STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/114424 |
Resumo: | Este relato de experiência objetiva descrever o processo de construção e avaliação de um recurso educacional digital que utiliza o Storytelling para trabalhar os aspectos da humanização no processo de formação do Técnico em Enfermagem. Para a construção do recurso educacional digital utilizou-se a Design Science Research como guia para elaboração e avaliação da proposta. O processo de construção e avaliação durou de julho a novembro de 2020. Foram produzidas duas histórias, um vídeo de orientação aos professores avaliadores e duas atividades de fixação de conteúdo, tendo como abordagem a humanização. A avaliação da do recurso educacional digital foi realizado por 19 professores de Cursos Técnico em Enfermagem. Considera-se que o Storytelling é uma metodologia viável e relevante no processo de ensino-aprendizagem dos cursos Técnicos em Enfermagem no que tange desenvolver a temática de humanização, podendo ser explorada em outras áreas do conhecimento. Palavras-chave: Enfermagem. Humanização. Educação em Enfermagem. |
id |
UFRGS-32_cac4637544492c8815e40e5c311e6d01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/114424 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIAEste relato de experiência objetiva descrever o processo de construção e avaliação de um recurso educacional digital que utiliza o Storytelling para trabalhar os aspectos da humanização no processo de formação do Técnico em Enfermagem. Para a construção do recurso educacional digital utilizou-se a Design Science Research como guia para elaboração e avaliação da proposta. O processo de construção e avaliação durou de julho a novembro de 2020. Foram produzidas duas histórias, um vídeo de orientação aos professores avaliadores e duas atividades de fixação de conteúdo, tendo como abordagem a humanização. A avaliação da do recurso educacional digital foi realizado por 19 professores de Cursos Técnico em Enfermagem. Considera-se que o Storytelling é uma metodologia viável e relevante no processo de ensino-aprendizagem dos cursos Técnicos em Enfermagem no que tange desenvolver a temática de humanização, podendo ser explorada em outras áreas do conhecimento. Palavras-chave: Enfermagem. Humanização. Educação em Enfermagem.Editora da UFRGS2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/11442410.54909/sp.v5i2.114424Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 15-26Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 15-26Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 15-262525-507X10.54909/sp.v5i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/114424/65807Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiega, Cheila KareiMendonça, Igor Thiago MarquesGruber, CrislaineJora, Daniella Regina Farinella2023-07-26T15:46:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/114424Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:46:57Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA Siega, Cheila Karei |
title_short |
STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
Siega, Cheila Karei |
author_facet |
Siega, Cheila Karei Mendonça, Igor Thiago Marques Gruber, Crislaine Jora, Daniella Regina Farinella |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça, Igor Thiago Marques Gruber, Crislaine Jora, Daniella Regina Farinella |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siega, Cheila Karei Mendonça, Igor Thiago Marques Gruber, Crislaine Jora, Daniella Regina Farinella |
description |
Este relato de experiência objetiva descrever o processo de construção e avaliação de um recurso educacional digital que utiliza o Storytelling para trabalhar os aspectos da humanização no processo de formação do Técnico em Enfermagem. Para a construção do recurso educacional digital utilizou-se a Design Science Research como guia para elaboração e avaliação da proposta. O processo de construção e avaliação durou de julho a novembro de 2020. Foram produzidas duas histórias, um vídeo de orientação aos professores avaliadores e duas atividades de fixação de conteúdo, tendo como abordagem a humanização. A avaliação da do recurso educacional digital foi realizado por 19 professores de Cursos Técnico em Enfermagem. Considera-se que o Storytelling é uma metodologia viável e relevante no processo de ensino-aprendizagem dos cursos Técnicos em Enfermagem no que tange desenvolver a temática de humanização, podendo ser explorada em outras áreas do conhecimento. Palavras-chave: Enfermagem. Humanização. Educação em Enfermagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/114424 10.54909/sp.v5i2.114424 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/114424 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v5i2.114424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/114424/65807 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 15-26 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 15-26 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 15-26 2525-507X 10.54909/sp.v5i2 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388522324819968 |