Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Rochellie Lucas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195615
Resumo: Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso realizado com uma turma de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola pública. Para este estudo, foram empreendidas as estratégias metodológicas de grupo focal com os alunos, grupo de conversação com as mães via rede social e análise documental do diário de classe e de produções elaboradas pelos alunos durante o ano letivo. O objetivo da pesquisa é analisar a ação docente desenvolvida nessa turma de alfabetização por meio da identificação das marcas nas aprendizagens das crianças e da reflexão sobre os sentidos atribuídos por elas na perspectiva dos diferentes autores da prática pedagógica. Os referenciais teóricos utilizados trazem conceitos na área das ciências da natureza, abordados por Eunice Kindel, e da alfabetização, principalmente por meio dos estudos de Magda Soares, Artur Morais, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Luciana Piccoli e Patrícia Camini. Através das análises realizadas, foi possível destacar duas marcas nas aprendizagens discentes, organizadas em dois eixos: os estudos sobre o corpo humano, sendo apresentado o desenvolvimento do projeto didático pedagógico que contribuiu para a atribuição de sentidos pelas crianças nas aprendizagens sobre o corpo humano. No segundo, destinado aos avanços das crianças na alfabetização, são discutidos os níveis de escrita na perspectiva psicogenética, assim como se relacionam as propostas realizadas com foco no desenvolvimento da consciência fonológica aos sentidos atribuídos pelos alunos e, consecutivamente, aos seus avanços na apropriação do sistema de escrita alfabética. Ao final da pesquisa, destaca-se o protagonismo da turma na construção de significados referentes às aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento, em especial, na alfabetização.
id UFRGS-2_fbd69e2bced5826004f3267a5b7832b8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195615
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Rochellie LucasPiccoli, Luciana2019-06-07T02:35:44Z2018http://hdl.handle.net/10183/195615001092267Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso realizado com uma turma de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola pública. Para este estudo, foram empreendidas as estratégias metodológicas de grupo focal com os alunos, grupo de conversação com as mães via rede social e análise documental do diário de classe e de produções elaboradas pelos alunos durante o ano letivo. O objetivo da pesquisa é analisar a ação docente desenvolvida nessa turma de alfabetização por meio da identificação das marcas nas aprendizagens das crianças e da reflexão sobre os sentidos atribuídos por elas na perspectiva dos diferentes autores da prática pedagógica. Os referenciais teóricos utilizados trazem conceitos na área das ciências da natureza, abordados por Eunice Kindel, e da alfabetização, principalmente por meio dos estudos de Magda Soares, Artur Morais, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Luciana Piccoli e Patrícia Camini. Através das análises realizadas, foi possível destacar duas marcas nas aprendizagens discentes, organizadas em dois eixos: os estudos sobre o corpo humano, sendo apresentado o desenvolvimento do projeto didático pedagógico que contribuiu para a atribuição de sentidos pelas crianças nas aprendizagens sobre o corpo humano. No segundo, destinado aos avanços das crianças na alfabetização, são discutidos os níveis de escrita na perspectiva psicogenética, assim como se relacionam as propostas realizadas com foco no desenvolvimento da consciência fonológica aos sentidos atribuídos pelos alunos e, consecutivamente, aos seus avanços na apropriação do sistema de escrita alfabética. Ao final da pesquisa, destaca-se o protagonismo da turma na construção de significados referentes às aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento, em especial, na alfabetização.application/pdfporAlfabetizaçãoRelação família-escolaPrática pedagógicaCorpo humanoCiênciasEu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famíliasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092267.pdf.txt001092267.pdf.txtExtracted Texttext/plain119493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195615/2/001092267.pdf.txtc9565272980bfab290ed8de80eb87d31MD52ORIGINAL001092267.pdfTexto completoapplication/pdf2356218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195615/1/001092267.pdf3d50eeee1037731461e31943b37b02faMD5110183/1956152019-06-13 02:31:01.660206oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195615Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-13T05:31:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias
title Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias
spellingShingle Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias
Martins, Rochellie Lucas
Alfabetização
Relação família-escola
Prática pedagógica
Corpo humano
Ciências
title_short Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias
title_full Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias
title_fullStr Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias
title_full_unstemmed Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias
title_sort Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias
author Martins, Rochellie Lucas
author_facet Martins, Rochellie Lucas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Rochellie Lucas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piccoli, Luciana
contributor_str_mv Piccoli, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Relação família-escola
Prática pedagógica
Corpo humano
Ciências
topic Alfabetização
Relação família-escola
Prática pedagógica
Corpo humano
Ciências
description Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso realizado com uma turma de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola pública. Para este estudo, foram empreendidas as estratégias metodológicas de grupo focal com os alunos, grupo de conversação com as mães via rede social e análise documental do diário de classe e de produções elaboradas pelos alunos durante o ano letivo. O objetivo da pesquisa é analisar a ação docente desenvolvida nessa turma de alfabetização por meio da identificação das marcas nas aprendizagens das crianças e da reflexão sobre os sentidos atribuídos por elas na perspectiva dos diferentes autores da prática pedagógica. Os referenciais teóricos utilizados trazem conceitos na área das ciências da natureza, abordados por Eunice Kindel, e da alfabetização, principalmente por meio dos estudos de Magda Soares, Artur Morais, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Luciana Piccoli e Patrícia Camini. Através das análises realizadas, foi possível destacar duas marcas nas aprendizagens discentes, organizadas em dois eixos: os estudos sobre o corpo humano, sendo apresentado o desenvolvimento do projeto didático pedagógico que contribuiu para a atribuição de sentidos pelas crianças nas aprendizagens sobre o corpo humano. No segundo, destinado aos avanços das crianças na alfabetização, são discutidos os níveis de escrita na perspectiva psicogenética, assim como se relacionam as propostas realizadas com foco no desenvolvimento da consciência fonológica aos sentidos atribuídos pelos alunos e, consecutivamente, aos seus avanços na apropriação do sistema de escrita alfabética. Ao final da pesquisa, destaca-se o protagonismo da turma na construção de significados referentes às aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento, em especial, na alfabetização.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-07T02:35:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195615
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092267
url http://hdl.handle.net/10183/195615
identifier_str_mv 001092267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195615/2/001092267.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195615/1/001092267.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c9565272980bfab290ed8de80eb87d31
3d50eeee1037731461e31943b37b02fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447242967875584