Projeto informação : aptidão funcional, nível de atividade física e percepções da participação de idosas após intervenção de exercício físico e de educação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Victor Rodholfo de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brito, Bruna Thais Gomes de, Balbi, Ana Paula Coelho, Kanitz, Ana Carolina, Tavares, Giselle Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272164
Resumo: Estratégias de exercício físico e educação em saúde são importantes para minimizar as alterações negativas decorrentes do envelhecimento, as quais podem prejudicar a aptidão funcional, o nível de ativi-dade física e o engajamento dos mesmos em programas de exercício físico. Avaliar a efetividade de intervenções em educação em saúde e exercício físico na aptidão funcional, no nível de atividade física de idosas e suas percepções sobre a participação no Projeto InformAÇÃO. Participaram 60 idosas, selecionadas de forma não aleatória, divi-didas em três grupos: Intervenção Física (F1; n = 20); Intervenção Física e Educação em Saúde (F2; n = 20); apenas Educação em Saúde (A1; n = 20). Foi realizado um treinamento funcional realizado duas vezes na semana com duração de 50 minutos. As palestras da intervenção de educação em saúde foram realizadas uma vez por semana com duração de 1 hora e meia. Antes e após as 12 semanas de intervenções, avaliou-se a aptidão física (agilidade e equilíbrio dinâmico – TUG; coordenação – COO; força de membros superiores e inferiores – FMS e FMI; flexibilidade – FLEX; e teste de caminhada – TC6), nível de atividade física (Questionário Internacional de Atividade Física – IPAQ) e percepção sobre o projeto por meio do Grupo Focal. Utilizou-se Generalized Estimating Equations, com post hoc de Bonferroni (α = 0,05); delta absoluto para análise do IPAQ; Grupo Focal por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático.Todos os grupos melhoraram o desempenho no TUG, FMI, FMS e T6M sem diferença entre os grupos. A COO melhorou em F2 e A1, enquanto o F1 apresentou uma manutenção. A FLEX apresentou manutenção ao longo do tempo. O tempo de atividade física geral apresentou uma tendência de aumento nos grupos F1 e F2 e de diminuição no grupo A1. Pela análise do grupo focal, todos os grupos chegaram à conclusão de que o projeto pode ser efetivo para a mudança de comportamento em diferentes níveis. O Projeto InformAÇÃO foi efetivo para a melhora da aptidão funcional e para o aumento do nível de atividade física, bem como, demonstrou percepções positivas em relação a mudança de comportamento. Maiores benefícios parecem ser verificados com a inclusão da prática de exercício físico sistemático.
id UFRGS-2_fd57bf8ec82958243b22c41913e1ece7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272164
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Victor Rodholfo de OliveiraBrito, Bruna Thais Gomes deBalbi, Ana Paula CoelhoKanitz, Ana CarolinaTavares, Giselle Helena2024-02-27T04:57:36Z20191517-2473http://hdl.handle.net/10183/272164001193916Estratégias de exercício físico e educação em saúde são importantes para minimizar as alterações negativas decorrentes do envelhecimento, as quais podem prejudicar a aptidão funcional, o nível de ativi-dade física e o engajamento dos mesmos em programas de exercício físico. Avaliar a efetividade de intervenções em educação em saúde e exercício físico na aptidão funcional, no nível de atividade física de idosas e suas percepções sobre a participação no Projeto InformAÇÃO. Participaram 60 idosas, selecionadas de forma não aleatória, divi-didas em três grupos: Intervenção Física (F1; n = 20); Intervenção Física e Educação em Saúde (F2; n = 20); apenas Educação em Saúde (A1; n = 20). Foi realizado um treinamento funcional realizado duas vezes na semana com duração de 50 minutos. As palestras da intervenção de educação em saúde foram realizadas uma vez por semana com duração de 1 hora e meia. Antes e após as 12 semanas de intervenções, avaliou-se a aptidão física (agilidade e equilíbrio dinâmico – TUG; coordenação – COO; força de membros superiores e inferiores – FMS e FMI; flexibilidade – FLEX; e teste de caminhada – TC6), nível de atividade física (Questionário Internacional de Atividade Física – IPAQ) e percepção sobre o projeto por meio do Grupo Focal. Utilizou-se Generalized Estimating Equations, com post hoc de Bonferroni (α = 0,05); delta absoluto para análise do IPAQ; Grupo Focal por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático.Todos os grupos melhoraram o desempenho no TUG, FMI, FMS e T6M sem diferença entre os grupos. A COO melhorou em F2 e A1, enquanto o F1 apresentou uma manutenção. A FLEX apresentou manutenção ao longo do tempo. O tempo de