Movimentos na Educação Matemática : tremores perfurantes nas verdades instituídas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224191 |
Resumo: | Este artigo constrói – enquanto se faz – compreensões das autoras sobre uma Filosofia da Diferença para/na/da/sobre Educação Matemática, a partir de movimentos de pesquisa e de prática – de academia e de vida [de ser, de estar e de haver] – EXpostos nos artigos do Boletim online de Educação Matemática – BOEM que foram publicados na Edição Temática Educação Matemática e Filosofia da Diferença, em novembro de 2020, no número dezessete do volume oito. A provocação sobre tremores perfurantes nas verdades instituídas é nossa! É nossa, mas só despertada graças às dezesseis contribuições de colegas professores com/em formação, cujos textos colocam em evidência experiências, teorias e ideias sobre temas relacionados ao (des)foco da edição. Como resultado, apresentamos um convite à leitura e a reflexões para ampliação de compreensões a respeito da Filosofia da Diferença e de suas relações com a Educação Matemática. |
id |
UFRGS-2_fcd3b26d106c369e0a725e59a03aa3ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224191 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Duarte, Cláudia GlavamGonçalves, Kátia Liége NunesSantos, Luciane Mulazani dos2021-07-20T04:25:28Z20202357-724Xhttp://hdl.handle.net/10183/224191001122407Este artigo constrói – enquanto se faz – compreensões das autoras sobre uma Filosofia da Diferença para/na/da/sobre Educação Matemática, a partir de movimentos de pesquisa e de prática – de academia e de vida [de ser, de estar e de haver] – EXpostos nos artigos do Boletim online de Educação Matemática – BOEM que foram publicados na Edição Temática Educação Matemática e Filosofia da Diferença, em novembro de 2020, no número dezessete do volume oito. A provocação sobre tremores perfurantes nas verdades instituídas é nossa! É nossa, mas só despertada graças às dezesseis contribuições de colegas professores com/em formação, cujos textos colocam em evidência experiências, teorias e ideias sobre temas relacionados ao (des)foco da edição. Como resultado, apresentamos um convite à leitura e a reflexões para ampliação de compreensões a respeito da Filosofia da Diferença e de suas relações com a Educação Matemática.This article constructs – as it is done – the authors' understandings about a Philosophy of Difference to/at/of/about Mathematics Education, from research and practice movements – from academia and life [to being, to having] – exposed in the articles of the Online Bulletin of Mathematics Education - BOEM that were published in the Thematic Edition Mathematics Education and Philosophy of Difference, in November 2020, at number seventeen of volume eight. The provocation about piercing tremors in the established truths is ours! It is ours, but only awakened thanks to the sixteen contributions of teachers and researchers, whose texts highlight experiences, theories and ideas on topics related to the focus of the edition. As a result, we present an invitation to reading and reflections to broaden understandings about the Philosophy of Difference and its relations with Mathematics Education.application/pdfporBoletim online de Educação Matemática [recurso eletrônico]. Florianópolis : UDESC, 2020. Vol. 8, n. 17 (2020), p. 1-16.Educação MatemáticaMathematics EducationMovimentos na Educação Matemática : tremores perfurantes nas verdades instituídasMovements in Mathematics Education : piercing tremors in the established truthsMovimientos en la Educación Matemática : temblores penetrantes en las verdades establecidasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122407.pdf.txt001122407.pdf.txtExtracted Texttext/plain36650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224191/2/001122407.pdf.txt2e282f88f48e033185e2f4ea881fb076MD52ORIGINAL001122407.pdfTexto completoapplication/pdf657715http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224191/1/001122407.pdf78050fa073f930a2a7a0e83ff563749fMD5110183/2241912022-04-20 04:52:28.246011oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224191Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:52:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Movimentos na Educação Matemática : tremores perfurantes nas verdades instituídas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Movements in Mathematics Education : piercing tremors in the established truths |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Movimientos en la Educación Matemática : temblores penetrantes en las verdades establecidas |
title |
Movimentos na Educação Matemática : tremores perfurantes nas verdades instituídas |
spellingShingle |
Movimentos na Educação Matemática : tremores perfurantes nas verdades instituídas Duarte, Cláudia Glavam Educação Matemática Mathematics Education |
title_short |
Movimentos na Educação Matemática : tremores perfurantes nas verdades instituídas |
title_full |
Movimentos na Educação Matemática : tremores perfurantes nas verdades instituídas |
title_fullStr |
Movimentos na Educação Matemática : tremores perfurantes nas verdades instituídas |
title_full_unstemmed |
Movimentos na Educação Matemática : tremores perfurantes nas verdades instituídas |
title_sort |
Movimentos na Educação Matemática : tremores perfurantes nas verdades instituídas |
author |
Duarte, Cláudia Glavam |
author_facet |
Duarte, Cláudia Glavam Gonçalves, Kátia Liége Nunes Santos, Luciane Mulazani dos |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Kátia Liége Nunes Santos, Luciane Mulazani dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Cláudia Glavam Gonçalves, Kátia Liége Nunes Santos, Luciane Mulazani dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática |
topic |
Educação Matemática Mathematics Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics Education |
description |
Este artigo constrói – enquanto se faz – compreensões das autoras sobre uma Filosofia da Diferença para/na/da/sobre Educação Matemática, a partir de movimentos de pesquisa e de prática – de academia e de vida [de ser, de estar e de haver] – EXpostos nos artigos do Boletim online de Educação Matemática – BOEM que foram publicados na Edição Temática Educação Matemática e Filosofia da Diferença, em novembro de 2020, no número dezessete do volume oito. A provocação sobre tremores perfurantes nas verdades instituídas é nossa! É nossa, mas só despertada graças às dezesseis contribuições de colegas professores com/em formação, cujos textos colocam em evidência experiências, teorias e ideias sobre temas relacionados ao (des)foco da edição. Como resultado, apresentamos um convite à leitura e a reflexões para ampliação de compreensões a respeito da Filosofia da Diferença e de suas relações com a Educação Matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-20T04:25:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224191 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2357-724X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001122407 |
identifier_str_mv |
2357-724X 001122407 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Boletim online de Educação Matemática [recurso eletrônico]. Florianópolis : UDESC, 2020. Vol. 8, n. 17 (2020), p. 1-16. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224191/2/001122407.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224191/1/001122407.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e282f88f48e033185e2f4ea881fb076 78050fa073f930a2a7a0e83ff563749f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225026926542848 |