STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siega, Cheila Karei
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendonça, Igor Thiago Marques, Gruber, Crislaine, Jora, Daniella Regina Farinella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/114424
Resumo: Este relato de experiência objetiva descrever o processo de construção e avaliação de um recurso educacional digital que utiliza o Storytelling para trabalhar os aspectos da humanização no processo de formação do Técnico em Enfermagem. Para a construção do recurso educacional digital utilizou-se a Design Science Research como guia para elaboração e avaliação da proposta. O processo de construção e avaliação durou de julho a novembro de 2020. Foram produzidas duas histórias, um vídeo de orientação aos professores avaliadores e duas atividades de fixação de conteúdo, tendo como abordagem a humanização. A avaliação da do recurso educacional digital foi realizado por 19 professores de Cursos Técnico em Enfermagem. Considera-se que o Storytelling é uma metodologia viável e relevante no processo de ensino-aprendizagem dos cursos Técnicos em Enfermagem no que tange desenvolver a temática de humanização, podendo ser explorada em outras áreas do conhecimento. Palavras-chave: Enfermagem. Humanização. Educação em Enfermagem.
id UFRGS-32_cac4637544492c8815e40e5c311e6d01
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/114424
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIAEste relato de experiência objetiva descrever o processo de construção e avaliação de um recurso educacional digital que utiliza o Storytelling para trabalhar os aspectos da humanização no processo de formação do Técnico em Enfermagem. Para a construção do recurso educacional digital utilizou-se a Design Science Research como guia para elaboração e avaliação da proposta. O processo de construção e avaliação durou de julho a novembro de 2020. Foram produzidas duas histórias, um vídeo de orientação aos professores avaliadores e duas atividades de fixação de conteúdo, tendo como abordagem a humanização. A avaliação da do recurso educacional digital foi realizado por 19 professores de Cursos Técnico em Enfermagem. Considera-se que o Storytelling é uma metodologia viável e relevante no processo de ensino-aprendizagem dos cursos Técnicos em Enfermagem no que tange desenvolver a temática de humanização, podendo ser explorada em outras áreas do conhecimento. Palavras-chave: Enfermagem. Humanização. Educação em Enfermagem.Editora da UFRGS2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/11442410.54909/sp.v5i2.114424Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 15-26Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 15-26Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 15-262525-507X10.54909/sp.v5i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/114424/65807Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiega, Cheila KareiMendonça, Igor Thiago MarquesGruber, CrislaineJora, Daniella Regina Farinella2023-07-26T15:46:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/114424Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:46:57Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Siega, Cheila Karei
title_short STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Siega, Cheila Karei
author_facet Siega, Cheila Karei
Mendonça, Igor Thiago Marques
Gruber, Crislaine
Jora, Daniella Regina Farinella
author_role author
author2 Mendonça, Igor Thiago Marques
Gruber, Crislaine
Jora, Daniella Regina Farinella
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siega, Cheila Karei
Mendonça, Igor Thiago Marques
Gruber, Crislaine
Jora, Daniella Regina Farinella
description Este relato de experiência objetiva descrever o processo de construção e avaliação de um recurso educacional digital que utiliza o Storytelling para trabalhar os aspectos da humanização no processo de formação do Técnico em Enfermagem. Para a construção do recurso educacional digital utilizou-se a Design Science Research como guia para elaboração e avaliação da proposta. O processo de construção e avaliação durou de julho a novembro de 2020. Foram produzidas duas histórias, um vídeo de orientação aos professores avaliadores e duas atividades de fixação de conteúdo, tendo como abordagem a humanização. A avaliação da do recurso educacional digital foi realizado por 19 professores de Cursos Técnico em Enfermagem. Considera-se que o Storytelling é uma metodologia viável e relevante no processo de ensino-aprendizagem dos cursos Técnicos em Enfermagem no que tange desenvolver a temática de humanização, podendo ser explorada em outras áreas do conhecimento. Palavras-chave: Enfermagem. Humanização. Educação em Enfermagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/114424
10.54909/sp.v5i2.114424
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/114424
identifier_str_mv 10.54909/sp.v5i2.114424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/114424/65807
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 15-26
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 15-26
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 15-26
2525-507X
10.54909/sp.v5i2
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388522324819968