De onde viemos e para onde vamos? : a identidade afro-brasileira nas danças da cultura hip hop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adrielle Aurelina Paulina da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156821
Resumo: Atualmente o Hip Hop e, em consequência, as danças urbanas, são considerados uma das mais importantes expressões culturais da juventude internacional (MARTINS,2010). Com toda essa popularização, disseminação e mercantilização, talvez tenha havido um enfraquecimento de suas origens. A partir desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar e apontar se há e como é feito o trabalho de conscientização e conhecimento da origem e ideologias da cultura Hip Hop como identidade afro-brasileira, em grupos independentes de danças urbanas em duas cidades do estado do Rio Grande do Sul, Canoas e Porto Alegre. Com esta pesquisa, temos a intenção de reforçar os estudos sobre esta modalidade de dança, sua metodologia e ideologia. Metodologicamente, esta pesquisa é qualitativa e descritiva, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas do tipo grupo focal, com bailarinos dos grupos de danças urbanas Game Over – Canoas e o grupo My House – Porto Alegre. As entrevistas obtidas foram submetidas a análise, que resultou em uma divisão em categorias para melhor compreensão e interpretação das informações: as Influências, Incentivo para dançar, Definição de danças urbanas, Como aprenderam a dançar, Percepção da Cultura Hip Hop, Percepção da identidade Afro-brasileira. Como principais conclusões, podemos apontar que há diferenças entre os modos com os quais a Cultura Hip Hop como identidade afro-brasileira é apreendida pelos dois grupos em seus discursos. No entanto, em em suas práticas e organização grupal, há uma vivência, talvez de forma não plenamente consciente, de alguns aspectos ideológicos da Cultura Hip Hop.
id UFRGS-2_fe79ed08c9eae5d85d2dfb7794250ffa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156821
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Adrielle Aurelina Paulina daDantas, Monica Fagundes2017-04-18T02:26:27Z2016http://hdl.handle.net/10183/156821001016813Atualmente o Hip Hop e, em consequência, as danças urbanas, são considerados uma das mais importantes expressões culturais da juventude internacional (MARTINS,2010). Com toda essa popularização, disseminação e mercantilização, talvez tenha havido um enfraquecimento de suas origens. A partir desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar e apontar se há e como é feito o trabalho de conscientização e conhecimento da origem e ideologias da cultura Hip Hop como identidade afro-brasileira, em grupos independentes de danças urbanas em duas cidades do estado do Rio Grande do Sul, Canoas e Porto Alegre. Com esta pesquisa, temos a intenção de reforçar os estudos sobre esta modalidade de dança, sua metodologia e ideologia. Metodologicamente, esta pesquisa é qualitativa e descritiva, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas do tipo grupo focal, com bailarinos dos grupos de danças urbanas Game Over – Canoas e o grupo My House – Porto Alegre. As entrevistas obtidas foram submetidas a análise, que resultou em uma divisão em categorias para melhor compreensão e interpretação das informações: as Influências, Incentivo para dançar, Definição de danças urbanas, Como aprenderam a dançar, Percepção da Cultura Hip Hop, Percepção da identidade Afro-brasileira. Como principais conclusões, podemos apontar que há diferenças entre os modos com os quais a Cultura Hip Hop como identidade afro-brasileira é apreendida pelos dois grupos em seus discursos. No entanto, em em suas práticas e organização grupal, há uma vivência, talvez de forma não plenamente consciente, de alguns aspectos ideológicos da Cultura Hip Hop.Currently the Hip Hop and, consequently, urban dances, are considered one of the most important international youth cultural expressions (MARTINS,2010). With all this popularization, dissemination and commodification, there may have been a weakening of its origins. From this context, this research has the main goal to investigate and to point out if there is work of awareness and knowledge of the origin and ideologies of the Hip Hop culture as Afro-Brazilian identity in the independent groups of urban dances in two cities of the State of Rio Grande do Sul, Canoas and Porto Alegre and how it’s done. With this research we intend to reinforce the studies about this modality of dance, its methodology and ideology. Methodologically this research is qualitative and descriptive, being performed semistructured with focus group interviews with urban dance groups as Game Over – Canoas and the group My house – POA. The interviews were submitted to analysis which resulted in a division of categories for better understanding and interpretation of the information: influences, incentive to dance, definition of urban dances, how they learned to dance, perception of Hip Hop culture and perception of Afro-Brazilian identity. As main conclusions we can point