Os significados de transgênicos entre graduandos recém-ingressos nos cursos de odontologia e fisioterapia em uma universidade pública no sudoeste da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Jerry Adriane Pinto de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Becker, Maria Luiza Rheingantz, Burnham, Teresinha Froes, Vainstein, Marilene Henning
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104949
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que acompanhou os processos de to-mada de consciência de 46 alunos recém-ingressos nos cursos de Fisioterapia e Odontologia, nas disciplinas de Biologia Básica e Citologia e Genética, as quais foram ministradas pelo pes-quisador. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa que utiliza diferentes ins-trumentos de coleta: questionário, mapas conceituais com uso do Cmap Tools e filmagens. En-tretanto, os dados apresentados aqui se referem à análise do questionário na categoria Implica-ção Significante, no primeiro momento da pesquisa. Essa análise tem como objetivo responder a um dos questionamentos da tese: Qual o significado de transgênicos entre graduandos recém-ingressos nos cursos de odontologia e fisioterapia, em uma universidade pública no sudoeste da Bahia. O referencial teórico é pautado na Epistemologia Genética. Os resultados demonstraram que a maioria dos sujeitos pesquisados apresenta um domínio de representação não estruturado acerca dos conhecimentos dessa área. Assim, foi possível perceber formas de pensamento transdutivo, ou seja, quando o raciocínio dos alunos parte do particular e se conduz ao particu-lar, sem atingir uma generalização – por exemplo, quando os alunos tentam conceituar transgê-nicos a alimentos geneticamente modificados, tendo como exemplos principais soja e milho, ou ainda quando consideram os transgênicos uma solução para fome no mundo. Trata-se de res-postas fragmentadas que não se coordenam conjuntamente e demonstram um raciocínio bem simples, próprio de uma lógica inacabada.
id UFRGS-2_fcd70ecffd1ce3d0b7fd03933e9bd569
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104949
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Andrade, Jerry Adriane Pinto deBecker, Maria Luiza RheingantzBurnham, Teresinha FroesVainstein, Marilene Henning2014-10-25T02:14:51Z20141984-1655http://hdl.handle.net/10183/104949000938178Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que acompanhou os processos de to-mada de consciência de 46 alunos recém-ingressos nos cursos de Fisioterapia e Odontologia, nas disciplinas de Biologia Básica e Citologia e Genética, as quais foram ministradas pelo pes-quisador. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa que utiliza diferentes ins-trumentos de coleta: questionário, mapas conceituais com uso do Cmap Tools e filmagens. En-tretanto, os dados apresentados aqui se referem à análise do questionário na categoria Implica-ção Significante, no primeiro momento da pesquisa. Essa análise tem como objetivo responder a um dos questionamentos da tese: Qual o significado de transgênicos entre graduandos recém-ingressos nos cursos de odontologia e fisioterapia, em uma universidade pública no sudoeste da Bahia. O referencial teórico é pautado na Epistemologia Genética. Os resultados demonstraram que a maioria dos sujeitos pesquisados apresenta um domínio de representação não estruturado acerca dos conhecimentos dessa área. Assim, foi possível perceber formas de pensamento transdutivo, ou seja, quando o raciocínio dos alunos parte do particular e se conduz ao particu-lar, sem atingir uma generalização – por exemplo, quando os alunos tentam conceituar transgê-nicos a alimentos geneticamente modificados, tendo como exemplos principais soja e milho, ou ainda quando consideram os transgênicos uma solução para fome no mundo. Trata-se de res-postas fragmentadas que não se coordenam conjuntamente e demonstram um raciocínio bem simples, próprio de uma lógica inacabada.This article is part of a doctorate research which intends to follow the grasp of consciousness processes of 46 newly admitted students from the graduate courses of Physiotherapy and Odontology in the classes of Basic Biology and Cytology and Science, which are taught by the researcher. It is a qualitative and quantitative research which uses different means of data col-lection: a questionnaire, concept maps (using Cmap Tools and films). However, the data pre-sented here are only related to the analysis of the questionnaire in the category Significant Im-plications in the first part of the research. The objective of this analysis is to answer one of the thesis’ questions: What is the meaning of Transgenic for the newly admitted graduate students in the health science courses (State University of the Southwest of Bahia) – Odontology and Physiotherapy. The theoretical references are based on Genetic Epistemology. The results show that most of the research subjects present an unstructured knowledge about the field. Thus, we could notice forms of transductive thinking, that is, the students’ reasoning is from the particu-lar to the particular, it does not reach a generalization – for example, when the students try to conceptualize transgenic to genetically modified food, using soy and corn as main examples, or when they consider transgenic a solution to world hunger. These are fragmented answers that do not coordinate together. They represent a very simple reasoning characteristic of an unfin-ished logic.application/pdfporSchème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 6, n. 1 (jan./jun. 2014), p. 135-155BiologiaCurso de OdontologiaFisioterapiaInferenceBiotechnologyTransgenicScienceTeachingLearningOs significados de transgênicos entre graduandos recém-ingressos nos cursos de odontologia e fisioterapia em uma universidade pública no sudoeste da BahiaThe meanings of transgenic for newly admitted graduate students from the courses of odontology and physiotherapy programs at a public university in southwest of Bahia - Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000938178.pdf000938178.pdfTexto completoapplication/pdf284551http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104949/1/000938178.pdfa7c06d481e4b3786cc589c2ba29bb65bMD51TEXT000938178.pdf.txt000938178.pdf.txtExtracted Texttext/plain50738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104949/2/000938178.pdf.txt8418e56f3d2352eb9233833e4b7518bbMD52THUMBNAIL000938178.pdf.jpg000938178.