O ensino das danças folclóricas árabes como caminho para uma educação multicultural crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzotto, Mônica
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253162
Resumo: Este é um trabalho de revisão bibliográfica com pesquisa qualitativa que objetiva compreender a relevância do estudo das danças folclóricas árabes como um caminho para a educação multicultural crítica. Na fundamentação teórica são abordados conceitos trazidos a partir dos Estudos Culturais, entre eles os de identidade, diferença e representação, e de trabalhos científicos que tratam da dança na educação e das danças folclóricas árabes especificamente. As danças folclóricas árabes entram como um rico meio de se analisar, problematizar e ressignificar a intricada relação entre Ocidente e Oriente, que envolve questões de identidade, diferença e representação a partir da análise crítica de relações de poder. Foi feita, então, uma relação entre os trabalhos científicos que abordam a prática de danças folclóricas árabes (sendo “dança do ventre” – aspas explicadas ao longo deste trabalho – o termo mais encontrado nos trabalhos científicos analisados) com a fundamentação teórica no sentido de ilustrar, questionar e pensar o ensino de danças folclóricas árabes como um caminho para uma educação multicultural crítica. Os resultados foram apresentados em três categorias de análise: i) a “dança do ventre” como produto do Orientalismo: como tudo começou; ii) Orientalismo no Brasil: dos mitos de origem ao silenciamento das mulheres árabes e iii) o potencial das danças folclóricas árabes para uma educação multicultural crítica, trazendo trabalhos que apresentam o potencial transformador da dança e das danças folclóricas árabes especificamente. Por fim, são feitas algumas considerações em relação à importância da formação de docentes críticos para que se tenha uma educação não apenas multicultural, mas crítica, seja na escola de ensino formal ou em escolas de dança, dada a importância devida que esta prática pedagógica envolve.
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