetização por meio da identificação das marcas nas aprendizagens das crianças e da reflexão sobre os sentidos atribuídos por elas na perspectiva dos diferentes autores da prática pedagógica. Os referenciais teóricos utilizados trazem conceitos na área das ciências da natureza, abordados por Eunice Kindel, e da alfabetização, principalmente por meio dos estudos de Magda Soares, Artur Morais, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Luciana Piccoli e Patrícia Camini. Através das análises realizadas, foi possível destacar duas marcas nas aprendizagens discentes, organizadas em dois eixos: os estudos sobre o corpo humano, sendo apresentado o desenvolvimento do projeto didático pedagógico que contribuiu para a atribuição de sentidos pelas crianças nas aprendizagens sobre o corpo humano. No segundo, destinado aos avanços das crianças na alfabetização, são discutidos os níveis de escrita na perspectiva psicogenética, assim como se relacionam as propostas realizadas com foco no desenvolvimento da consciência fonológica aos sentidos atribuídos pelos alunos e, consecutivamente, aos seus avanços na apropriação do sistema de escrita alfabética. Ao final da pesquisa, destaca-se o protagonismo da turma na construção de significados referentes às aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento, em especial, na alfabetização. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-07T02:35:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/195615 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092267 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/195615 |
identifier_str_mv |
001092267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195615/2/001092267.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195615/1/001092267.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9565272980bfab290ed8de80eb87d31 3d50eeee1037731461e31943b37b02fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447242967875584 |