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104949/3/000938178.pdf.jpg5b2b87d0426925e5ad6e1a2af043d38dMD5310183/1049492020-10-04 03:53:46.214642oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104949Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-10-04T06:53:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os significados de transgênicos entre graduandos recém-ingressos nos cursos de odontologia e fisioterapia em uma universidade pública no sudoeste da Bahia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The meanings of transgenic for newly admitted graduate students from the courses of odontology and physiotherapy programs at a public university in southwest of Bahia - Brazil
title Os significados de transgênicos entre graduandos recém-ingressos nos cursos de odontologia e fisioterapia em uma universidade pública no sudoeste da Bahia
spellingShingle Os significados de transgênicos entre graduandos recém-ingressos nos cursos de odontologia e fisioterapia em uma universidade pública no sudoeste da Bahia
Andrade, Jerry Adriane Pinto de
Biologia
Curso de Odontologia
Fisioterapia
Inference
Biotechnology
Transgenic
Science
Teaching
Learning
title_short Os significados de transgênicos entre graduandos recém-ingressos nos cursos de odontologia e fisioterapia em uma universidade pública no sudoeste da Bahia
title_full Os significados de transgênicos entre graduandos recém-ingressos nos cursos de odontologia e fisioterapia em uma universidade pública no sudoeste da Bahia
title_fullStr Os significados de transgênicos entre graduandos recém-ingressos nos cursos de odontologia e fisioterapia em uma universidade pública no sudoeste da Bahia
title_full_unstemmed Os significados de transgênicos entre graduandos recém-ingressos nos cursos de odontologia e fisioterapia em uma universidade pública no sudoeste da Bahia
title_sort Os significados de transgênicos entre graduandos recém-ingressos nos cursos de odontologia e fisioterapia em uma universidade pública no sudoeste da Bahia
author Andrade, Jerry Adriane Pinto de
author_facet Andrade, Jerry Adriane Pinto de
Becker, Maria Luiza Rheingantz
Burnham, Teresinha Froes
Vainstein, Marilene Henning
author_role author
author2 Becker, Maria Luiza Rheingantz
Burnham, Teresinha Froes
Vainstein, Marilene Henning
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Jerry Adriane Pinto de
Becker, Maria Luiza Rheingantz
Burnham, Teresinha Froes
Vainstein, Marilene Henning
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Curso de Odontologia
Fisioterapia
topic Biologia
Curso de Odontologia
Fisioterapia
Inference
Biotechnology
Transgenic
Science
Teaching
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Inference
Biotechnology
Transgenic
Science
Teaching
Learning
description Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que acompanhou os processos de to-mada de consciência de 46 alunos recém-ingressos nos cursos de Fisioterapia e Odontologia, nas disciplinas de Biologia Básica e Citologia e Genética, as quais foram ministradas pelo pes-quisador. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa que utiliza diferentes ins-trumentos de coleta: questionário, mapas conceituais com uso do Cmap Tools e filmagens. En-tretanto, os dados apresentados aqui se referem à análise do questionário na categoria Implica-ção Significante, no primeiro momento da pesquisa. Essa análise tem como objetivo responder a um dos questionamentos da tese: Qual o significado de transgênicos entre graduandos recém-ingressos nos cursos de odontologia e fisioterapia, em uma universidade pública no sudoeste da Bahia. O referencial teórico é pautado na Epistemologia Genética. Os resultados demonstraram que a maioria dos sujeitos pesquisados apresenta um domínio de representação não estruturado acerca dos conhecimentos dessa área. Assim, foi possível perceber formas de pensamento transdutivo, ou seja, quando o raciocínio dos alunos parte do particular e se conduz ao particu-lar, sem atingir uma generalização – por exemplo, quando os alunos tentam conceituar transgê-nicos a alimentos geneticamente modificados, tendo como exemplos principais soja e milho, ou ainda quando consideram os transgênicos uma solução para fome no mundo. Trata-se de res-postas fragmentadas que não se coordenam conjuntamente e demonstram um raciocínio bem simples, próprio de uma lógica inacabada.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-25T02:14:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/104949
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-1655
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000938178
identifier_str_mv 1984-1655
000938178
url http://hdl.handle.net/10183/104949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 6, n. 1 (jan./jun. 2014), p. 135-155
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104949/1/000938178.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104949/2/000938178.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104949/3/000938178.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a7c06d481e4b3786cc589c2ba29bb65b
8418e56f3d2352eb9233833e4b7518bb
5b2b87d0426925e5ad6e1a2af043d38d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224854346661888