atividade física geral apresentou uma tendência de aumento nos grupos F1 e F2 e de diminuição no grupo A1. Pela análise do grupo focal, todos os grupos chegaram à conclusão de que o projeto pode ser efetivo para a mudança de comportamento em diferentes níveis. O Projeto InformAÇÃO foi efetivo para a melhora da aptidão funcional e para o aumento do nível de atividade física, bem como, demonstrou percepções positivas em relação a mudança de comportamento. Maiores benefícios parecem ser verificados com a inclusão da prática de exercício físico sistemático.Strategies for physical exercise and health education are important to minimize negative changes due to aging, which may impair functional fitness, physical activity level, as well as their engagement in physical exercise programs. To evaluate the effectiveness of interventions in health education and exercise in functional fitness, level of physical activity of older people and their perceptions about participation in the InformAÇÃO Project. The study included 60 elderly women, selected non-randomly, divided into three groups: Physical Intervention (F1, n = 20); Physical Intervention and Health Education (F2; n = 20); only Health Education (A1; n = 20). For the physical intervention, a multimodal training was performed twice a week with a duration of 50 minutes. The lectures of the health education intervention were held once a week lasting 1 hour. The physical fitness (agility and dynamic balance – TUG, coordination – COO, upper and lower limb strength – ULS and LLS, flexibility – FLEX, and walking test – 6MW), level of physical activity (International Questionnaire of Physical Activity – IPAQ) and perception of the project through the Focal Group were assessed before and after 12 weeks of interventions. We used Generalized Estimating Equations with Bonferroni post hoc (α = 0.05); absolute delta for IPAQ analysis; Focus Group through the Thematic Content Analysis Technique. All groups improved performance on TUG, ULS, LLS and 6MW without difference between groups. The COO improved in F2 and A1, while F1 presented a maintenance. FLEX has been maintained over time. The general physical activity time presented an increase tendency in groups F1 and F2 and a decrease in group A1. Analyzing focus group, all groups concluded that the project can be effective in changing behavior at different levels. The InformAÇÃO Project was effective for the improvement of the functional fitness and for the increase of the level of physical activity, as well as, it showed positive perceptions regarding the change of behavior. Greater benefits seem to be verified with the inclusion of systematic physical exercise practiceapplication/pdfporEstudos interdisciplinares sobre o envelhecimento. Porto Alegre, RS. Vol. 24, ed. especial, (2023), p. 235-257Exercício físicoIdososServiços de saúde para idososEducação em saúdeHealth services for the agedAgingHealth EducationExerciseProjeto informação : aptidão funcional, nível de atividade física e percepções da participação de idosas após intervenção de exercício físico e de educação em saúdeAnalysis of inromação project's effectiveness in functional capacity and in physical activity level of elderly : preliminary datainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193916.pdf.txt001193916.pdf.txtExtracted Texttext/plain55498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272164/2/001193916.pdf.txtd8be133244d9de5e886188c120e5ac0eMD52ORIGINAL001193916.pdfTexto completoapplication/pdf346370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272164/1/001193916.pdf08d43956408568689a26581fd74abd83MD5110183/2721642024-02-28 05:02:21.042724oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272164Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-28T08:02:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto informação : aptidão funcional, nível de atividade física e percepções da participação de idosas após intervenção de exercício físico e de educação em saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of inromação project's effectiveness in functional capacity and in physical activity level of elderly : preliminary data
title Projeto informação : aptidão funcional, nível de atividade física e percepções da participação de idosas após intervenção de exercício físico e de educação em saúde
spellingShingle Projeto informação : aptidão funcional, nível de atividade física e percepções da participação de idosas após intervenção de exercício físico e de educação em saúde
Silva, Victor Rodholfo de Oliveira
Exercício físico
Idosos
Serviços de saúde para idosos
Educação em saúde
Health services for the aged
Aging
Health Education
Exercise
