Validade de critério do sistema de avaliação de habilidades sociais (SSRS-BR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas,Lucas Cordeiro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300003
Resumo: O presente estudo efetuou a análise da validade de critério da versão brasileira do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR), com base na comparação entre os resultados de uma amostra de 84 crianças com deficiência mental e de 496 crianças com desenvolvimento típico. As crianças e seus professores avaliaram habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica por meio do SSRS-BR. Em todas as escalas globais e na maioria das subescalas, os instrumentos de auto-avaliação e de avaliação por professores foram sensíveis para diferenciar, significativamente, crianças com e sem deficiência mental nos construtos medidos pelo SSRS-BR. Esse estudo permite disponibilizar o instrumento para futuras pesquisas, processos de avaliação e programas de intervenção para crianças com deficiência mental.
id UFRGS-5_54f75610470f63828f4e67e6c3cb7c36
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722010000300003
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Validade de critério do sistema de avaliação de habilidades sociais (SSRS-BR)Habilidades sociaisDeficiência mentalValidade de critérioProblemas de comportamentoCriançasO presente estudo efetuou a análise da validade de critério da versão brasileira do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR), com base na comparação entre os resultados de uma amostra de 84 crianças com deficiência mental e de 496 crianças com desenvolvimento típico. As crianças e seus professores avaliaram habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica por meio do SSRS-BR. Em todas as escalas globais e na maioria das subescalas, os instrumentos de auto-avaliação e de avaliação por professores foram sensíveis para diferenciar, significativamente, crianças com e sem deficiência mental nos construtos medidos pelo SSRS-BR. Esse estudo permite disponibilizar o instrumento para futuras pesquisas, processos de avaliação e programas de intervenção para crianças com deficiência mental.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300003Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.3 2010reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722010000300003info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Lucas CordeiroDel Prette,Zilda Aparecida Pereirapor2011-02-01T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722010000300003Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2011-02-01T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Validade de critério do sistema de avaliação de habilidades sociais (SSRS-BR)
title Validade de critério do sistema de avaliação de habilidades sociais (SSRS-BR)
spellingShingle Validade de critério do sistema de avaliação de habilidades sociais (SSRS-BR)
Freitas,Lucas Cordeiro
Habilidades sociais
Deficiência mental
Validade de critério
Problemas de comportamento
Crianças
title_short Validade de critério do sistema de avaliação de habilidades sociais (SSRS-BR)
title_full Validade de critério do sistema de avaliação de habilidades sociais (SSRS-BR)
title_fullStr Validade de critério do sistema de avaliação de habilidades sociais (SSRS-BR)
title_full_unstemmed Validade de critério do sistema de avaliação de habilidades sociais (SSRS-BR)
title_sort Validade de critério do sistema de avaliação de habilidades sociais (SSRS-BR)
author Freitas,Lucas Cordeiro
author_facet Freitas,Lucas Cordeiro
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
author_role author
author2 Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas,Lucas Cordeiro
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
Deficiência mental
Validade de critério
Problemas de comportamento
Crianças
topic Habilidades sociais
Deficiência mental
Validade de critério
Problemas de comportamento
Crianças
description O presente estudo efetuou a análise da validade de critério da versão brasileira do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR), com base na comparação entre os resultados de uma amostra de 84 crianças com deficiência mental e de 496 crianças com desenvolvimento típico. As crianças e seus professores avaliaram habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica por meio do SSRS-BR. Em todas as escalas globais e na maioria das subescalas, os instrumentos de auto-avaliação e de avaliação por professores foram sensíveis para diferenciar, significativamente, crianças com e sem deficiência mental nos construtos medidos pelo SSRS-BR. Esse estudo permite disponibilizar o instrumento para futuras pesquisas, processos de avaliação e programas de intervenção para crianças com deficiência mental.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722010000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.3 2010
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864355524608