Do amadorismo à profissionalização : a transformação do canal de humor na internet O Bairrista em veículo de comunicação aberto à inserção de publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magon, Simone
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103477
Resumo: Esta pesquisa objetiva compreender como se deu a transformação do Canal de Humor O Bairrista que surge de uma proposta espontânea numa rede social em veículo publicitário. Em um primeiro momento, a revisão teórica contextualiza o cenário das novas mídias, sua relação com as mídias tradicionais e as mudanças ocorridas no marketing e na publicidade. Em seguida, é traçado um panorama da publicidade online, seu histórico e propriedades, além de caracterizar o que é um veículo publicitário. Após essa abordagem, o trabalho traz uma revisão teórica do humor, a fim de oferecer elementos para abordagem do objeto empírico escolhido. Através do Estudo de Caso, foi realizada uma análise que permitiu contemplar os principais pontos de O Bairrista. Os resultados encontrados permitem identificar como o Canal de Humor se estruturou em um veículo de comunicação publicitária. Além disso, sua incorporação pelo Grupo RBS possibilitou uma compreensão de um mercado emergente digital cooptado pelos monopólios da comunicação no Brasil.
id UFRGS-2_fe82fedc564c2a78828c80bffe4b7078
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103477
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Magon, SimoneRodrigues, André Iribure2014-09-19T02:14:53Z2014http://hdl.handle.net/10183/103477000933975Esta pesquisa objetiva compreender como se deu a transformação do Canal de Humor O Bairrista que surge de uma proposta espontânea numa rede social em veículo publicitário. Em um primeiro momento, a revisão teórica contextualiza o cenário das novas mídias, sua relação com as mídias tradicionais e as mudanças ocorridas no marketing e na publicidade. Em seguida, é traçado um panorama da publicidade online, seu histórico e propriedades, além de caracterizar o que é um veículo publicitário. Após essa abordagem, o trabalho traz uma revisão teórica do humor, a fim de oferecer elementos para abordagem do objeto empírico escolhido. Através do Estudo de Caso, foi realizada uma análise que permitiu contemplar os principais pontos de O Bairrista. Os resultados encontrados permitem identificar como o Canal de Humor se estruturou em um veículo de comunicação publicitária. Além disso, sua incorporação pelo Grupo RBS possibilitou uma compreensão de um mercado emergente digital cooptado pelos monopólios da comunicação no Brasil.This study aims at understanding how the humor channel O Bairrista has been transformed into a vehicle of advertisement. Firstly, a theoretical review contextualizes the setting of the new media, their relationship with the traditional media, and the changes that have taken place in marketing and advertisement. Subsequently, a view on online advertisement and its background and properties is provided; vehicles of advertisement are also characterized. After this approach, this study presents a theoretical review of humor, its concepts and theories, so as to allow for a complete study of the empirical object chosen. An analysis, performed through a case study, encompassed the main aspects of O Bairrista. Findings allow us to identify how this channel has structured itself as a vehicle of advertisement communication, and what role humor has played in this process. Furthermore, the fact that it was absorbed by Grupo RBS has shown there is an emerging digital market being assimilated by Brazilian communication monopolies.application/pdfporPublicidade onlineO Bairrista (Blog)Online advertisementCommunication vehiclesHumorDo amadorismo à profissionalização : a transformação do canal de humor na internet O Bairrista em veículo de comunicação aberto à inserção de publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000933975.pdf000933975.pdfTexto completoapplication/pdf1170435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103477/1/000933975.pdf69de2723d6192be4b73b46b8ecf76dc8MD51TEXT000933975.pdf.txt000933975.pdf.txtExtracted Texttext/plain220421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103477/2/000933975.pdf.txt2f4a9e4dd02804cf93f80b55550a7187MD52THUMBNAIL000933975.pdf.jpg000933975.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103477/3/000933975.pdf.jpg0c098b70cb88a9d06a630a4e9971bdc9MD5310183/1034772023-03-30 03:23:00.293641oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103477Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-30T06:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do amadorismo à profissionalização : a transformação do canal de humor na internet O Bairrista em veículo de comunicação aberto à inserção de publicidade
title Do amadorismo à profissionalização : a transformação do canal de humor na internet O Bairrista em veículo de comunicação aberto à inserção de publicidade
spellingShingle Do amadorismo à profissionalização : a transformação do canal de humor na internet O Bairrista em veículo de comunicação aberto à inserção de publicidade
Magon, Simone
Publicidade online
O Bairrista (Blog)
Online advertisement
Communication vehicles
Humor
title_short Do amadorismo à profissionalização : a transformação do canal de humor na internet O Bairrista em veículo de comunicação aberto à inserção de publicidade
title_full Do amadorismo à profissionalização : a transformação do canal de humor na internet O Bairrista em veículo de comunicação aberto à inserção de publicidade
title_fullStr Do amadorismo à profissionalização : a transformação do canal de humor na internet O Bairrista em veículo de comunicação aberto à inserção de publicidade
title_full_unstemmed Do amadorismo à profissionalização : a transformação do canal de humor na internet O Bairrista em veículo de comunicação aberto à inserção de publicidade
title_sort Do amadorismo à profissionalização : a transformação do canal de humor na internet O Bairrista em veículo de comunicação aberto à inserção de publicidade
author Magon, Simone
author_facet Magon, Simone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magon, Simone
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, André Iribure
contributor_str_mv Rodrigues, André Iribure
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade online
O Bairrista (Blog)
topic Publicidade online
O Bairrista (Blog)
Online advertisement
Communication vehicles
Humor
dc.subject.eng.fl_str_mv Online advertisement
Communication vehicles
Humor
description Esta pesquisa objetiva compreender como se deu a transformação do Canal de Humor O Bairrista que surge de uma proposta espontânea numa rede social em veículo publicitário. Em um primeiro momento, a revisão teórica contextualiza o cenário das novas mídias, sua relação com as mídias tradicionais e as mudanças ocorridas no marketing e na publicidade. Em seguida, é traçado um panorama da publicidade online, seu histórico e propriedades, além de caracterizar o que é um veículo publicitário. Após essa abordagem, o trabalho traz uma revisão teórica do humor, a fim de oferecer elementos para abordagem do objeto empírico escolhido. Através do Estudo de Caso, foi realizada uma análise que permitiu contemplar os principais pontos de O Bairrista. Os resultados encontrados permitem identificar como o Canal de Humor se estruturou em um veículo de comunicação publicitária. Além disso, sua incorporação pelo Grupo RBS possibilitou uma compreensão de um mercado emergente digital cooptado pelos monopólios da comunicação no Brasil.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-19T02:14:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103477
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000933975
url http://hdl.handle.net/10183/103477
identifier_str_mv 000933975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103477/1/000933975.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103477/2/000933975.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103477/3/000933975.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 69de2723d6192be4b73b46b8ecf76dc8
2f4a9e4dd02804cf93f80b55550a7187
0c098b70cb88a9d06a630a4e9971bdc9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224472724766720