title_short Projeto informação : aptidão funcional, nível de atividade física e percepções da participação de idosas após intervenção de exercício físico e de educação em saúde
title_full Projeto informação : aptidão funcional, nível de atividade física e percepções da participação de idosas após intervenção de exercício físico e de educação em saúde
title_fullStr Projeto informação : aptidão funcional, nível de atividade física e percepções da participação de idosas após intervenção de exercício físico e de educação em saúde
title_full_unstemmed Projeto informação : aptidão funcional, nível de atividade física e percepções da participação de idosas após intervenção de exercício físico e de educação em saúde
title_sort Projeto informação : aptidão funcional, nível de atividade física e percepções da participação de idosas após intervenção de exercício físico e de educação em saúde
author Silva, Victor Rodholfo de Oliveira
author_facet Silva, Victor Rodholfo de Oliveira
Brito, Bruna Thais Gomes de
Balbi, Ana Paula Coelho
Kanitz, Ana Carolina
Tavares, Giselle Helena
author_role author
author2 Brito, Bruna Thais Gomes de
Balbi, Ana Paula Coelho
Kanitz, Ana Carolina
Tavares, Giselle Helena
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Victor Rodholfo de Oliveira
Brito, Bruna Thais Gomes de
Balbi, Ana Paula Coelho
Kanitz, Ana Carolina
Tavares, Giselle Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Exercício físico
Idosos
Serviços de saúde para idosos
Educação em saúde
topic Exercício físico
Idosos
Serviços de saúde para idosos
Educação em saúde
Health services for the aged
Aging
Health Education
Exercise
dc.subject.eng.fl_str_mv Health services for the aged
Aging
Health Education
Exercise
description Estratégias de exercício físico e educação em saúde são importantes para minimizar as alterações negativas decorrentes do envelhecimento, as quais podem prejudicar a aptidão funcional, o nível de ativi-dade física e o engajamento dos mesmos em programas de exercício físico. Avaliar a efetividade de intervenções em educação em saúde e exercício físico na aptidão funcional, no nível de atividade física de idosas e suas percepções sobre a participação no Projeto InformAÇÃO. Participaram 60 idosas, selecionadas de forma não aleatória, divi-didas em três grupos: Intervenção Física (F1; n = 20); Intervenção Física e Educação em Saúde (F2; n = 20); apenas Educação em Saúde (A1; n = 20). Foi realizado um treinamento funcional realizado duas vezes na semana com duração de 50 minutos. As palestras da intervenção de educação em saúde foram realizadas uma vez por semana com duração de 1 hora e meia. Antes e após as 12 semanas de intervenções, avaliou-se a aptidão física (agilidade e equilíbrio dinâmico – TUG; coordenação – COO; força de membros superiores e inferiores – FMS e FMI; flexibilidade – FLEX; e teste de caminhada – TC6), nível de atividade física (Questionário Internacional de Atividade Física – IPAQ) e percepção sobre o projeto por meio do Grupo Focal. Utilizou-se Generalized Estimating Equations, com post hoc de Bonferroni (α = 0,05); delta absoluto para análise do IPAQ; Grupo Focal por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático.Todos os grupos melhoraram o desempenho no TUG, FMI, FMS e T6M sem diferença entre os grupos. A COO melhorou em F2 e A1, enquanto o F1 apresentou uma manutenção. A FLEX apresentou manutenção ao longo do tempo. O tempo de atividade física geral apresentou uma tendência de aumento nos grupos F1 e F2 e de diminuição no grupo A1. Pela análise do grupo focal, todos os grupos chegaram à conclusão de que o projeto pode ser efetivo para a mudança de comportamento em diferentes níveis. O Projeto InformAÇÃO foi efetivo para a melhora da aptidão funcional e para o aumento do nível de atividade física, bem como, demonstrou percepções positivas em relação a mudança de comportamento. Maiores benefícios parecem ser verificados com a inclusão da prática de exercício físico sistemático.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-27T04:57:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272164
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-2473
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001193916
identifier_str_mv 1517-2473
001193916
url http://hdl.handle.net/10183/272164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento. Porto Alegre, RS. Vol. 24, ed. especial, (2023), p. 235-257
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272164/2/001193916.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272164/1/001193916.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d8be133244d9de5e886188c120e5ac0e
08d43956408568689a26581fd74abd83
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225111325376512