out that there is not a complete awareness and knowledge of the Hip Hop Culture as an Afro-Brazilian identity by one of the groups in their speeches, but in their group practices and organization there is an experience, perhaps unconscious the ideology of Hip Hop Culture.application/pdfporDança de ruaHip hopUrban danceHip hop cultureIdentityAfro-Brazilian identityDe onde viemos e para onde vamos? : a identidade afro-brasileira nas danças da cultura hip hopinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001016813.pdf001016813.pdfTexto completoapplication/pdf857798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156821/1/001016813.pdf0f4769cdb96eca43530e48240cecfdfcMD51TEXT001016813.pdf.txt001016813.pdf.txtExtracted Texttext/plain123428http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156821/2/001016813.pdf.txta8d44ae76f6e684a75ef462c2aedb6c6MD52THUMBNAIL001016813.pdf.jpg001016813.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156821/3/001016813.pdf.jpgd9630a7fb0de277ee902b3db5ae1ebe1MD5310183/1568212018-10-25 09:52:22.511oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156821Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:52:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De onde viemos e para onde vamos? : a identidade afro-brasileira nas danças da cultura hip hop
title De onde viemos e para onde vamos? : a identidade afro-brasileira nas danças da cultura hip hop
spellingShingle De onde viemos e para onde vamos? : a identidade afro-brasileira nas danças da cultura hip hop
Silva, Adrielle Aurelina Paulina da
Dança de rua
Hip hop
Urban dance
Hip hop culture
Identity
Afro-Brazilian identity
title_short De onde viemos e para onde vamos? : a identidade afro-brasileira nas danças da cultura hip hop
title_full De onde viemos e para onde vamos? : a identidade afro-brasileira nas danças da cultura hip hop
title_fullStr De onde viemos e para onde vamos? : a identidade afro-brasileira nas danças da cultura hip hop
title_full_unstemmed De onde viemos e para onde vamos? : a identidade afro-brasileira nas danças da cultura hip hop
title_sort De onde viemos e para onde vamos? : a identidade afro-brasileira nas danças da cultura hip hop
author Silva, Adrielle Aurelina Paulina da
author_facet Silva, Adrielle Aurelina Paulina da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adrielle Aurelina Paulina da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Monica Fagundes
contributor_str_mv Dantas, Monica Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Dança de rua
Hip hop
topic Dança de rua
Hip hop
Urban dance
Hip hop culture
Identity
Afro-Brazilian identity
dc.subject.eng.fl_str_mv Urban dance
Hip hop culture
Identity
Afro-Brazilian identity
description Atualmente o Hip Hop e, em consequência, as danças urbanas, são considerados uma das mais importantes expressões culturais da juventude internacional (MARTINS,2010). Com toda essa popularização, disseminação e mercantilização, talvez tenha havido um enfraquecimento de suas origens. A partir desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar e apontar se há e como é feito o trabalho de conscientização e conhecimento da origem e ideologias da cultura Hip Hop como identidade afro-brasileira, em grupos independentes de danças urbanas em duas cidades do estado do Rio Grande do Sul, Canoas e Porto Alegre. Com esta pesquisa, temos a intenção de reforçar os estudos sobre esta modalidade de dança, sua metodologia e ideologia. Metodologicamente, esta pesquisa é qualitativa e descritiva, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas do tipo grupo focal, com bailarinos dos grupos de danças urbanas Game Over – Canoas e o grupo My House – Porto Alegre. As entrevistas obtidas foram submetidas a análise, que resultou em uma divisão em categorias para melhor compreensão e interpretação das informações: as Influências, Incentivo para dançar, Definição de danças urbanas, Como aprenderam a dançar, Percepção da Cultura Hip Hop, Percepção da identidade Afro-brasileira. Como principais conclusões, podemos apontar que há diferenças entre os modos com os quais a Cultura Hip Hop como identidade afro-brasileira é apreendida pelos dois grupos em seus discursos. No entanto, em em suas práticas e organização grupal, há uma vivência, talvez de forma não plenamente consciente, de alguns aspectos ideológicos da Cultura Hip Hop.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-18T02:26:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/156821
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001016813
url http://hdl.handle.net/10183/156821
identifier_str_mv 001016813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156821/1/001016813.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156821/2/001016813.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156821/3/001016813.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f4769cdb96eca43530e48240cecfdfc
a8d44ae76f6e684a75ef462c2aedb6c6
d9630a7fb0de277ee902b3db5ae1ebe1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224526961311744